Problemas gerais no Kubuntu 20.10

Comprei um computador com o Kubuntu 20.10 pré instalado. Não aguento mais. O sistema tem vários crashes severos em que é preciso fazer a reinicialização. Os navegadores não funcionam de forma adequada e recorrentemente dão crash geral e fecham automaticamente.

Resumindo: Eu não consigo fazer
Uso contínuo do computador. Não tenho produtividade alguma. Raramente consigo fazer uso da máquina imediatamente após ligar pois ela trava e tenho que reiniciar até que está resolva por livre e espontânea vontade funcionar. Navegar na internet é uma atividade quase inexistente.

O pior é que gosto da proposta do Linux em si principalmente a parte de personalização e não queria migrar novamente pro Windows. Mas não me resta opção.

Nicolas, diz aí a configuração da tua máquina que podemos te ajudar a escolher outra distro que não tenha esses problemas… pela descrição, parece que te falta memória RAM, mas pode ser mais coisa… bora tentar, dar mais uma chance pro Linux, todo mundo merece uma segunda chance

1 curtida

O Kubuntu 20.10 não é uma LTS e pode apresentar bugs, aconselho instalar o Kubuntu 20.04.

https://kubuntu.org/getkubuntu/

3 curtidas

Segue a ideia do amigo, e LTS é uma versão que está estável.

Caso você tenha problemas com o Plasma, recomendo você tentar outros ubuntus como o Ubuntu MATE por exemplo.

Cara, Já vi Ubuntu rodar em verdadeiros dinossauros. Não creio que seja o problema!

Não deixa de ser… 4 GB de RAM, Celeron e Plasma são uma mistura explosiva (brinks! Hehehehe)
Minha sugestão - instalar uma distro mais leve aí; Manjaro com XFCE, Xubuntu, Linux Mint Mate ou XFCE, Zorin OS Lite. Vai rodar mais liso, pedir menos CPU e RAM (o Plasma come pouca CPU mas muita RAM). E se certificar que há swap instalada, pq sem swap, na hora que a RAM lota, dá pau

2 curtidas

O que me espanta é uma fabricante me enviar um computador com um SO que não possui suporte a longo prazo pré-instalado! :roll_eyes:

3 curtidas

No caso, com outra interface gráfica? Entendi

Exatamente, algo mais leve… deixei as sugestões, experimente-as no Distrotube, elas rodam online

1 curtida

Olá @Nicolas_Souza tudo bem contigo?

Fui dar uma pesquisada e me parece que esse hardware já é bastante antigo. Essa é uma máquina “recuperada”, quero dizer, máquinas que foram consertadas e postas à venda novamente?

Um hipótese é rodar o sistema via live pendrive um pouco e ver se ele fica mais estável, se continuar travando, sugiro fazer um checkup físico.

:vulcan_salute:

Swap instalada! Cara, faz bastante sentido, porém o que percebo é que o sistema não está apresentando um funcionamento muito engasgado. Isso deveria ser recorrente pelo menos antes de um crash total, não? Os erros fatais acontecem do nada, não ocorrendo nada de anormal antes. Inclusive agora tô com o Dolphin, Terminal, Firefox e Spotify e um clinete de torrent aberto, e tô achando o funcionamento liso. Abaixo aí uma screenshot do meu widget de monitoramento de hardware:

widget

Em repouso a CPU chega abaixo dos 25%.

1 curtida

De swap tá ótimo… melhorou?

1 curtida

Se foi, não tava explícito no anúncio no momento da compra. Eis aqui ele: https://www.americanas.com.br/produto/2386945022.

No momento o firefox tá estável, algumas abas fecharam bruscamente mas nada que me atrapalhou tanto como em outros momentos. Tenho a sensação de que a instabilidade ocorre ocorre com mais afinco na inicialização… É meu diagnóstico do momento.

Sinceramente? Aproveitando que a instalação aí é recente, eu escolheria uma distro mais leve - e ou LTS ou rolling release. Esse 20.10 em breve morre

1 curtida

Certo. Brigadão meu querido!

1 curtida

É pessoal, não teve muito oque fazer não. Vou migrar pro windows temporariamente porque estou precisando urgentemente de um sistema estável. Mas posteriormente vou retornar.

Seu problema em 5 caracteres, Versões dos *ubuntu* que terminam em .10 ou começãm com um número impar são versões experimentais

Se quiser testar o KDE, use o KDE NEON ou Kubuntu mesmo, porém nos moldes:

aa.mm

Onde aa (ano) é um numero par e mm (mês) é 04, exemplos até o ano de 2046:

20.04 (Não use em 2022)
22.04
24.04
26.04
28.04
30.04
32.04
34.04
36.04
38.04
40.04
42.04
44.04
46.04

1 curtida