Controle Wireless sem Acesso ao Navegador / Controle Wireles Não Funciona na xCloud

To fazendo esse relato pra ajudar talvez alguém que tenha esse mesmo problema que eu tive.

Começa pela oferta muito boa da xCloud de jogar sem precisar ter um computador potente e realmente é muito bom o serviço com o detalhe que precisa de um Controle pra jogar, o que não era problema porque eu tinha aqueles bem genéricos que um dia custaram uns 30-40 reais.

Quando eu tentei pela primeira vez jogar na xCloud vi que não estava funcionando e fiz uma compra de um controle novo de xbox com Wireless pra conseguir jogar de fato, porque deduzi que não funcionava por conta do controle ser supostamente genérico ( e foi um investimento relativamente alto porque eu preferi por conta ir atrás de um controle original mesmo, sempre gostei dos controles do xbox ).

Cheguei do trabalho com o novo controle em mãos e comecei fazer os testes, sem sucesso porque estava da mesma forma que o antigo controle. Ele funcionava no sistema sem problemas ( estava usando o pop_os ), reconhecia pelas interfaces de controles que baixei por recomendação dos tutoriais da internet e todos estavam normais menos dentro do navegador.

Então sai me aventurando pela web e modificando vários arquivos pra no final terminar em pizza e é isso ai. Eu formatei meu computador ( tava com vontade de qualquer forma ) coloquei o manjaro, instalei o driver do controle xboxdrv e nada de funcionar.

Então em uma simples conversa do Reddit que uns moços estrangeiros estavam batendo um papo sobre controles, casualmente o cara diz que teve problemas porque o navegador não estava habilitado por padrão ( empacotado via flatpak ) para ler os dispositivos em /run/udev/, e eu que estava bem cansado ja de fuçar e nada fiz o ajuste do meu Chromium com o Flatseal ( editor de permissões de flatpaks ) e resolveu o meu problema.

Sendo bem sincero, eu tenho 99% de certeza que se tivesse encontrado algo do tipo poderia nem ter formatado muito provavelmente, mas eu to fazendo esse relato para algum desavisado caso tenha o mesmo problema que eu.

Vi uma galera culpando o pinguim por conta desse tipo de ocorrência mesmo ele funcionando corretamente, mas faz parte. Não sei muito o conceito técnico de porque o acesso em /run/udev estar desabilitado/sem permissão, pode ser algo por segurança e acho recomendável entender melhor o processo antes de fazer ( ressaltando que fiz em um pc recém formatado e sem nada de importante ).

Abraço e boa noite pra piazada.

Olá :vulcan_salute:

Recomendo você dar uma olhada nesse post aqui.

Pelo que parece é possível usar o XCloud talvez apenas no Edge, e daí você dá o comando do post.
Se o seu controle estiver sendo reconhecido corretamente pelo sistema é só dar esse passo para funcionar.

1 curtida

Eu tive esse mesmo problema usando o XCloud no Linux. Eu estava usando no Edge e não reconheceu o Controle, Porém,troquei de navegador, Usando o Brave, o controle foi reconhecido e os jogos rodaram normalmente. Caso possa, recomendo tentar usar outro navegador para verificar se o problema persiste