Bom fim de tarde a todos.
Ao percorrer meus repositórios no GitHub, vi um dos meus programinhas que desenvolvi há um ano — quando eu era apenas um vestibulando estudante de segundo grau precisando de boas ferramentas para estudar e praticar minhas habilidades matemáticas— e pensei agora em compartilhá-lo com vocês, porque, talvez, haja neste momento algum estudante ou professor com as mesmas necessidades tidas por mim no passado e desejo que meu projeto sirva a quem precisar.
Esse meu software recebeu o nome ‘Gerassoins’ e você entenderá o porquê. Como está escrito no LEIAME do projeto, o Gerassoins é um projeto escrito do zero em Python e, basicamente, ele visa gerar baterias de M equações de N graus. Ou seja, ele pode ser configurado para formular em formato Groff[1] uma quantidade arbitrária de equações e de operações matemáticas, envolvendo uma incógnita X que deve ser descoberta. Além de gerar as equações em um arquivo, o gerassoins guarda em outro as respostas para serem conferidas posteriormente. Haja vista que os arquivos gerados pelo programa respeitam o formato groff, eles podem ser convertidos para pdf, ou outros formatos, pelo comando Groff e podem até mesmo ser impressos. Portanto, aproveite e teste as gerassoins de equassoins[2] do meu programinha.
[1] O suporte ao LaTeX não foi implementado na época porque eu não tinha tempo suficiente para aprender a sua sintaxe e percebia que o groff (ou troff nos BSD’s), além de ser onipresente built-in nas distros, não era um bloatware.
[2] Perdoe-me.
Obs: caso queira mais detalhes acerca do projeto ou de sua história, acesse aqui a página dele e sinta-se à vontade para fazer a sua própria versão, pois ele está licenciado sob a GPLv3, ou para fazer perguntas sobre ele, respondendo a esta postagem. Por fim, você pode estar perguntando-se: com todas as IA do mercado disponíveis à nossa disposição, para que criar exercícios desse tipo por um projeto específico? Para não fomentar ainda mais o danoso mercado das LLM de big techs , evitar o uso do ChatGPT que, durante o desenvolvimento do Gerassoins, era péssimo em lógica e em Matemática e para não depender de SaaS centralizados.