Custom-desktop: O sistema desktop Ubuntu customizado

Já sou usuário do Ubuntu há algum tempo (~6 anos), e desde a última LTS, senti a necessidade de customizar a experiência padrão do Ubuntu para se encaixar melhor no meu gosto pessoal e necessidades de uso. Tudo começou apenas como um experimento divertido, onde eu testei diversos temas e extensões do GNOME.

Mas com o tempo, as mudanças começaram a ir além do visual. Percebi que toda vez que reinstalava o Ubuntu (eu prefiro reinstalar quando uma nova versão é lançada, não tive boas experiências atualizando), eu reinstalava os mesmos programas, e a maioria dos programas que já vinham instalados não eram úteis para mim. Então resolvi procurar formas de alterar a ISO de instalação, para que eu gastasse menos tempo configurando o sistema após a instalação. Finalmente encontrei o CUBIC, uma ferramenta específica para customizar as ISOs do Ubuntu e derivados. Com ele eu consegui criar uma ISO que atendesse minhas necessidades, mas era algo muito trabalhoso de manter, e não era muito útil para outras pessoas.

Para fazer as customizações que eu queria, eu removia os metapacotes do desktop Ubuntu, o que deixava o sistema muito fácil de quebrar. Mas pelo menos eu conseguia remover os pacotes que não usava. Como não sabia quais pacotes eram importantes e quais eu podia remover, isso resultou em muitas instalações quebradas e reinstalações. O que aumentou o tempo gasto na instalação e configuração do sistema, surtindo o efeito oposto do desejado.

Resolvi desistir dessa ideia e continuar usando o Ubuntu padrão, pois ela trazia muitos problemas, mais do que solucionava. Mas com a Snap Store ficando cada vez pior, a Canonical forçando o uso de snap no chromium, muitos snaps quebrados ou com péssima performance, e o tema padrão Adwaita do GNOME ficando nas últimas versões mais atraente para mim que o Yaru ou mesmo outros temas que experimentei, ficou difícil deixar a ideia de customização de lado.

Eu precisava da experiência GNOME vanilla, sem as customizações do Ubuntu, e com flatpak no lugar de snap, mas sempre priorizando pacotes deb nativos, porque eles costumam dar menos problemas e se integram melhor ao sistema. Sugiu então, a partir das experiências ruins de remover os metapacotes desktop, a ideia de substituir esses metapacotes por versões customizadas, evitando quebrar o sistema com tanta facilidade e apenas trazendo o que eu realmente precisava.

Eu pesquisei formas fáceis de construir metapacotes, e um tutorial do próprio Ubuntu me apontou para o equivs. Ele é bastante limitado, mas mais que suficiente para as minhas necessidades. Para decidir quais pacotes remover e quais manter, eu pesquisei online, li os manuais e a descrição de cada pacote, e finalmente consegui construir o primeiro metapacote que não quebrou o sistema.

Após quase 6 meses trabalhando nessa ideia e aprimorando o método de escolha de pacotes, consegui chegar em uma versão desses metapacotes que eu possa compartilhar publicamente. Além dos metapacotes, também desenvolvi instruções bastante completas de como instalá-los e removê-los, uma descrição bastante clara da função de cada pacote incluso, permitindo uma decisão informada de remover os pacotes que não são usados. Eu também sugiro um tema do GNOME Shell/GTK e algumas extensões do GNOME Shell e do Firefox que eu acho serem essenciais para uma boa experiência de uso.

Quem quiser testar, o feedback é sempre bem-vindo: github.com/natanjunges/custom-desktop. Esses metapacotes funcionam para o Ubuntu 21.10, mas em breve eu começarei a trabalhar no porte para o Ubuntu 22.04 LTS. O projeto ainda está em desenvolvimento, então não é recomendado instalá-los em uma máquina de produção. Também não é recomendado para iniciantes de Ubuntu ou Linux, pois há grande risco de o sistema quebrar.

3 curtidas