Olá pessoal! Peço licença para divulgar algo com vocês. Para quem não me conhece, meu nome é Narayan e sou uma entusiasta em Linux e jogos. Tenho um canal no Youtube chamado Nara Linux em que, ao longo de 5 anos, já testei mais 200 jogos no Linux, testei e colaborei com distros e apps.
Hoje gostaria de compartilhar com vocês um projeto que vim trabalhando durante 8 meses - não sei ajuda de pessoas bondosas
rsrs - e que agora atingiu maturidade suficiente para que eu chame de versão “final”.
Tac Writer é um assistente de escrita acadêmica baseado numa técnica que eu desenvolvi por 2 anos, chamada Técnica da Argumentação Contínua (daí o nome Tac). A função do aplicativo é ajudar as pessoas a escreverem de maneira mais compreensiva e organizada, separando cada parágrafo em etapas. Também conta com o temporizador Pomodoro (método de gerenciamento de foco do italiano Francesco Cirilo) para maior concentração nas sessões de escrita.
A interface é minimalista, sem cores e ícones chamativos, para evitar distrações.
No Tac Writer é possível usar três modelos de projetos diferentes:
- Ensaio Acadêmico - recomendado para Humanidades e Biologia;
- Ensaio LaTex - recomendado para área de Exatas (tem suporte a fórmulas e exportação em .tex);
- Ensaio T.I. - recomendado para quem precisa de suporte a blocos de código de programação (exporta para .md, além de .tex e .odt).
Além disso, é possível inserir imagens com legendas, tipos diferentes de títulos, citações com recuo, notas de rodapé e epígrafe. O app conta com corretor ortográfico, formatação de palavras e trechos selecionados, pesquisa por palavras (para melhor navegação), sincronização em nuvem com Dropbox, revisor de texto por IA (que usa sua api, te dando privacidade) e catálogo de referências, a fim de facilitar a inserção de autores nas citações.
É fácil de aprender a usar pois temos uma wiki muito robusta, com passo a passo, exemplos e imagens.
Feito em python + GTK 4, Tac Writer é um app de código aberto e gratuito, permitindo colaborações com mais agilidade e tonando-o mais acessível para quem não pode pagar por uma programa deste seguimento.
Temos um instalador “universal” feito em Go no site, ele detecta sua distro e faz a instalação do pacote nativo.
Estes são os requisitos mínimos:
SO: Ubuntu, Arch Linux, Fedora e seus derivados.
Python: 3.11+
GTK: 3.0+
libadwaita: 1.0+
Memória: 2GB RAM
CPU: 2 núcleos / 2 threads
Planos para o futuro:
- Versão para Windows (10 e 11);
- Versão para Mac.
Links para baixar, fuçar e contribuir (inclusive pagando um cafézin
)
Site oficial
Github