Caros colegas, possível atualização de solução do tópico.
Depois do estresse que foram essas últimas semanas, eu decidi parar no momento no que chamei de “bateria de testes” e tomar como “resolvido” o que melhor consegui da sequência de testes.
Antes, a configuração do meu PC
CPU: Ryzen 5 3600
GPU: Radeon RX 570 PCYes
Memórias: Corsair 16GB (2x8GB) DDR4 2666MHz
Placa mãe: Gibabyte B450M DS3H (Rev.1) BIOS versão F52
Armazenamento: M.2 NVMe 1TB e HD 1TB (dados de backup).
Parece que o grande culpado por isso tudo é a minha placa de vídeo Radeon RX 570 4GB da PCYes. Tenha a preferência de comprar a Radeon RX 580 de 8GB e, provavelmente, não passara toda a raiva que eu passei, rsrs.
Testar nas distros Ubuntu 20.04 LTS, Pop!_OS 20.04 e 20.10, Linux Mint 20.04 e CentOS 8 Stream se conseguiam executar a versão mais atualizada do DaVinci Resolve obtendo o OpenCL ou com o driver da AMD, ou com o Script do Diolinux ou com o ROCm.
Por estranho que pareça ser, em vez do Ubuntu funcionar com os Drivers da AMD, o qual tem suporte oficial, os que melhores se saíram foram o Pop!_OS e CentOS (esse tem suporte oficial).
Preferi ficar no Pop!_OS, no momento não tô a fim de encarar o CentOS, depois de todo o estressa que tive com os teste.
- Pop!_OS
Embora os outros problemas que tive com o Pop!_OS (nesse tópico), as coisas meio que deram “quase” certo no final. Para a instalação dos drivers, eu optei por essa solução, já que a do ROCm dependia também de se executar o Script do Dio parar funcionar.
A instalação do DaVinci Resolve aconteceu através desse tutorial, porém deverá ser utilizado a versão 16 (16.0), que pode conseguir na própria central de suporte da Blackmagic Design.
E aí está o problema!
Com a RX 570, só é possível usar a versão que seja igual ou inferior a versão 16.0. Ou seja, de alguma forma, a Blackmagic fez alguma alteração no editor que o tornou incompatível com essa GPU nas atualizações seguintes. Eu tinha a intenção de instalar cada uma das versões 16.x, porém não tive a menor paciência pra isso um tempo depois. Me incomoda ter que aceitar usar uma versão desatualizada do programa, mas enquanto estiver com a RX 570, essa será a única possibilidade que conheço no momento.
- Ubuntu
Todas as formas de conseguir o OpenCL, de alguma forma, corrompiam o fazendo com que coisas estranhas acontecessem.
- Linux Mint
Não completei todos testes, mas os que eu fiz falharam também, mas não a ponto de danificar o funcionamento normal do sistema.
- CentOS 8
Instalei o próprio driver com a opção $ ./amdgpu-pro-install -y --opencl=pal,legacy --headless
(guia de instalação do driver) e o DaVinci Resolve, executando o seu .run, sendo a versão também 16.0.