https://blog.system76.com/post/655369428109869056/popos-2104-a-release-of-cosmic-proportions
Oi Dan, você fez o update para a versão, ou instalou do zero?
Estou baixando num computador de testes, mas pelo que estou vendo no reddit deles, o COSMIC chegou causando mixed feelings. Geralmente os descontentes gritam mais alto que os contentes, mas acho que, se quiserem agradar o povo, alguns detalhes vão precisar mudar.
Olá Dio.
Eu já estava utilizando a versão 20.04 LTS desde o início do mês pois gostei bastante dele para as tarefas que faço aqui no provedor de internet da minha cidade onde trabalho atualmente, e por isso estava bem ansioso para testar o Cosmic, por não ter testado no Beta.
Então ontem a noite vi no Insta da System76 que já estava disponível a versão 21.04 e atualizei hoje de manhã, visto que todas as minhas ferramentas de trabalho já estavam instaladas e configuradas para a minha utilização do dia-a-dia .
Confesso que já uso o Pop!_OS a algum tempo e estou estranhando um pouco a aparência que o Cosmic trouxe, porém acredito que tudo novo requer um tempo para acostumar, então… Vamos ver no que da.
Acabei de instalar no VirtualBox. Bem liso que tá rodando (ofertei 4c e 6gb de memória). Interface linda de mais
Sim, também gostei bastante. Mas sinto que o Gnome 40 me parece um pouquito mais agradável
Porém no meu trabalho não consegui arrumar as ferramentas que preciso utilizando o Fedora 34, então… Vamos de Pop!_OS (por enquanto hehe).
Instalei numa VM ontem a noite e está rodando legal, com 2GB de memória. Ele está bem bonito como sempre. Não o uso normalmente, então minha opinião não vale muita coisa, mas não notei tanta diferença na interface.
Alguém sabe se tem como implementar o esquema de tilling do Pop no Ubuntu?
A extensão está no Github, precisaria compilar. Mas no Forum Manjaro as reclamações para portar são muitas, tão que o Pop Shell não tem vindo mais nas ISOs com Gnome
Gambiarra é sempre gambiarra.
RTA, mais rexpeito
Adaptação é sempre adaptação.
Tenho até vontade de testar, mas meu hardware é limitado e meu KDE Neon 5.22 tá indo super bem, obrigado. Entretanto torço para ser uma distro de sucesso, pelo compromisso da System76 em oferecer algo bom aos seus clientes e usuários.
Instalei numa VM com Ubuntu que eu tenho aqui e foi muito bem.
Inclusive olha o que eu vi no final dessa página:
" For Manjaro: Pop Shell is already installed by default on the Manjaro GNOME edition but it needs to be enabled in the Extenstions application."
Uso KDE Neon, é excelente.
Não curti, Não achei aonde coloca pra ficar com o padrão do gnome quando pressiona o Super, enquanto no gnome aparecia junto as 3 opções, workspaces, aplicativos abertos, e a pesquisa de apps, no cosmic só dava pra escolher uma delas(?).
puts, uso esse atalho pra tudo também
Tecnicamente, o super, que agora por padrão abre o launcher faz isso tbm, lança apps e permite que você mude entre eles.
Mas você pode voltar a usar o desktop como era antes, eles deixaram bem modularizado, abre o app de extensões e desliga o COSMIC Desktop, pronto, igual a versão 20.10 ou 20.04.
Fiz algumas modificações para meu uso particular, mas ainda estou sentindo um pouco de dificuldade para utilizar, mesmo modificando a função da tecla “Super” e mudando algumas coisas que eu preciso pra trabalhar.
Meu problema tem sido mais a parte de multimonitor. Não estou conseguindo conciliar as tarefas bem pois a janela que abre quando vamos explorar o diretório para salvar um novo download fica entre os dois monitores (isso incomoda muito ). Ah, a janela de explorar o diretório para fazer upload de um arquivo também está assim
. Não me recordo de ter esse problema na versão 20.04LTS que eu estava usando. Mas como eu havia falado anteriormente, tudo novo causa “estranheza” de alguma forma.
Outro ponto que tenho a relatar é o grande espaço que fica entre a doc e a janela aberta. Já diminuí o tamanho da doc, mas quando diminui demais os ícones ficam com uma aparência estranha e meio desagradável (sou meio chato com a parte de aparência):
Bom, existem outras coisas que me deixaram um pouco desconfortável como ter que escolher entre a função da tecla “Super” alternando entre abrir o laucher, aplicativos ou os workspaces (antes eu simplesmente abria os workspaces e se eu começasse apenas a digitar ele já trazia a função do laucher).
Enfim, ainda não sei o que dizer. Ainda me sinto confuso com tudo isso.
Será que a System76 um dia liberaria a opção de quem sabe talvez usar o Gnome 40 no Pop!_OS?
Seguimos com os trabalhos e com os testes.
Um bom dia à todos!
Funcionou para mim, inclusive resolveu todos os problemas que eu citei acima .