Olá, pessoal. Sou iniciante no Linux. Já testei algumas distros como Ubuntu e Mint, mas sempre me frustrava com algo e desistia.
Decidi migrar de vez do Windows pro Zorin OS, que achei muito bom. Porém estou quase desistindo novamente pois não consigo realizar uma tarefa que no Windows é bem simples com o Bitlocker.
Instalei o sistema no SSD de 128GB e tenho um HD com 1TB. Aqui começa o problema. Se eu optar por instalar o sistema com o particionamento avançado, ele não permite criptografar nenhuma unidade. Se eu instalar de forma nativa, ele permite criptografar a unidade do sistema. Depois de instalado, eu consigo criptografar o HD de 1TB pelo próprio app Discos com o Luks, mas mesmo desbloqueado, não consigo mover a pasta home com os tutoriais que vi, pois a unidade está criptografada. Consigo mover a pasta /home se a unidade estiver sem criptografia.
Queria saber, é isso mesmo? Ou eu movo meus arquivos pro HD e fico sem proteção ou sou obrigado a usar a mesma unidade do sistema? Pesquisei bastante sobre isso mas não achei uma solução. Postar aqui é minha última tentativa antes de desistir e (infelizmente) voltar pro Windows.
Olá, @Victor_Melo. Bem-vindo ao Diolinux Plus!
Qual erro aparece quando você tenta copiar os arquivos para a unidade criptografada? Se puder anexar a saída do terminal ou uma captura de tela…
Que chato que tem essa limitação do instalador…
Bem, como o instalador não deixa, fazer a criptografia de uma partição que será montada ao iniciar o sistema é um tanto complicado. Os passos a grosso modo são :
- Criptografar a unidade: que felizmente vc já conseguiu
- Carregar o módulo de criptografia
cryptna initramfs: instruções dependem se sua distro usadracutoumkinitcpio - Configurar um arquivo com as instruções de quais partições estão criptografadas:
/etc/crypttab - Editar o