COSMIC, uma nova forma de usar o Pop!_OS!

Fizeram oq eu sempre quis fazer, montar uma interface baseada no Gnome com o workflow focado no uso de mouse e teclado. São as mesmas modificações que faço toda vez ao instalar alguma distro com Gnome kkkk

1 curtida

Uma dúvida

Isto é cómico ou cósmico?

Olá!
Foi anunciado em que data do mês de Junho seria lançado o Cosmic do Pop!_OS?

1 curtida

Olá @DanSilva, através do twitter a System76 anunciou que o lançamento ocorreria neste mês, mas não deu uma data precisa. Considerando que alguns atrás foi oficialmente lançado o primeiro beta do 21.04, podemos assumir que o lançamento não está muito longe.

:vulcan_salute:

3 curtidas

System76 indo pelo mesmo caminho da Canonical.

1 curtida

Cadê o Cosmic galera?

Hoje já é dia 28/06 :grinning_face_with_smiling_eyes:

Ansioso!

Olá. Que extensão é essa que fiz informações de memória, processador, temperatura…?

Valeu.

Acho que é a Vitals - GNOME Shell Extensions

4 curtidas

Na minha opinião essa é a melhor extensão do GNOME, seguida do Unite - GNOME Shell Extensions .

2 curtidas

Por isso que é importante que as pessoas não critiquem antes de usar.

Eu realmente estou impressionado com o Pop!_OS e com o COSMIC, tanto que estou utilizando ele em minha máquina de produção depois de usar o Fedora desde a versão 30.

Estou utilizando o Pop!_OS por mérito da System76, porque mesmo que o Fedora seja o meu sistema operacional de escolha, eu quero participar da história do Pop!_OS e quero acompanhar o que pode ser a consolidação da nova face do Linux Desktop.

Talvez, caso eu tenho tempo, eu faça um artigo sobre o Pop!_OS COSMIC para o fórum, não só abordando o projeto como software, mas outras coisas que envolvem o mesmo.

3 curtidas

É a Vitals, como o colega já apontou. Não fico sem. :slight_smile:

O COSMIC é um show. Não só por apresentar uma coesão visual muito bem feita, mas também por dar ao usuário, logo no início da utilização do sistema, a opção de usar ou não a dock, e ainda customizá-la. Grande parte do público do GNOME acaba adotando uma dock e ter essa opção, sem a necessidade de instalar extensões, já é algo bem bacana.

A System76 é uma das empresas que mais tem trazido elementos interessantes para a utilização do GNOME e do universo .deb. O gerenciamento de janelas e energia do Pop!_OS são pontos também muito legais. Deu até vontade de voltar a usar, rs.

1 curtida

Não sei se só eu percebi que o upgrade para o COSMIC fez com que o shell ficasse pesando com o sistema rodando poucas coisas, do tipo que depois de fechar praticamente tudo que usei no workflow o sistema ficar com dificuldades até em rolar o efeito sanfona dos botões de wifi, desligar e afins. O GNOME já teve essa bronca no passado. Abri o monitor de recursos e percebi que alguns processos do gnome tavam batendo 100% em background com nenhum app aberto. Aí quando reinicio o gnome tudo volta ao normal. Alguém sabe o que fazer?

Descobri o que tava causando algum problema no gnome… Era um programa que carregava na inicialização, o Hardware Sensors Indicator. Ele já tava na instalação anterior e pela sugestão da galera aqui do fórum usei a extensão vitals, bem melhor.

1 curtida

Eu fiquei um pouco receoso sobre a release 21.04, então decidi esperar um pouco antes de instalar. Mas cara, eu não sabia o que estava perdendo. Todas as customizações que eu geralmente faço no meu GNOME são agora padrões no Pop, além dos outros benefícios já conhecidos como facilidade de configuração de jogos.

Fora isso, o Pop e o Solus são as duas únicas distribuições nas quais eu não altero o tema.

3 curtidas

Quando que sai o 21.10 ?

Vai sair tipo o Gnome 40? Com os espaços de trabalho na horizontal?

Não, isso é uma certeza. Basicamente, System76, empresa responsável pelo Pop!_OS, não gostou do novo visual.

Não, vai ser um Gnome 40 modificado com uma extensão para deixar os workspaces na vertical novamente, precisamente a Vertical Overview, já a data, pelo que eu sei, ainda não foi divulgada. Download da ISO Beta.