Mude a configuração da dock para que ela se esconda de forma inteligente — em contato com alguma janela.
Após testar o produto final, tenho que dizer que eu realmente gostei da proposta. O COSMIC acaba atendendo os mais diferentes usuários. A System76 realmente fez um ótimo trabalho e necessário, diga-se de passagem. Ainda tem o que melhorar, mas para um começo, está ótimo.
Lembro de estar dizendo em 2019 o quanto a System76 e o Pop!_OS poderia mudar a cena do Linux Desktop, fiz até mesmo um artigo no fórum com o intuito de deixar as pessoas por dentro do projeto, mas não fazia mínima ideia do que se tornaria.
Acredito que estamos perto do momento em que poderemos começar a “pintar” o Pop!_OS como a cara do Linux Desktop.
Acho que o espaço entre a dock e a janela é ditado pela extensão Pop Shell, mudando o tamanho dos gaps, acho que muda ali também.
Eu também estou com mixed feelings quanto a isso, não é por ser ruim ou bom, é por mudar algo que estamos habituados simplesmente. Mas launcher abre e alterna entre os apps, e se vc pressionar Super+D agora ele mostra os desktops.
Uma coisa que da pra fazer, ao menos é assim que eu costumo usar a 20.04 LTS, é configurar para o launcher abrir com Super+Space e fazer com que a Super abre somente os espaços de trabalho.
Normal de algo novo
A próxima versão virá com GNOME 40 (ou superior), e do mesmo jeito que você desliga o COSMIC hoje para usar o GNOME 3.38 normal, é plausível de supor que teremos isso também quando o GNOME 40 chegar na distro, a menos que eles façam mais alterações profundas no sistema
Sinceramente, ao menos para mim, não deixa de ser um GNOME um pouco mexido. Nada de muito relevante. O ponto forte da System76 é sem sombra de dúvida o hardware. Bem feito e moderno. Se eu pudesse adquirir, compraria e retirava o PopOS na sequência. Colocaria o Void ou o Arch Linux, um dos dois.
Acabei de instalar. A única coisa “desconfortável” que achei foi justamente eles terem mudado a função da tecla super e não permitir que reconfiguremos o comportamento da tecla pelos atalhos do teclado. De qualquer forma, abrindo o Launcher ainda assim dá para visualizar os apps abertos e trocar entre eles da mesma forma que antes, então nem vou ligar muito, é só questão de 1 ou 2 dias e já acostuma. Fora isso, gostei muito de poder colocar a dock pra baixo sem extensão, mas não vi grandes diferenças no visual além disso.
Eu fiz o update sem querer, infelizmente.
Tive problemas por falta de espaço no / e por isso precisei flashar um pendrive com 21.04 e fazer uma refresh install.
Sobre o cosmic, ainda tá um pouco cruo eu acredito.
Mudei o comportamento do super para abrir minha aplicações, e uso dois hot corners que me ajudam a lidar com o resto, mas é notavel o erro ao retirar a barra de pesquisa da overview.
Eu costumo abrir as areas de trabalho, me mover para que desejo utilizar e começo a digitar o nome do app que quero abrir, mas como eles retiraram isso preciso agora de clicar o super para ai sim iniciar um app.
Se a intenção era reduzir o uso de extensões e melhorar compatibilidade, acho que no meu caso acabou acontecendo o contrário. E mesmo com isso sinto que estou perdendo função.
Como ponto positivo, acho que os novos gestos com touchpad são sensacionais e modernizam o uso, mas já estou ansioso por updates que melhorem o uso.
Concordo. Entendo que o objetivo era priorizar o aplicativo de busca que eles criaram, mas o problema é que o sistema de buscas do GNOME não serve para simplesmente procurar por aplicativos, mas sim para navegar por TODO o sistema, assim como permite que o usuário tenha controle sobre essas pesquisas.
Se a System76 realmente quer priorizar o seu aplicativo de busca, é ESSENCIAL que eles implementem o Launcher como um front-end para o sistema de buscas do GNOME, substituindo a atual barra de pesquisa como meio de interação entre o usuário e o sistema de pesquisa. É a escolha mais inteligente, eficiente e elegante.
Opa, você perder as configs, personalizacões e programas? ou o upgrade mantém tudo?
Olá amigo, no meu caso eu consegui manter tudo que estava antes da atualização.
Atualizei hoje, to sentindo falta disso. usava bastante. abria arquivos só digitando na busca, era bem rápido.
EDIT
se digitar ‘file’ antes do nome do arquivo, ele busca por arquivos.
se pesquisar por “?” ele da umas dicas
Olá para todos.
Bem, eu não gostei. A dock deu uma “bugada” comigo. Ela não estava aparecendo automaticamente, mesmo colocado como inteligente e tal. Se eu mudar ela de lugar, fica com os cantos quadrados, como se fosse editar.
Para mim, o Fedora com Gnome 40 me parece ser melhor. Falta so o Tilling que ainda não é compatível com o Gnome 40.
Vou esperar o Pop!_OS com o novo gnome. Talvez venha melhor.
Eu uso o POP_OS já vai fazer uns 6 meses e tbm não curti esse Cosmic, muita coisa não faz sentido.
Qual sentido de separar Atividade de Aplicativos? Invés de eu poder fazer tudo em uma mesma área agora tenho que ficar pulando de um pra outro. Fora outras coisas menores que também achei muito mal pensadas.
Continuo no POP_OS mas com o cosmic desativado, só não saí do sistema pq esse esquema de Tilling pra mim ficou sensacional, a única distro que soube implementar isso decentemente, ficando bem próxima a um I3W sem ser necessariamente o próprio I3W.
Ao meu ver, faz sentido para aqueles que não estão acostumados com o Atividades padrão do GNOME ou nunca se prostaram a utilizar múltiplas áreas de trabalho, tanto que Aplicativos e Workspaces são duas coisas diferentes em todas as outras plataformas que posso nomear. Acredito que a System76 possa estar tentando se adaptar ao mercado, mas como alguns já sabem, o mais comum nem sempre é o melhor e nesse caso, o workflow padrão do GNOME é tecnicamente superior.
muito bugado.
Mas ao meu ver faz parte do amadurecimento da empresa. Acredito que com o feedback dos usuários eles talvez até acelerem com o novo gnome.
Fizeram tanto alarde em cima dessa Hype do Pop, pra no final virar piada ateh nos canais estrangeiros. Realmente a System76 estava "aprontando alguma ***** " rss
Não julgue o livro pela capa, pelas imagens, achei o cosmic interessante até eu instalar o sistema em uma VM e me deparar com um frankenstein, pelo menos, da para voltar no Gnome default.
Idem. E eu nem desinstalei. Como eu uso por hobby, e as coisas do meu trabalho e também da escola ficam no Windows, devo entrar no meu Solus uma vez por mês só para matar a saudade. Aqui no fórum também, que já foi parte do meu dia-a-dia, estou entrando raramente. Uma mistura de falta de tempo e não ter com o que interagir, mesmo.
Achei muito estranho esse COSMIC, parece meio que uma “gambiarra” para oferecer 500 experiências padrão e na verdade nenhuma é entregada satisfatoriamente. Eu usaria com a extensão desativada, já que em um GNOME temos esta simples opção.