Crash de navegadores no Linux

Recorrentemente venho ao fórum procurar ajuda para resolver os problemas que encontro no meu dia a dia como usuário iniciante no linux. Acho que por ter tido um pouco de azar com a máquina que adquiri, que veio com uma versão não LTS do Kubuntu que apresentava vários bugs (alguns severos me levavam à reiniciar a ḿáquina, falei um pouco sobre toda a situação neste tópico), e também pelo meu sistema não ser lá dos mais possantes (aqui nesse tópico que envolveu hardware e distros falei um pouco sobre ele), eu não ando tendo das melhores experiência com a plataforma no geral.

Dessa vez, depois de dar uma boa olhada em diversos fóruns e páginas da web e não encontrar nada, vim procurar ajuda para alguns problemas severos que estou tendo com os navegadores que utilizei até aqui. Crashes são recorrentes no mozilla (o programa é fechado subitamente e o Mozilla crash reporter aparece). Nos outros navegadores que utilizo/utilizei os chashes pesados não são tão recorrentes, porém mensagens de erro ao tentar navegar pela web são comuns. Abaixo algumas imagens das telas e mensagens de erro que aparecem pra mim, e um pouco dos seus contextos.

mozilla-crash-reporter

Essa tela de erro do Firefox está sendo exibida quando tento abrir o navegador. Quando consigo utilizá-lo, o crash ocorre depois de algum tempo de utilização. Ao tentar executar o programa pelo terminal, essa mensagem de erro é exibida:

ExceptionHandler::GenerateDump cloned child 7438
ExceptionHandler::SendContinueSignalToChild sent continue signal to child
ExceptionHandler::WaitForContinueSignal waiting for continue signal…
Sandbox: Unexpected EOF, op 1 flags 00 path /var/lib/flatpak/exports/share/themes/#/gtk-3.18/gtk.css

Por via das dúvidas tenho alguns outros navegadores instalados (Chrome, Brave e Chromium), e os três apresentam a mesma tela de erro durante a navegação (Deve ser algo relacionado aos três serem desenvolvidos sobre o mesmo “motor”) , porém, diferentemente do Firefox, eles iniciam normalmente e não fecham subitamente. De qualquer forma a navegação se torna impraticável. Abaixo, um print da mensagem de erro:

Pesquisei um pouco sobre esse erro “SIGSEGV” pela web e vi que se trata de um “erro de segmentação”, de baixo nível de programação, a maioria do pouco conteúdo que encontrei sobre ele estava em fóruns sobre programação, a partir disso já imagino que não seja um erro tão recorrente em navegadores. Eis uma definição deste que encontrei na Wikipédia:

SIGSEGV é um sinal conhecido por um processo informático emitido quando acontece uma referência inválida de memória

Uma variação dele também me ocorreu algumas vezes (já fiz um tópico sobre ele aqui no fórum, aqui). O código de erro era o “SIGILL”. Uma definição dele que encontrei neste tópico do fórum Qstack:

Significa que a CPU tentou executar uma instrução que não entendeu. Isso pode ser causado por corrupção, eu acho, ou talvez ele tenha sido compilado para a arquitetura errada (nesse caso, eu teria pensado que o O / S se recusaria a executar o executável)

Meu conhecimento sobre programação é básico e não consegui relacionar de forma alguma essa definição com os problemas apresentados pelos meus navegadores baseados no Chromium. Pelo menos o fato de que o erro é tratado pelo navegador e exibido pra mim já é algo animador, assim sei que posso buscar algum suporte.

É importantíssimo ressaltar que todos esses erros que apresentei ocorreram na minha utilização do Kubuntu 20.10 e o do Linux Mint Cinnamon 20.04. Oque já derruba a possibilidade de que o erro ocorra em uma distro específica. Isso também me deixa deveras preocupado pois começo pensar que talvez haja algum problema de hardware (Memória RAM), principalmente depois de ler por aí sobre as definições dos erros apresentados.

Pois bem meus amigos, peço perdão pelo post longo, nem sei como funciona a dinâmica do fórum quanto a extensão dos tópicos, porém usei oque julguei necessário pra falar sobre toda a minha situação, contextualizando tudo e fazendo link com outros tópicos que fiz. No mais, agradeço desde já pela ajuda, gostei bastante do fórum e por aqui senti realmente a “comunidade linux” de que tanto falam. Vocês são sensacionais! Vamos ver oque consigo aqui! :upside_down_face:

2 curtidas

Olá @Nicolas_Souza :wave:t2:

Signal of Segmentation Violation ou SIGSEGV é uma proteção programada para que o computador não crash geral e possa sofrer danos físicos. Quando um programa referência uma parte ruim da memória RAM, para o sistema não morrer este sinal SIGSEGV é emitido para indicar o cpu, “saia deste caminho”. Caso o contrário ele crash o sistema inteiro e/ou pode queimar.

Signal of Illegal Instuctions ou SIGILL também tem o mesmo propósito. Neste caso, quando os dados não são bem formados, os 0 e 1, causando o cpu crash, porque ele não “entendeu” oque fazer com estes 0 e 1 mau formados, mas vai ficar executando até queimar ou crash o sistema inteiro então o sinal SIGILL é emitido “Hey cpu sai daí senão você vai morrer”

Começo a suspeitar que pode ser problemas na RAM. Se você estiver usando o GRUB run o memtest86 para verificar as memórias RAM, ele pode levar tempo para concluir. Você consegue rodar ele quando ligar o pc e a tela GRUB aparecer, daí você escolhe memtest vai estar algo assim.

Eu também amo este Fórum, realmente sensacional! Aprendi e aprendo muito aqui! :laughing:

Edited: O CPU faz oque mandarmos, mesmo que ela vá morrer. Os Programadores da época já criaram saídas… Crash é algo “bom” é uma saída de um problema que não foi programado para ser corrigido e/ou evitado, problema não tem resolução… Para o CPU não ficar processando algo que não tem resolução e acabar queimando, estes crash entram para previnir a perda fisica. Kernel Panic, Blue Screen of Death etc… Ou seja, o CPU precisa da intervenção humana para mostrar(programar) a ele o certo a fazer. Edited/

:pray:t2:

2 curtidas

Sensacional sua explicação. E preocupante pra mim. Realizando essa verificação quais só os resultados possíveis? Amplos demais?

1 curtida

:thinking: Bom dai vai depender, eu quando fazia estes tipos de testes no meu antigo serviço, eu testava 1 pente de memória RAM de cada vez, levava uns 40 minutos… Vamos supor que só 1 pente está com problemas então eu descartava ele, pedia um novo para a central, mas não inutilizava a máquina de continuar a trabalhar.

As vezes eu penso que o computador é um “Super Bebe Obediente” Super Rápido, faz milhões de coisas ao mesmo tempo, obedece em tudo mesmo que ele vá para a morte :joy: Ainda bem que os programadores da época e os atuais vivem criando areas de escapes.

1 curtida

Vou fazer os testes. Por sorte o computador ainda está na garantia. Muito interessante seu raciocínio :joy: Realmente é uma máquina formidável, deve ser bem tratada e mantida. Sorte de pessoas como eu existirem gente como você com um conhecimento tão avançado.

Acho que seria extremamente válido você fazer algum artigo sobre o assunto e publicar em algum portal, falando um pouco sobre a ocorrência desses erros nos navegadores. A web tá carente demais de conteúdo em português sobre eles. (Se bem que esse tópico agora fica referenciado nos buscadores).

2 curtidas

@Nicolas_Souza :smile:
Eu fico muito feliz e agradecido por estas gentis palavras. Isso nos dá incentivo para continuar evoluindo.

“Every Horse needs a Carrot, Every Mouse a piece of Cheese…” Incentivo! Todos os seres vivos precisam de Incentivo para realizar suas tarefas.
Todos nós somos inteligentes, cada um com seu próprio foco. Na verdade a sorte nossa é que todos nós Aprendemos juntos.

Quando puder nos mostrar os resultados do mentest. O computador está na garantia então é raro ser problemas de RAM mas elas podem existir. Então dependendo do resultado você pode levar na loja que comprou o computador, como prova de RAM defeituosa.

2 curtidas