To fazendo esse relato pra ajudar talvez alguém que tenha esse mesmo problema que eu tive.
Começa pela oferta muito boa da xCloud de jogar sem precisar ter um computador potente e realmente é muito bom o serviço com o detalhe que precisa de um Controle pra jogar, o que não era problema porque eu tinha aqueles bem genéricos que um dia custaram uns 30-40 reais.
Quando eu tentei pela primeira vez jogar na xCloud vi que não estava funcionando e fiz uma compra de um controle novo de xbox com Wireless pra conseguir jogar de fato, porque deduzi que não funcionava por conta do controle ser supostamente genérico ( e foi um investimento relativamente alto porque eu preferi por conta ir atrás de um controle original mesmo, sempre gostei dos controles do xbox ).
Cheguei do trabalho com o novo controle em mãos e comecei fazer os testes, sem sucesso porque estava da mesma forma que o antigo controle. Ele funcionava no sistema sem problemas ( estava usando o pop_os ), reconhecia pelas interfaces de controles que baixei por recomendação dos tutoriais da internet e todos estavam normais menos dentro do navegador.
Então sai me aventurando pela web e modificando vários arquivos pra no final terminar em pizza e é isso ai. Eu formatei meu computador ( tava com vontade de qualquer forma ) coloquei o manjaro, instalei o driver do controle xboxdrv e nada de funcionar.
Então em uma simples conversa do Reddit que uns moços estrangeiros estavam batendo um papo sobre controles, casualmente o cara diz que teve problemas porque o navegador não estava habilitado por padrão ( empacotado via flatpak ) para ler os dispositivos em /run/udev/, e eu que estava bem cansado ja de fuçar e nada fiz o ajuste do meu Chromium com o Flatseal ( editor de permissões de flatpaks ) e resolveu o meu problema.
Sendo bem sincero, eu tenho 99% de certeza que se tivesse encontrado algo do tipo poderia nem ter formatado muito provavelmente, mas eu to fazendo esse relato para algum desavisado caso tenha o mesmo problema que eu.
Vi uma galera culpando o pinguim por conta desse tipo de ocorrência mesmo ele funcionando corretamente, mas faz parte. Não sei muito o conceito técnico de porque o acesso em /run/udev estar desabilitado/sem permissão, pode ser algo por segurança e acho recomendável entender melhor o processo antes de fazer ( ressaltando que fiz em um pc recém formatado e sem nada de importante ).
Abraço e boa noite pra piazada.