Crise da memória RAM pode deixar celulares, notebooks e até carros mais caros no Brasil; vilã é a IA

2 curtidas

Deixar a corrida produtiva e a corrida tecnológica livres, leves e soltas dá em coisa assim. Não é para tudo ficar sob o Papai Estado, mas estratégia e planejamento produtivo em nível de nação fazem enorme diferença. O mercado não se regulou por si mesmo, e as empresas produtoras de RAM estão apenas seguindo seu script de obter o máximo retorno possível. Os gestores que saírem desse roteiro serão, simplesmente, expurgados pelos acionistas, e ponto final.

No fim das contas, não importa o impacto em cascata na civilização global…

6 curtidas

Quando a bolha da IA estourar, vai ter tanta empresa se ferrando…

2 curtidas

Não só empresa, os EUA vai cair, NVIDIA, Microsoft, Intel, OpenIA, todos investindo uns nos outros, dinheiro que não existe. Vai dar um BO gigante

6 curtidas

por isso comprei um modulo 8GB pra meu NoBo enquanto o preço não sobe mais. estou com 16GB e é o máximo de atualização que farei. certamente será o último dispositivo que comprarei. vai durar o máximo que puder e, provavelmente, mais que os 5 anos futuros.

1 curtida

Quando eu já estava pensado em passar para 32 gb de RAM. Vou ficar nos 16 por um bom tempo.

Preocupante isso. Pentes de memória de 32GB DDR4 estão custando mais que todos os outros componentes (juntos!)

.

Daí nós vemos a importância do hardware usado e de manter aquele pc velho, mas funcional, com tarefas simples do dia a dia.

Esse carinha me impressiona. 2015, amd X4 (up to 1.4GHz rsrsrs) e 4GB de RAM. Faz tudo que é preciso no dia-a-dia.

Para quê trocar? Necessidade ou ansiedade? Aos 40, tenho refletido muito sobre a necessidade de reciclar, não só meu hardware, mas meu pensamento também. Para quê “preciso”? Às vezes a resposta dessa pergunta pode ser uma invenção da alma para justificar a palavra “preciso”…

5 curtidas

Nesse gancho tenho visto muitos videos de pessoas que pegam laptops quebrados fazem uma capa bonita e transformam em um servidor ou HTCP ficam muito top.

3 curtidas

Impressionante como cresceu o número de lga1150 (com ddr3) na internet. O Brasileiro precisa ser estudado. Se for preciso, ele monta um PC com uma torradeira, uma TV de tubo e fita adesiva…

1 curtida

Eu infelizmente comprei um Notebook com menor capacidade doq eu tinha planejado, pois me adiantei na compra com medo dos preços, pois já vi um boom nos pentes de memória, e o meu está triste com seus 12 anos nas costas

Vai ser a hora de trocar GPU rsrsrs

1 curtida

Essa infeliz explosão de preços pode ter um aspecto favorável às distribuições de Linux, que são mais fluidas sob pouca RAM. É fato que o apego das pessoas em geral ao Windows é forte, mas já foi mais forte. O fim do Win10 tem estimulado os donos de computadores mais antigos a experimentar alternativas Linux. A necessidade de esperar para fazer upgrade de RAM pode vir como outro fator de estímulo.

1 curtida

Até temo em pensar que por conta da obsolescência dentro de 2 anos terei que trocar de máquina…

1 curtida

Atualmente tou com um Athlon 3000G, e 8GB de RAM.

Tava me atendendo parcialmente, mas a minha necessidade de um ambiente mais robusto para virtualização e dopamina (jogos) me levaram a buscar um upgrade.

Acabei achando um kit Xeon 2680v4 com 32GB de RAM ECC num precinho bem camarada já no brasil, que saiu mais barato um Ryzen 5 5500 e mais 8GB de RAM pra fazer um upgrade no meu pc atual.

Acho bizarro estarem cobrando 350 reais em um pente de RAM usado, são tempos tenebrosos pra quem quer fazer algum upgrade. Pra quem precisa, recomendo garimpar (bem) o mercado de usados e fazer o quanto antes, pois segundo as previsões de mercado, a tendência é só piorar até 2028.

2 curtidas

Também estou no E5 2680 V4. Temo a durabilidade da placa mãe (chinesa). Mas são escolhas. Os preços realmente estão impraticáveis. Tem me servido mt bem

Eu penso que a questão de durabilidade depende muito do projeto da fabricante, eu já tive kit Xeon, 2620v3, usava uma Machinist RS9.

Vendi esse kit pra um amigo meu, tinha comprado em 2021. Ele ainda tá com esse kit, usando um 2666v3, e a placa mãe não apresentou problema até o momento. Acho que se você tiver um com construção decente e tiver o devido cuidado, dura tanto quanto uma placa mãe mais nova, afinal, os xeons são desenvolvidos pra estabilidade, dificilmente forçam a placa mãe.

1 curtida

Estou com a machinist B9, justamente pela construção um pouco melhor que as outras da machinist… vamos ver. Estou usando desde novembro… fica por dias a 100%. Não tive nenhuma questão até agora. Também optei pelas memorias RDIMM, mesmo com menor clock, mais por conta da estabilidade.

1 curtida

O problema que tem gente que compra.

Se pararem de comprar isso acaba

Sim, o mercado se auto-regula… se está desse preço, é pq está vendendo. O pior é que as big-techs confirmaram aumento do investimento em IA. Não houve freio, não haverá baixa no preço, vai aumentar. Estamos vivendo um momento sem precedentes… ou vamos criar a Skynet, ou vamos rir de bilhões investidos em buscadores de internet que falam… o tempo dirá…