[Curiosidade] Tags nativas no Dolphin

Não sei se tem muita gente que sabia, mas o Dolphin é capaz de criar tags de pastas e arquivos para facilitar a organização, da mesma forma que o Finder do macOS faz e lembrando um pouco o Deepin File Manager. Eu fui pesquisar sobre isso e acabei descobrindo que essa função não só já existe, como também é funcional e permite criar várias tags. E como se trata de Plasma, dá para dar nomes diferentes as tags e até alterar o ícone que representa elas.

O Dolphin usa o kioslave tags:/ para isso, com uma ajuda do indexador de arquivos baloo para tudo funcionar (precisei dar um debug no meu baloo para ver o motivo dele estar crashando o tempo todo para então fazer as tags funcionarem). Uma vez na tags:/, basta criar uma pasta com um nome para a tag que quer usar e ver que a tag apareceu no painel lateral do Dolphin, e uma opção extra no menu do clique direito vai aparecer, possibilitando adicionar arquivos e pastas a essa tag com o botão direito do mouse. Tá certo que poderia ser um pouco mais óbvio que dá para usar tags do Dolphin, mas o jeito que está também dá para usar.

Eu, por exemplo, fiz um teste aqui com as cores das tags do Finder e tudo está funcionando. Só lembrando que a tag precisa ter pelo menos um arquivo com ela, senão a tag some da lista.

Enfim, espero ter trago uma dica útil aí para vocês que estão no lado Plasma da força. Um abraço aí e se cuidem

12 Curtidas

Parece que você leu meus pensamentos hahaha :joy:
Estava justamente pesquisando sobre Tags e encontrei um texto falando sobre o Dolphin também.

Só que eu uso o Linux Mint Cinnamon que vem com o Thunar. Será que se eu trocar de gerenciador pode dar problemas no sistema? E você saberia informar se no caso de eu precisar reinstalar meu sistema e fizer um backup dos arquivos, essas tags acompanham as pastas e arquivos quando eu recolocá-los no sistema formatado?

Enfim, sempre achei que organizar por Tags é muito mais fácil e eficiente hehe

1 Curtida

Acho que não é preciso criar uma pasta para as tags. Clica em um arquivo/pasta e tecla F11. Na visualização é possível incluir a “Etiqueta” (acima de “comentários”). Não uso plasma há um tempinho, mas lembro que funcionava assim. Uso muito no Deepin. Pena que só funciona nas pastas da Home do usuário (xdg-user-dirs).

1 Curtida

O Cinnamon usa por padrão o Nemo, não o Thunar. E não, você não deve ter problemas em usar o Dolphin no Linux Mint Cinnamon. O único detalhe é que Dolphin é uma aplicação Qt, enquanto o Cinnamon só usa GTK. Dá para usar, mas provavelmente o arrastar e soltar de alguns programas podem não funcionar com o Dolphin, sem falar de algumas outras ferramentas que o Dolphin precisa, como o Ark e o Konsole

4 Curtidas

A pasta não é para as tags. A pasta É a tag. Foi a forma que eu encontrei para criar a tag e depois atribuir aos arquivos e pastas

1 Curtida

Uai, sempre achei que fosse o Thunar kkkkk Enfim…

Ah, então vou testar numa máquina virtual primeiro.
Sou muito confusa pra organizar as coisas, essas Tags tinham que vir por padrão em todos os gerenciadores hehe

1 Curtida

Parabéns pelo ótimo conteúdo! Obrigado por compartilhar.

1 Curtida

Uma maneira mais rápida de ativar as etiquetas é:

1. Painel esquerdo (Locais) > botão direito no nome “Locais” > Exibir locais ocultos. Vai a aparecer a área Etiquetas.
  2. Depois de clicar com o botão direito no nome Etiquetas e desmarcar “Ocultar Seção Etiquetas”
  3. Ir em “Todas as etiquetas” e estará pronta para usar como @ryu_ketsueki explicou.
1 Curtida

Só lembrando que esse recurso só está disponível na versão 19.04 do Dolphin em diante (não confundir com a versão do Ubuntu), é um recurso bem novo mas já funciona perfeitamente bem

1 Curtida

Na verdade é só digitar tags:/ na barra de endereços. É rápido do mesmo jeito.

1 Curtida

@ryu_ketsueki estou com esse problema das etiquetas no Fedora 32, eu as crio mas elas não ficam salvas e nem mesmo aparecem na lista do Dolphin.

Não consegui entender direito o que eu tenho que fazer para corrigir isso. Você conseguiria me auxiliar com um passo a passo?

Obrigado!

As etiquetas precisam do Baloo File Indexer funcionando. Se elas não permanecem, então deve ter algum problema com o baloo. Eu mesmo já tive esse problema no passado e só pude resolver deletando o arquivo onde está registrado o que já foi indexado e então, criar as tags. Erros no baloo assim precisam de uma resolução de problemas, então eu não poderia dar uma resposta coringa. Existe uma forma de fazer o baloo funcionar pelo KInfoCenter e pelo terminal usando o comando balooctl.

Obrigado pela dica, mas não funcionou.

Eu localizei pelo KinfoCenter, mas ao clicar em “Iniciar a indexação” nada acontece.

image

Já pelo terminal, ao rodando o comando indicado aparecem essas opções e sinceramente não faço ideia do que fazer (rs).

Você tem mais alguma sugestão?

Roda balooctl enable no terminal.

Obrigado pela ajuda.

Rodando o comando, é informado que já está em execução, só que as etiquetas continuam com o mesmo problema.

Não sabia, bom saber. Valeu.

Vixe, então não sei. Você tem Telegram? Lá tem um grupo do KDE, chamado KDE Brasil, é só procurar que você acha. Nele tem alguns devs do KDE que talvez possam te ajudar.

Boa ideia, vou dar uma perguntada no grupo então.

De qualquer forma, valeu pela ajuda!

Pode ser que o arquivo de indexação tenha sido corrompido. Dá uma olhada em ~/.local/share/baloo e veja se deletar o arquivo index resolve. Eu passei por algo parecido uma vez e só resolveu deletando esse arquivo. Calma que ele vai gerar um outro depois de deletado, indexando os arquivos outra vez se ele estiver rodando.

1 Curtida

Sim, faz isso e depois:
balooctl status
balooctl enable (se não estiver rodando)
balooctl check (este comando reinicia a indexação do que ainda não indexou)

2 Curtidas