Custom-desktop agora disponível para o Ubuntu 22.04

Conheça mais sobre o projeto em Custom-desktop: O sistema desktop Ubuntu customizado.

Além do porte para a nova versão do Ubuntu, também foram feitas diversas melhorias na documentação do projeto, visando melhorar a leitura e navegação pelas instruções de instalação. Entre as mudanças temos:

• Removidas as sugestões de temas, já que o GNOME 42 não os suporta;
  • Adição de instruções para instalar o Firefox do repositório do Linux Mint (o Chromium também pode ser instalado), além de um pacote dummy para satisfazer uma dependência.

Para o Firefox, eu optei por utilizar o repositório do Linux Mint no lugar dos PPAs mais comuns porque PPAs não são atualizados automaticamente, não têm suporte oficial de um projeto e o repositório do Mint também tem o Chromium. E com a parceria que a equipe do Mint fez recentemente com a Mozilla, a versão do Firefox que eles trazem é praticamente idêntica à versão em Snap.

Uma grande conquista do projeto é que agora ele é listado como um projeto relacionado ao unsnap, uma ferramenta de migração de snaps para flatpaks desenvolvida por Alan Pope, ex-funcionário da Canonical.

Quem quiser testar, o feedback é sempre bem-vindo: github.com/natanjunges/custom-desktop. Esses metapacotes também têm versão para o Ubuntu 21.10, mas não será dado mais suporte. O projeto ainda está em desenvolvimento, então não é recomendado instalá-los em uma máquina de produção. Também não é recomendado para iniciantes de Ubuntu ou Linux, pois há grande risco de o sistema quebrar.

1 curtida

Assim, eu acho massa ter o tema do Ubuntu, não descaracteriza