Pessoal, boa noite!
Faz um tempo que ganhei acesso ao CS2 (nova versão do CSGO), mas só consigo jogar ele no Windows.
Vocês conseguiram jogar no Linux? Precisaram fazer algo?
Valeu
Pessoal, boa noite!
Faz um tempo que ganhei acesso ao CS2 (nova versão do CSGO), mas só consigo jogar ele no Windows.
Vocês conseguiram jogar no Linux? Precisaram fazer algo?
Valeu
É certo que vai ter CS2 para o Linux, se ela não fizer isso não terá como o pessoal do steamdeck(Console da Valve) jogar. Mas mesmo que o steamdeck não tenha uma forma de jogar com mouse ainda sim é certo que vai ser compatível com Linux.
Se você ganhou acesso antecipado, eu recomendaria entrar em contato com o time de desenvolvimento e (não sei se você vai ter tempo pra tal tarefa) se oferecer para testar na plataforma Linux. A Valve é a maior interessada em portar um de seus games mais populares para o SteamOS, logo é lógico presumir que se ainda não há uma versão nativa pode ser por uma versão nativa não estar pronta o suficiente para se manter estável.
Ou o motivo pode ser outro. Eu particularmente não costumo jogar FPS, então não sei muito bem como anda a expectativa. O que dá pra esperar é que certamente uma versão, seja em OpenGL, seja em Vulkan, ficará disponível até o lançamento oficial.
É possível jogar no Linux executando o jogo pelo Proton Experimental, mas qualquer server com VAC não vai lhe deixar entrar. Olhe essa issue no repositório que a Valve criou para o CS: https://github.com/ValveSoftware/csgo-osx-linux/issues/3152
Estão conseguindo jogar em servers com VAC abrindo a Steam pelo wine. Eu até tentei mas eu não conseguia adicionar um outro storage na Steam e quando eu iniciava o jogo por fora ainda estava com o problema do VAC, então acabei desistindo, vou jogar quando for possível jogar pelo menos com o Proton.
Poxa vida, que triste, o jeito vai ser esperar mesmo
valeu!
Opa Theodoro, beleza?
estou participando de uma thread no github do cs sobre o cs2 no linux. O pessoal de lá conseguiu rodar o cs2 utilizando a steam através do wine, utilizando o bottles ou o lutris.
para jogar você deve adicionar “-vulkan -nojoy” nas opções de inicialização, e deve rodar o comando “sudo sysctl -w vm.max_map_count=2147483642” antes de rodar o jogo.
se você manjar um pouquinho dos inglês da vida, pode acompanhar essa thread no link a seguir
qualquer dúvida, só perguntar!
Massa! Vou acompanhar aqui!
Vi que tem gente tomando cooldown por isso, acho que é melhor esperar um pouco
eu tomei um, mas parece que o -vulkan resolveu
Hoje foi o lançamento oficial e vi que já roda no linux
ainda não joguei competitivo, mas acredito que vá rodar também
Então, a Valve apoia muito o projeto GNU/Linux, ela ate tem o SteamOS que é GNU/Linux.
Já era esperado que iria ter oficial.
Se não rodar legal acessa o suporte da steam do CS2 e faz uma reclamação, eles vão te indicar o local de onde você pode fazer o reporte.
Roda, meio problemático no momento mas devem corrigir logo…
Permissão para audio funcionar: (pode ser 1000, 1001…)
e nas propriedades do game:
-sdlaudiodriver pipewire
No geral rodou bem mas senti que é bem mais pesado que o CSGO, tem implementação FSR nas config do jogo. Peguei algumas partidas bem lagadas outras não…
Puts, pior que eu tinha testado sem o fone, só pra ver se rodava mesmo
vou mexer nessas config.
Aqui o jogo inicia com a tela inteira bugada, mas isso já acontecia com a versão anterior. Após resolver, consigo navegar pelo menu normalmente, mas o jogo não consegue terminar de carregar qualquer partida. Ou seja, está quebrado no meu sistema (Ryzen 7 5700X + 32GB RAM + GTX 1070Ti com driver proprietário 525 + Debian 12 GNOME).
Quanto ao áudio, não precisei alterar as permissões (Flatpak + Pipewire). Bastou indicar o dispositivo exato nas opções do jogo e funcionou normalmente no menu.
Acabei de fazer a atualização e aqui o jogo rodou de primeira, sem travamentos ou qualquer outro problema gráfico. Para que o som funcionasse eu precisei selecionar a saída específica nas configurações, meu sistema (Ryzen 5 2600X + 32GB RAM + RTX 3060Ti com driver proprietário 525 + Debian 12 GNOME).
Extra info: resolução WQHD, média de 115 FPS (monitor 165 MHz), modo janela em tela cheia.
Vocês deixam a parada do Processing Vulkan Shaders ativa?
Aqui demora muito mais pra iniciar o jogo
Sim, eu deixo ativo. Mas, eu costumo esquecer o Steam aberto enquanto trabalho, então ele acaba gerando os caches enquanto está fora de uso. Agora no CS2, a compilação de shaders gastou uns 40 segundos no máximo.
Nossa, aqui ficou uma meia hora e ainda tava em 90%
ai dei skip e rodou normal
ahh, o som aqui também foi só alterar na config do jogo
Se não me engano, o poder de fogo do processador é um dos fatores que mais pesa nesse processo.
tem um bug se usa 2 monitores também…tenta desativar 1, se for teu caso…
Infelizmente não é isso… Tenho só um monitor mesmo. Mas agradeço pela dica.
Tentei abrir o jogo de novo agora de manhã… Mesmo resultado. Fica travado na tela de carregamento ao tentar entrar em qualquer partida.
Vou simplesmente aguardar… O jogo acabou de ser lançado, ainda devem fazer muitas correções. Pode ter a ver com minha placa de vídeo, que já é antiga.
Sim. Por padrão, a Steam usa 1/4 do número de threads do processador quando faz esse processo em segundo plano. Quando você clica em iniciar o jogo e ela ainda não terminou, aí pode usar todas as threads.
Ultimamente eu comecei a simplesmente pular essa compilação. Sinceramente não notei diferença no desempenho e nem travadas nos jogos onde fiz isso. Acho que pode ter relação com a “folga” do processador: se tiver muitos núcleos, acaba fazendo isso enquanto o jogo está rodando sem impactar.