Existe algum forma de burlar a exigência do Windows de ter no mínimo dois núcleos? Tenho um notebook para trabalho onde tem apenas dois núcleos, porem win11 esta pesando e travando, me pergunto se usar uma distro mais leve em uma das CPUs e winboat para que possa rodas meus programas de Windows não poderia ser uma experiencia melhor, tendo em visa que prefiro usar base Ubuntu também.
Tenho um certo receio com minha segurança digital, e um sistema que não tem atualizações mais e ainda mais para meu notebook de trabalho, não acho boa ideia
Tenho um notebook para trabalho onde tem apenas dois núcleos, porem win11 esta pesando e travando, me pergunto se usar uma distro mais leve em uma das CPUs e […]
Fiquei com a impressão de que o seu entendimento sobre “dual boot” (instalação de dois sistemas operacionais num mesmo computador) faz o desempenho do computador cair ao usar um ou outro sistema operacional.
Se for isso, saiba que essa compreensão está errada.
Num “dual boot” você usa um sistema ou outro. E os recursos de hardware são usados exclusivamente para o sistema operacional em uso. No seu caso, a totalidade da CPU com 2 núcleos / 4 threads (mais a memória RAM, a gpu integrada/dedicada, as placas de redes, as placas de áudio, …).
Você talvez esteja misturando/confundindo os conceitos de ”dual boot” com alguns tipos de “virtualização”.
Falo isso considerando as suas colocações: a parte do "usar uma distro mais leve em [UMA] das CPUs "…
Considerando também que você quer saber a opinião das pessoas aqui sobre burlar exigência de dois núcleos para o Windows…
É possível que você vai conseguir melhorar um pouco o desempenho do seu notebook reiniciando ele… E desligando de vez em quando…
Aquele relógio marca o que? Em “tempo de atividade”?
São dias, horas, minutos e segundos?
13 dias, 6 horas, 47 minutos e 26 segundos de atividade?
Uma manutenção preventiva (limpeza do hardware) também pode ajudar. Qual foi a última vez que alguém fez isso nesse computador?
Vai ficar pior ainda… se precisa usar o Windons, tenta fazer um Debloat, desativar serviços, aqueles refinamentos no regedit.
Cara, mas dá pra usar o windows 10 mesmo, só evitar de ficar executando coisa duvidosa da internet e principalmente com Whatzap Web que está tendo muito problemas com envio de arquivos maiciosos.
Não, seria de fato uma virtualização, porem via winboat que usa docker por debaixo dos panos.
Me referi a uma distro mais fraca justamente por esse motivo, pois os dois sistemas dividiram meu hardware, nesse caso meus núcleos de processador que é o que tem de mais escasso nessa máquina.
sem desmerecer seu equipamento, considere aposentá-lo. chegou no limite e o que você quer fazer provavelmente não dará para fazer. considere a possibilidade de adquirir um mais potente.
se não for possível, no momento, considere seriamente botar linux e rodar os apps que executam a mesma função que os do windows.