O problema voltou a aparecer esses dias e eu tentando resolvê-lo notei que o cooler ao ligar o PC funciona, porém ao ir para a tela de BIOS ou dar boot no sistema ele para… o que pode ser isto?
Att2: Percebi que o cooler só funciona quando ele chega a determinada temperatura, fiz um teste de stress com o stress-ng e sempre que coloca uma carga sobre o processador o cooler passa a funcionar, teria como fazer com que o cooler sempre permaneça ligado? Meu aparelho é um SAMSUNG E20 e nas configurações da BIOS não tem alguma opção de configurar isso.
@Deleterium psé, tive que me contentar com ele assim mesmo, sinceramente ele anda sempre na tomada, preferiria que o cooler sempre funcionasse. Mas… deixa quieto, ainda pensei em comprar um desses suportes para notebook com cooler, porém o gasto não vale a pena, fiz um suportezinho com prendedor e portanto fica a uma alturazinha do nível da mesa pra melhorar a refrigeração.
@TiagoCardoso nop, não tem como controlar pela BIOS.
Basta vc remover uns dos fios do socket e isolar…
Agora qual fio só vc testando pq isso varia de modelo e de cooler pra cooler
No meu Lenovo G475 que eu me lembre foi o fio amarelo, faz uns 2 anos que fiz isso
Com um multímetro vc mede os terminais na board… o que der cerca de 3v vc remove e isola (nao precisa cortar o fio, só desencaixar do socket com uma agulha nas travas)
Olá, eu fiz isso Fabio no meu cooler do G470, medi com o multímetro o fio amarelo deu 3V e removi mas não obtive um resultado que eu queria que era deixar ele sempre ligado, o cooler é de 4 fios (preto, marrom, vermelho e amarelo) deixei só 3 ligados mas ele continua girando segundos e para isso em loop, não tem constância.
Meu note esta com problemas de super aquecimento, e o cooler desse jeito só contribui pra esse problema