DaVinci Resolve "crasha" ao abrir no POP!_OS (GPU RX 570)

Eu acho que as coisas iriam bem… :rage:

Instalei o DaVinci Resolve na distro POP!_OS e simplesmente o editor “crasha” ao executá-lo.

Minha GPU é uma Radeon RX 570 e fiz o script do Diolinux para ativar o OpenCL que resolveu um problema anterior (ao executar o DaVinci, uma tela branca aparecia, somente).

Algum usuário que tenha ideia de como solucionar isso poderia me ajudar? :tired_face:

1 curtida

Olá @WTHW :wave:t2: Lembra de mim? :joy:

Esse problema parece ser bem complicado, podemos tentar as alternativas deste link, o Fórum do DaVinci Resolve, mas são 1850 mensagens… :grimacing:

https://forum.blackmagicdesign.com/viewtopic.php?f=21&t=56878&start=1850

Se preferir eu tenho disponibilidade e vontade então podemos ir tentado uma a uma das sugestões neste tópico.

Ou de repente se alguém aqui ja passou por este problema…

1 curtida

Oi, @RuKsu , claro que lembro de você! :smile:

Tentarei instalar e usar o RCOm primeiro para ativar o OpenCL (sinto que não foi realmente ativado, apesar de ter usado o script do Dio, como dito antes). Volto com os resultados.

Obrigado pela sugestão desse tópico da fórum da Blackmagic Design. :hugs:

1 curtida

RESULTADOS! O PROBLEMA FOI SOLUCIONADO… Mas gerou outro! :weary:

Vou tentar colocar tudo o que fiz para futuros “sortudos” que enfrentarem isso seguir os passos que fiz!

1 - Instalei o ROCm através desse tutorial!

Quase no fim dos procedimentos, acabou que aconteceu esse erro comigo:

E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Eu acabei reiniciando o Desktop, e… SIM, O DAVINCI FUNCIONOU! :laughing:! Porém… Esse erro persistiu ao executar o comando:

sudo apt-get upgrade

1.1 - (CASO TENHA FEITO O SCRIPT DO DIO PARA ATIVAÇÃO DO OPENCL NO POP!_OS!) Desative a caixa de confirmação “Permitir execução do arquivo como um programa”!

Não sei se isso tem efeito ou interferiu no resultado final, mas como eu fiz, recomendo que faça também.

2 - Solucionando o erro “E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)”!

Execute esses comandos no terminal:

sudo rm -r /var/lib/dpkg/info
sudo rm -r /var/cache/apt/archives

O erro que aparecerá agora, ao executar sudo apt-get upgrade será E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2).

Fonte da solução aqui!

3 - Solucionando o erro “E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)”!

Execute esses comandos no terminal:

sudo mkdir /var/lib/dpkg/info
sudo apt-get update
sudo apt-get -f install

Fonte da solução aqui! (2)

E, uhuuu, esses problema no terminal será solucionado. (Pelo menos foi o que aconteceu comigo, espero que também acontecesse ao executar esse passo-a-passo.) :smiley:

DISLCLAIMER: eu acabei executado outros comandos durante a tentativa de solucionar o erro no terminal ou posso, também, estar esquecendo algum outro comando que executei e não me recordei ou não achei que teve efeito que solucionasse algo. Portanto, pode ser que eu tenha esquecido algo no meio do processo que inviabilize a solução do problema no terminal, caso tenha executados todos os passos e o problema não foi corrigido.

1 curtida

Sobre o outro problema que gerou…

DaVinci Resolve não exibi os painéis de vídeo!

(Nesse caso, era pra exibir um verde, ao invés do preto, já que inseri na timeline um gerador de cor sólida.)

Somente na aba “Color” do DaVinci é que exibi o painel com a cor!

Ao executar o vídeo nessa aba, a tela preta volta, tendo que arrastar o tocador (playhead) para retornar o vídeo, até que toque para reproduzir o vídeo e sumirá novamente.

Alguém tem alguma uma dica pra solucionar o problema? (Parei as pesquisas, por enquanto.)

1 curtida

Caros colegas, possível atualização de solução do tópico.

Depois do estresse que foram essas últimas semanas, eu decidi parar no momento no que chamei de “bateria de testes” e tomar como “resolvido” o que melhor consegui da sequência de testes.

Antes, a configuração do meu PC

CPU: Ryzen 5 3600
GPU: Radeon RX 570 PCYes
Memórias: Corsair 16GB (2x8GB) DDR4 2666MHz
Placa mãe: Gibabyte B450M DS3H (Rev.1) BIOS versão F52
Armazenamento: M.2 NVMe 1TB e HD 1TB (dados de backup).

  • Causa do Problema

Parece que o grande culpado por isso tudo é a minha placa de vídeo Radeon RX 570 4GB da PCYes. Tenha a preferência de comprar a Radeon RX 580 de 8GB e, provavelmente, não passara toda a raiva que eu passei, rsrs.

  • O que eu fiz foi:

Testar nas distros Ubuntu 20.04 LTS, Pop!_OS 20.04 e 20.10, Linux Mint 20.04 e CentOS 8 Stream se conseguiam executar a versão mais atualizada do DaVinci Resolve obtendo o OpenCL ou com o driver da AMD, ou com o Script do Diolinux ou com o ROCm.

  • Resultados.

Por estranho que pareça ser, em vez do Ubuntu funcionar com os Drivers da AMD, o qual tem suporte oficial, os que melhores se saíram foram o Pop!_OS e CentOS (esse tem suporte oficial).

Preferi ficar no Pop!_OS, no momento não tô a fim de encarar o CentOS, depois de todo o estressa que tive com os teste.

  1. Pop!_OS

Embora os outros problemas que tive com o Pop!_OS (nesse tópico), as coisas meio que deram “quase” certo no final. Para a instalação dos drivers, eu optei por essa solução, já que a do ROCm dependia também de se executar o Script do Dio parar funcionar.
A instalação do DaVinci Resolve aconteceu através desse tutorial, porém deverá ser utilizado a versão 16 (16.0), que pode conseguir na própria central de suporte da Blackmagic Design.

E aí está o problema!

Com a RX 570, só é possível usar a versão que seja igual ou inferior a versão 16.0. Ou seja, de alguma forma, a Blackmagic fez alguma alteração no editor que o tornou incompatível com essa GPU nas atualizações seguintes. Eu tinha a intenção de instalar cada uma das versões 16.x, porém não tive a menor paciência pra isso um tempo depois. Me incomoda ter que aceitar usar uma versão desatualizada do programa, mas enquanto estiver com a RX 570, essa será a única possibilidade que conheço no momento.

  1. Ubuntu

Todas as formas de conseguir o OpenCL, de alguma forma, corrompiam o fazendo com que coisas estranhas acontecessem.

  1. Linux Mint

Não completei todos testes, mas os que eu fiz falharam também, mas não a ponto de danificar o funcionamento normal do sistema.

  1. CentOS 8

Instalei o próprio driver com a opção $ ./amdgpu-pro-install -y --opencl=pal,legacy --headless (guia de instalação do driver) e o DaVinci Resolve, executando o seu .run, sendo a versão também 16.0.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.