21.06, né? hahaha
Por que? Não entendi
Sim rs, tem razão
Na verdade hoje eu nem vejo o menu de aplicativos, falei com o Celular e por fazer no automático nem testei antes de postar rs
hoje uso a hot corner ou a tecla super pra abrir o overview e digito direto o nome do app, (não tenho paciência de ficar procurando ícone) e nessa mesma overview já aparecem os workspaces.
acho que pra mim essa mudança nem vai fazer diferença se der pra voltar a função do atalho da super abrir esse overview
Eu passei quase um ano inteirinho usando o Ubuntu no meu dia a dia. Depois resolvi experimentar o Pop!_OS. Agora o Ubuntu ficou parecendo, para mim, um “beta” do Pop_OS. O Pop tem as qualidades, mas sem os defeitos. Parece um produto mais refinado, realmente finalizado.
Tenho uma sugestão/necessidade. Agora que a tecla Super abre o launcher que pode fazer cálculos matemáticos simples, seria muito bom se tivesse também um dicionário e/ou tradutor. Abraço
Mais um desperdício de tempo e dinheiro se desviando do upstream.
System76 deveria pegar alguns desenvolvedores e colocar para trabalharem direto no Gnome, virando mantenedores e assim, eles podem ajudar e dar a visão deles no projeto.
Se tivessem feito isso, já teríamos o Pop-Shell no Gnome como padrão.
Ah sim, legal, é, então isso não muda ![]()
Na verdade até apresentam, o Telegram usa inclusive, o problema é que é um trabalho muuuuuito grande implementar em ambientes não GTK e depender do DBus
Não é assim que as coisas funcionam, Gnome não é tipo, uma empresa que dita as coisas. Se quem diverge quer mudanças, tem que fazer as mudanças acontecerem e isso em projetos open source significa botar a mão na massa, virarem mantenedores do projeto.
Hoje em dia quem meio que dita as coisas no Gnome é a Red Hat, porque ela coloca empregados dela para trabalharem no projeto, logo, se a System76 quer mudar algo ela tem que fazer o mesmo.
É a mesma coisa que rola no kernel, tanto Microsoft quanto Google fazem bastante mudanças no kernel, justamente porque eles contribuem bastante para o desenvolvimento do kernel do Linux.
Grande questão, pop encaminhando um novo de?
Olá @anon8037863 tudo beleza?
Na prática, não é bem assim “estou pagando então vão fazer o que eu quero”, a Endless é uma das empresas que mais financia profissionais para o GNOME e veja o quanto a interface deles é diferente do upstream. É claro que ter uma proximidade ajuda a negociar muita coisa. Mas em projetos muito grandes como o GNOME/KDE em que existe um conselho, mesa diretora, etc… não é tão simples assim impor uma única vontade.
O que ocorre no kernel demonstra exatamente como essa empresas influenciam “até certo ponto” apenas, se elas querem recursos específicos no kernel, elas têm que pagar um profissional (ou equipe) para desenvolver isso e enviar upstream. Sendo que essas mudanças podem ou não ser aceitas pelo mantenedor.
Essa discussão foge um pouco a este tópico, mas é interessante esclarecer. Se houver interesse em estender a discussão, sugiro criarmos outro tópico.
![]()
Parece ser só um shell alternativo
Em um vídeo que acabei de assistir no youtube o cara lá ensina a atualizar (mais não recomendado no momento pois a versão 21.04 é alfa ainda ) o pop os para a proxima versão e mostra com mais detalhe como é a interface COSMIC do proximo pop os, o comando é sudo pop-upgrade release upgrade -f. Segue abaixo o vídeo:
eu testei a versão 21.04 do POP! OS em maquina virtual aqui, e posso dizer que tá muito bom para um produto que ainda está no inicio do desenvolvimento, eu não senti nenhum bug, tá rápido (e só usei 4gb de memoria ram), dá para configurar a dock para ela ficar menor sem tomar a parte de baixo toda, dá para mudar de posição o relógio que fica ao centro para a esquerda ou direita, dá para ativa o botão de workstation colocar as workstations para abrir ou na direita ou na esquerda, gostei tbm da função que abre uma especie de spotlight para pesquisa de programas ou outros na dock, tá bem rápido para abrir o estante de aplicativos, ah também dá para desativar o botão de atividade assim como o de workstation, e eu acho que eles poderiam acrescentar um menu global para abrir na barra superior, pois desativando o botão de workstation e activities e colocando o relogio na direita a barra superior fica limpa e dá para bota o menu global e também fazer os botões de maximiza/minimizar/fechar se aclopar na barra superior, isso faria ganhar mais espaço na area de trabalho. Mas a minha curta experiencia já me deixou animado e feliz.
Bom, um medo meu era de que a System76 estivesse inventando a roda também, mas pelo visto, o COSMIC é apenas cosmético mesmo, tanto que disseram que ele também rodará no Gnome 40, mas na versão 21.10.
o COSMIC é tipo um produto Ivone do todo mundo odeia o Chris
Eu to muito ansioso, provavelmente vai ser a minha volta para o mundo “apt”, tomara que a interface corresponda as minhas expectativas e de todos que estão esperando
Versão Beta Testing do Pop!_OS 21.04 lançada.

Não vou criticar sem usar, mas parece ser só mais uma modificação do GNOME Shell, o que não é muito diferente do que o Zorin já faz, com a diferença que não parece ser tão belo quanto.