Projeto de Software Livre para Ensino de Matemática Básica

Bom fim de tarde a todos.

Ao percorrer meus repositórios no GitHub, vi um dos meus programinhas que desenvolvi há um ano — quando eu era apenas um vestibulando estudante de segundo grau precisando de boas ferramentas para estudar e praticar minhas habilidades matemáticas— e pensei agora em compartilhá-lo com vocês, porque, talvez, haja neste momento algum estudante ou professor com as mesmas necessidades tidas por mim no passado e desejo que meu projeto sirva a quem precisar.

Esse meu software recebeu o nome ‘Gerassoins’ e você entenderá o porquê. Como está escrito no LEIAME do projeto, o Gerassoins é um projeto escrito do zero em Python e, basicamente, ele visa gerar baterias de M equações de N graus. Ou seja, ele pode ser configurado para formular em formato Groff[1] uma quantidade arbitrária de equações e de operações matemáticas, envolvendo uma incógnita X que deve ser descoberta. Além de gerar as equações em um arquivo, o gerassoins guarda em outro as respostas para serem conferidas posteriormente. Haja vista que os arquivos gerados pelo programa respeitam o formato groff, eles podem ser convertidos para pdf, ou outros formatos, pelo comando Groff e podem até mesmo ser impressos. Portanto, aproveite e teste as gerassoins de equassoins[2] do meu programinha.

[1] O suporte ao LaTeX não foi implementado na época porque eu não tinha tempo suficiente para aprender a sua sintaxe e percebia que o groff (ou troff nos BSD’s), além de ser onipresente built-in nas distros, não era um bloatware.

[2] Perdoe-me.

Obs: caso queira mais detalhes acerca do projeto ou de sua história, acesse aqui a página dele e sinta-se à vontade para fazer a sua própria versão, pois ele está licenciado sob a GPLv3, ou para fazer perguntas sobre ele, respondendo a esta postagem. Por fim, você pode estar perguntando-se: com todas as IA do mercado disponíveis à nossa disposição, para que criar exercícios desse tipo por um projeto específico? Para não fomentar ainda mais o danoso mercado das LLM de big techs , evitar o uso do ChatGPT que, durante o desenvolvimento do Gerassoins, era péssimo em lógica e em Matemática e para não depender de SaaS centralizados.

4 curtidas

Manual de Instruções

Introdução

Ultimamente, percebo que os recém-chegados ao Gerassoins apresentam uma dificuldade para começarem a utilizá-lo, pois, embora ele possua uma interface gráfica para configurar a composição das equações, sua instalação e inicialização é feita pelo terminal. Por isso, logo abaixo, estão instruções de como baixá-lo, configurá-lo e utilizá-lo.

Instalação

Como o Gerassoins foi desenvolvido no passado “às pressas” para atender rapidamente às minhas necessidades de estudante e eu não era um programador avançado em ferramentas Python, o projeto não recebeu um sistema de empacotamento e, assim, pode ser utilizado sem necessitar de instalação.

Download

Para o projeto ser baixado, há duas opções:

1. ou o usuário pode obtê-lo como um arquivo “.zip” por este link e depois extraí-lo usando seu gerenciador de arquivos compactado
  2. ou pode cloná-lo pelo git, utilizando a seguinte URI: https://codeberg.org/Gabrielovsky/gerassoins.git .

Configuração (opcional)

Depois de baixado e, se necessário, extraído, o gerassoins pode ser configurado para gerar arquivos groff (.ms) com nomes diferentes dos definidos por padrão, que são output.ms, para os arquivos de equações, e output.ms com o prefixo respostas_, para os de respostas. Para substituir a parte “output” por outro termo desejado, basta abrir o arquivo main.py do projeto com o teu editor de texto preferido e editar, na linha 37 do arquivo, o valor da variável caminho_saida, como está exemplificado abaixo.

Antes:

caminho_saida = "output.ms"

Depois:

caminho_saida = "MinhaMaeMandouEuEscolherEsseDaqui.ms"

Obs: a extensão .ms também pode ser mudada, mas isso não é aconselhável, visto que pode confundir o groff em relação ao formato dos arquivos gerados. E lembre-se: se você alterar a variável caminho_saida, todas as aparições de “output” ocorridas neste manual devem ser substituídas pelo nome dado por você a essa variável.

Uso

Com a devida instalação e configuração feitas, o gerassoins será iniciado ao ser executado na pasta do projeto o seguinte comando:

$ python3 main

Quando estiver em execução, o programa apresentará ao usuário um menu contendo as configurações ligadas à composição das equações a serem geradas e à sua quantidade por arquivo gerado. Após as configurações desejadas serem feitas, o botão “Gerar” deve ser pressionado para criar na mesma pasta o arquivo de equações e o de respostas.

Se você abrir posteriormente esses arquivos criados durante a execução do programa, verá que eles estão cheios de númeors e de instruções esquisitas. Isso acontece porque eles não são o arquivo final, mas um intermediário legível por outro programa chamado groff, que é capaz de convertê-los em alguns formatos de imagem ou em pdf.

Então, para convertê-los, por exemplo, no formato pdf devemos usar o groff da seguinte maneira:

$ groff -P-pa4 -ms -e -T pdf {nomedoarquivo.ms} > {nomedoarquivo.pdf}

onde a opção

• -P-pa4 especifica que as novas páginas geradas devem respeitar o tamanho A4 (opcional),
  • -ms diz que os arquivos lidos são formatados com a linguagem ms,
  • -e informa que nos arquivos lidos existem expressões matemáticas que devem ser processadas e
  • -T define o formato final do novo arquivo gerado.

Conclusão

Com estas instruções, você poderá entender com uma facilidade muito maior o uso do meu projeto. Portanto, espero que tanto este guia quanto meu projeto sejam úteis. E, se houver qualquer dúvida, não hesite em perguntar-me respondendo a este tópico.

2 curtidas