Dark Mode no Blog Diolinux já!

Alguns meses trás o @Dio fez um vídeo elogiando a mudança para um design mais moderno no site do Linux Mint que há muito tempo já estava com uma aparência bastante defasada. Visto que foi de bom tom essa mudança no site do Mint deixando o com uma cara mais ‘moderna’ para os padrões atuais, que tal agora voltarmos o olhos para o próprio site do Diolinux (https://diolinux.com.br/) e solicitar que seja implementado um Dark Mode que já é meio que o padrão de vários sites hoje e também combina com os nossos sistemas operacionais, que ficam nesse modo para não desgastar tanto a vista. Sim, eu sei que dá pra fazer isso por meio de extensões, mas uma opção nativa sempre ficará melhor implementado.

3 curtidas

Na verdade, há quem diga que o modo escuro em certos casos até desgasta mais a vista.

Se faz muita falta pra você na hora em que está lendo algum artigo no blog, em navegadores baseados no Firefox existe o botão de modo de leitura:

Também em navegadores baseados no Chrome, mas você precisa habilitar uma flag e aí aparecerá o botão de modo de leitura:

Em ambos você customizar a cor de fundo, tipo de fonte, tamanho da fonte e espaçamento.

Enfim, também é da minha preferência pessoal usar o tal modo escuro, mas isso é tranquilamente contornável para leitura de sites.

Como eu falei no inicio, “eu sei que dá pra usar extensões para isso”, mas o sentido do meu post não é buscar uma solução individual para isto, mas sim ‘provocar’ um questionamento sobre o porq do site Diolinux não ter suporte (ainda em pleno 2023) ao darkmode.

1 curtida

Não é bem uma extensão, é um recurso nativo do próprio navegador.

Eu entendi, mas, ao mesmo tempo que essa é uma feature comum de vários sites, um blog não necessariamente precisa ter já que o objetivo é a leitura, e se o navegador entrega esse recurso, eis a utilidade do modo leitura. Não sei dizer como fica para o mobile.

EU sei. Entenda que o objetivo do meu post não é resolver um problema. Não estou buscando soluções. Estou propondo ideias!

Discordo! Até vc abrir uma postagem em um blog ou site para ler vc tem que efetivamente… navegar pelo site. O que vai deixar uma experiencia cansativa para a vista se o site emite uma luz branca bem na sua cara. Falando ainda sobre o “modo leitura” nem todo mundo curte ler uma matéria toda nesse modo, as vezes vc quer curtir as fontes, organização da página e tudo como foi feito originalmente.

Objetivamente você está errado, pois, como disse, o modo escuro não é ideal para ler, sem dizer que o modo leitura evita distrações como o design do site, banners, recomendações, etc…

Agora, se você prefere assim, tudo bem.

Modo Dark. As vezes literalmente precisamos “desenha” para que o outro entenda rs.

image

Olá @kalebepsouza, tudo bem contigo?

Adicionar um modo escuro nativo está na (enorme) lista de melhorias que temos planejado para todos os sites e canais do projeto Diolinux, como a equipe é pequena, precisamos focar nossos esforços em pontos mais urgentes como garantir que os conteúdos cheguem até vocês com a melhor qualidade possível e dentro do prazo.

Existem formas “simples” de adicionar o dark mode no blog, usando plugins do Wordpress, mas isso geraria um impacto negativo em alguns itens de design e no momento, preferimos não colocar o recurso do que colocar algo quebrado.

Obrigado pelo feedback e por apoiar nosso conteúdo.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Aqui eu estou usando o modo escuro numa boa.
Não sei se já tinha antes, ou se foi adicionado a pouco … mas vi ali no canto inferior esquerdo da barra lateral e mudei na opção modo.
Screenshot_2023-03-29_09-37-05

Esse é o modo escuro do Fórum, o Kaleb está falando do modo escuro do Blog.

1 curtida

Obg por responder. Bom saber que isso está nos planos futuros do blog e demais serviços.

1 curtida

Na verdade, é simples: O template que usamos no site não tem essa função nativa de uma forma que funcione bem, ela requer alguns ajustes e não temos um desenvolvedor para trabalhar nisso neste momento.

Deliberando um pouco:

O padrão para sites ainda é ser “light”, o próprio fórum por padrão é light, apesar de ter o modo dark. Mas te digo, é algo que gostaríamos de implementar no site também eventualmente, eu gosto da ideia de ter a opção, mas como pode ser contornado de diversas outras formas e o padrão ainda é ser “light”, não é uma prioridade, como os recursos são finitos, é melhor alocar esforços em outra coisa no momento.

Felizmente, o site Diolinux ainda condiz com os padrões de design usados atualmente, tornando a presença de um botão de switch para dark mode um extra desejável, mas não essencial. Temos atualmente muito trabalho no back-end e de SEO que precisam ser feitos, esse detalhe fica para quando for possível priorizá-lo. :slight_smile:

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.

Olá, amigos!
Vi que já existiu uma discussão sobre a possível inclusão de um tema escuro para o site diolinux: Dark Mode no Blog Diolinux já! - #13 de Dio
Esta possibilidade ainda existe?
Abraço a todos!

1 curtida

Quanto ao site não posso dizer, mas creio que a maioria vai te dar essa resposta, então lá vai:

Acho que a melhor opção é o Dark Reader. Funciona para todos os sites e vc pode escolher entre excluir sites específicos ou apenas mudar sites específicos.

1 curtida

ja tem o dark mode, no canto inferior esquerdo do site.
Dark mode do forum, agora site de noticias do diolinux ainda não tem.

Eu também queria um dark mode no site do Diolinux. O Dark Reader as vezes buga.

PS: “Aqui no forum eu sei que tem”

1 curtida

A situação ainda segue a mesma, conforme o Dio comentou.

2 curtidas