Contornar exigencia de min. dois nucleos cpu no win

Existe algum forma de burlar a exigência do Windows de ter no mínimo dois núcleos? Tenho um notebook para trabalho onde tem apenas dois núcleos, porem win11 esta pesando e travando, me pergunto se usar uma distro mais leve em uma das CPUs e winboat para que possa rodas meus programas de Windows não poderia ser uma experiencia melhor, tendo em visa que prefiro usar base Ubuntu também.

Dados de CPU:

Quanto de memória?

Por que não volta para o Windows 10?

Lembrando que o winboat esta em beta e não faz passthrough da GPU.

Tenho um certo receio com minha segurança digital, e um sistema que não tem atualizações mais e ainda mais para meu notebook de trabalho, não acho boa ideia

1 curtida

Resumindo, não seria, se você não consegue mudar o fluxo inteiro pro Linux ainda que consiga burlar o requisito, o desempenho vai ser pior

2 curtidas

Memória de 12G DDR3

Olá.

Tenho um notebook para trabalho onde tem apenas dois núcleos, porem win11 esta pesando e travando, me pergunto se usar uma distro mais leve em uma das CPUs e […]

Fiquei com a impressão de que o seu entendimento sobre “dual boot” (instalação de dois sistemas operacionais num mesmo computador) faz o desempenho do computador cair ao usar um ou outro sistema operacional.

Se for isso, saiba que essa compreensão está errada.

Num “dual boot” você usa um sistema ou outro. E os recursos de hardware são usados exclusivamente para o sistema operacional em uso. No seu caso, a totalidade da CPU com 2 núcleos / 4 threads (mais a memória RAM, a gpu integrada/dedicada, as placas de redes, as placas de áudio, …).

Você talvez esteja misturando/confundindo os conceitos de ”dual boot” com alguns tipos de “virtualização”.

:thinking: Falo isso considerando as suas colocações: a parte do "usar uma distro mais leve em [UMA] das CPUs "…
Considerando também que você quer saber a opinião das pessoas aqui sobre burlar exigência de dois núcleos para o Windows… :thinking:

É possível que você vai conseguir melhorar um pouco o desempenho do seu notebook reiniciando ele… E desligando de vez em quando…

Aquele relógio marca o que? Em “tempo de atividade”?
São dias, horas, minutos e segundos?
13 dias, 6 horas, 47 minutos e 26 segundos de atividade?

:person_raising_hand: Uma manutenção preventiva (limpeza do hardware) também pode ajudar. Qual foi a última vez que alguém fez isso nesse computador?

1 curtida

Vai ficar pior ainda… se precisa usar o Windons, tenta fazer um Debloat, desativar serviços, aqueles refinamentos no regedit.

Cara, mas dá pra usar o windows 10 mesmo, só evitar de ficar executando coisa duvidosa da internet e principalmente com Whatzap Web que está tendo muito problemas com envio de arquivos maiciosos.

1 curtida

Não, seria de fato uma virtualização, porem via winboat que usa docker por debaixo dos panos.

Me referi a uma distro mais fraca justamente por esse motivo, pois os dois sistemas dividiram meu hardware, nesse caso meus núcleos de processador que é o que tem de mais escasso nessa máquina.

1 curtida

Vou analisar a possibilidade disso sim.

Muito obrigado a todos!!!

Se vc tiver SSD pode burlar os requisitos que vai funcionar

Recomendaria vc usar o Rufus e colocar um arquivo de resposta personalizado pra remover as bobagens do pós instalação.

sem desmerecer seu equipamento, considere aposentá-lo. chegou no limite e o que você quer fazer provavelmente não dará para fazer. considere a possibilidade de adquirir um mais potente.

se não for possível, no momento, considere seriamente botar linux e rodar os apps que executam a mesma função que os do windows.

creio que você chegou num limite intransponível.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.