Criei um app de escrita acadêmica para brasileiros!

Olá pessoal! Peço licença para divulgar algo com vocês. Para quem não me conhece, meu nome é Narayan e sou uma entusiasta em Linux e jogos. Tenho um canal no Youtube chamado Nara Linux em que, ao longo de 5 anos, já testei mais 200 jogos no Linux, testei e colaborei com distros e apps.

Hoje gostaria de compartilhar com vocês um projeto que vim trabalhando durante 8 meses - não sei ajuda de pessoas bondosas :folded_hands: rsrs - e que agora atingiu maturidade suficiente para que eu chame de versão “final”.

Tac Writer é um assistente de escrita acadêmica baseado numa técnica que eu desenvolvi por 2 anos, chamada Técnica da Argumentação Contínua (daí o nome Tac). A função do aplicativo é ajudar as pessoas a escreverem de maneira mais compreensiva e organizada, separando cada parágrafo em etapas. Também conta com o temporizador Pomodoro (método de gerenciamento de foco do italiano Francesco Cirilo) para maior concentração nas sessões de escrita.
A interface é minimalista, sem cores e ícones chamativos, para evitar distrações.

No Tac Writer é possível usar três modelos de projetos diferentes:
- Ensaio Acadêmico - recomendado para Humanidades e Biologia;
- Ensaio LaTex - recomendado para área de Exatas (tem suporte a fórmulas e exportação em .tex);
- Ensaio T.I. - recomendado para quem precisa de suporte a blocos de código de programação (exporta para .md, além de .tex e .odt).

Além disso, é possível inserir imagens com legendas, tipos diferentes de títulos, citações com recuo, notas de rodapé e epígrafe. O app conta com corretor ortográfico, formatação de palavras e trechos selecionados, pesquisa por palavras (para melhor navegação), sincronização em nuvem com Dropbox, revisor de texto por IA (que usa sua api, te dando privacidade) e catálogo de referências, a fim de facilitar a inserção de autores nas citações.

É fácil de aprender a usar pois temos uma wiki muito robusta, com passo a passo, exemplos e imagens.

Feito em python + GTK 4, Tac Writer é um app de código aberto e gratuito, permitindo colaborações com mais agilidade e tonando-o mais acessível para quem não pode pagar por uma programa deste seguimento.

Temos um instalador “universal” feito em Go no site, ele detecta sua distro e faz a instalação do pacote nativo.

Estes são os requisitos mínimos:
SO: Ubuntu, Arch Linux, Fedora e seus derivados.
Python: 3.11+
GTK: 3.0+
libadwaita: 1.0+
Memória: 2GB RAM
CPU: 2 núcleos / 2 threads

Planos para o futuro:

• Versão para Windows (10 e 11);
  • Versão para Mac.

Links para baixar, fuçar e contribuir (inclusive pagando um cafézin :innocent:)
Site oficial
Github

46 curtidas

Caraca, que maravilhoso, a versão de windows seria também em gtk4?

1 curtida

Gente que honra temos aqui! Já assisti seu canal e fiquei seu fan de primeira, grande contribuidora do projeto Big Linux.

Seja bem vinda! :hugs:

3 curtidas

Talvez! Parece que GTK pode sofrer um pouquinho no Window pra integrar corretamente, mas vamos descobrir conforme criarmos. Jibreel al-Yahya é o programador que vai me ajudar com isso, então ele vai ter liberdade para alterar se achar necessário.

Obrigada :smiling_face_with_three_hearts:

2 curtidas

Divulgando entre os meus vários amigos acadêmicos.

2 curtidas

Sensacional! Adorei a ideia.
Atualmente estou fazendo uma pesquisa de iniciação científica na graduação, e vou precisar entregar o relatório em agosto. Como já fiz vários relatórios para disciplinas práticas, mas nada tão trabalhoso como o da pesquisa, vou conferir o app para ver onde consigo melhorar.
Meus parabéns pelo trabalho!

2 curtidas

Que bacana! Espero que ajude.

Bem legal o app!!!

Parabéns!!!

1 curtida

Muito legal! É tão bom ver aplicativos assim no linux!
Não sei se seria muito difícil, mas adoraria ver uma versão em flatpak.

1 curtida

Que bacana, parabéns. Escrevo muito, mas muito mesmo em LaTex. Até os meus slides (sou professor universitario) são em LaTex. Irei testar com certeza. Obrigado pela divulgação.

Ps: Ganhou um inscrito rsrsrsrs

1 curtida

vi o vídeo no ytb e já estava me preparando para divulgar seu trabalho. vejo que não foi preciso. sucesso. :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 curtida

Olá!

Eu acompanhei o desenvolvimento de perto!
Parabéns Narayan!!!

Abraço,

1 curtida

Depois da divulgação no meu canal, um rapaz entrou em contato, justamente querendo ajudar numa versão flatpak, então, quem sabe em breve.

3 curtidas

hehe, agredecida :folded_hands:

Uau, que bacana! Fico muito feliz que queira testar. o Tac Writer não compila LaTex ou código, mas permite a exportação no formato adequado para ser compilado por um programa que tenha essa função, como o teXstudio.

Massa demais!

Se tem uma coisa que me dá gosto de ver é trabalho de gente caprichosa, que faz bem feito o que se propõe. Vejam o site do tacwriter:

Dá prazer em ver, navegar no mesmo. Não importa o recurso que usou, mas o conceito e o trabalho resultante.

Acho que você deveria considerar uma versão para windows e, também, monetizar seu trabalho, que seria correto e justo. Cobrar por ele. Se o seu professor cobrava 350 pelo dele, por quê o seu não pode ter um preço?

Você pede doação por um tal de KoFi, que nunca ouvi falar. Mas, se for de fora, limita muito. Tem pix para doação ou paypal ou outra forma no Brasil?

2 curtidas

Estava assistindo ao vídeo em que você apresenta o software e fiquei encantado com o que ele é capaz de fazer.

E também como sou curioso, fui até o GitHub para ver o código e achei tudo muito bem estruturado. Até eu, que não sou programador em Python, consegui entender cada parte ao passar o olho.

Fiquei com a sensação de que você plantou uma sementinha que vai gerar grandes frutos. A interface ficou muito top, o código está excelente e a ideia foi fantástica — resolve uma dor real de muita gente. Além disso, todo o projeto, com site e tudo, está muito profissional.

Como sugestão para implementações futuras, talvez fosse interessante adicionar suporte a plugins… imagina as possibilidades que a galera vai inventar! :hugs:

3 curtidas

Versão para Windows e Mac vão sair mais pra frente, mas está nos planos, sim.

O ko-fi permite que o pagamento seja feito em BRL mesmo, através de do paypal ou diretamente por cartão de crédito. Mas acho que vale adicionar um pix, né? Talvez até uma imagem com QrCode.