Dark side or Light side. Escolha seu lado

Nos últimos anos o modo escuro em aplicações e sistemas passou a se tornar regra, grande parte dos programas que usamos hoje em dia tem suas variações em modo escuro, alguns melhores que foram feitos com mais cuidado e outros só são um fundo totalmente preto.

Particularmente, eu curto muito usar o modo dark por passar muitas horas no computador, ao passo que eu praticamente me desacostumei a usar modo claro nas aplicações. Entretanto, meu monitor, já bem idoso, apresentou seus sinais de tempo na sua tela LCD, agora eu tenho uma nuvem de pixeis travados em uma única cor bem na minha linha de visão, a solução para isso não me incomodar ? Usar tudo no modo claro.

Migrei quase todo o meu setup visual para modo claro ou algo mais próximo disso, enquanto eu não posso comprar um novo monitor, e devo admitir que ficou igualmente agradável.

Vocês costumam usar mais qual tipo de tema ? e porquê ?

1 curtida

Uso modo dark em tudo e ainda utilizo a luz noturna ( aquele tom meio amarelado) nas telas. Eu prezo muito por conforto visual.

Quando vejo algo no modo claro eu estranho bastante.

3 curtidas

Eu também, mas meu olho está acostumando aos poucos. Um certo problema que eu tinha com o modo escuro em algumas aplicações é que, quando é só um fundo preto com letras brancas, ou seja com muito contraste, meu astigmatismo termina incomodando um pouco mesmo de óculos haha

Luz de noturna eu uso mais no celular.

1 curtida

Olá :vulcan_salute:

Eu posso ouvir um amém?

Eu tenho de concordar, pois testei isso no KDE Plasma e fica bem legal.

Darkside Revenge Of The Fifth GIF

Prefiro o dark. Pra mim é mais uma questão de estética, pois tenho a sensação de que ambos cansam a vista igualmente, um por falta de luz e outro por excesso, então, sempre procuro achar um meio termo.

4 curtidas

Atualmente uso tema escuro (Dracula), mas é tudo por questão de estética mesmo.
Gosto dos dois tipos, temas escuros e temas claros. Depende da Vibe. Como sou apaixonado por design, a customização do linux é algo que me empolga.
Geralmente deixo minhas customizações salvas (paleta de cores, nomes dos temas etc), então de tempos em tempos vou mudando do claro para o escuro e vice-versa.

2 curtidas

Geralmente, o que mais me agrada é aquele dark mais cinza, sabe ?, algo tipo o Nordic ou o Dracula.

1 curtida

Dracula é maravilhoso, já usei muito e até montei um setup inteiro baseado nele, também sou apaixonado nessa customização, sempre to mudando uma coisinha ou outra hehe.

Não sei se já viu, mas tem alguns scripts para alternar os temas entre escuro e claro em determinados intervalos, mas creio que seja mais focado em quem usa WM

1 curtida

Não sabia dos scripts, vou dar uma olhada. Talvez funcione no bspwm

1 curtida

Também.

À noite, principalmente, não consigo mais encarar uma área de branco gritante, chapadão.

Até o Synaptic consegui colocar em Dark, no MX Linux:

Acho que comecei a experimentar Dark + Night Color no final de 2019, e um ano depois já tinha adotado como padrão.

2 curtidas

Muito ruim, parece que acendem uma lanterna na sua cara

1 curtida

Light, porque eu me incomodo toda vez que alguma coisa quebra com tema escuro (coisas tipo texto escuro no fundo escuro).

Nunca encontrei um tema escuro que me desse 100% de consistência, sabe? (Eu quero que apps Qt, GTK etc… sejam 100% idênticos).

Meus olhos agradecem…

All hail dark theme. Por sinal, no navegador tem uma extensão bacana que é o Dark Reader

2 curtidas

Quando começa o por do sol já ligo. Meus olhos não ficam tão ressecados :pray:

2 curtidas

Eu já deixo no automático. – O povo da tecnologia adivinha até a hora do por-do-sol na minha cidade:

Quando o sol chega perto do horizonte, ele já aparece na bandeja:

2 curtidas

Quando usava o XFCE, não foi complicado deixar dark o GTK nativo e Flatpak, aí foi a vez do Qt, e com o qt5ct deu para deixar UM POUCO parecido os apps Qt nativos, só que não funcionava por nada com Qt Flatpaks.

Aí quando fui para o KDE Plasma tudo ficou mais consistente, pois, quando se muda para um tema que troca o Qt nativo já pega também no Qt Flatpak, e para aplicar no GTK nativo e Flatpak também foi fácil. Veja como ficou:

Claro que não ficou identifico por causa das diferenças desses toolkits, mas foi o melhor que consegui alcançar entre GTK e Qt.

1 curtida

Eu uso o sistema Full Dark Mode, até no navegador forçando as paginas a renderizar em dark, antigamente usava a extensão Dark Reader no Chrome mas agora com essa flag ativada nem preciso mais e ficou mais performático a navegação.

5 curtidas

O meu fica no automático também, mas começa num horário setado.

O mesmo esquema segue no laptop com Manjaro KDE

2 curtidas

Geralmente uso o modo “Twilight” do tema Breeze: painéis escuros, conteúdo claro. Mas varia conforme vou cansando… Às vezes uso o tema todo claro, às vezes todo escuro. Geralmente fico com o “Twilight” mesmo.

O tema escuro é melhor para ambientes com pouca incidência de luz, mas é pior que o tema claro em contextos onde a leitura de textos por muitas horas é necessária (o que se encaixa no meu trabalho acadêmico). Com o modo escuro, os olhos recebem menos luz, mas ao mesmo tempo o esforço para ler uma fonte clara sobre um fundo escuro é maior, o que acelera a fadiga.

O modo noturno, para amarelar a tela (reduzindo a luz azul), eu deixo ligado para ativar e desativar automaticamente conforme o fuso horário.

Atualmente meu sistema está assim:

P.S.: algumas pesquisas também indicam que a utilização do tema claro pode influenciar positivamente no nível de alegria do indivíduo ao realizar trabalhos.

2 curtidas

Uso um tema escuro em tudo que me for possível. Inclusive, geralmente é um tema pitch black, para ficar o mais escuro possível (preto escuro :joy:). Inclusive, uso Dark Reader no navegador.

1 curtida

Ficou bem coeso, mesmo com essa diferença de toolkits