Conselho migração Windows para Linux Deepin 20

Olá.
Estou querendo migrar do Windows para alguma distro do Linux, andei dando uma olhando no Deepin no ElementaryOS e Ubuntu… Qual seria o mais indicado para quem esta começando nesse mundo ?
Ouvi muito sobre o Ubuntu mas queria algo que não impactasse tando a migração(parece meio nutela isso, mas, só queria começar bem).

Experimenta, só você pode dizer, eu só não recomendo o Elementary OS, ao menos antes da versão 6

Pra isso, antes de testar uma distro Linux você precisa se adaptar aos programas, Começa trocando o Office por exemplo

2 curtidas

Belezaaa @Natanael.755, muito obrigado cara :smiley:

Vou experimentar primeiro o Deepin fui mais com a cara dele… E vou fazer o que você recomendou do Office…

Não precisa necessariamente ser o Deepin, pode ser uma distro com a cara dele. O Deepin tem uns probleminhas conhecidos por ser base Debian e não Ubuntu - suporte a Snaps seria um deles, se não me engano. Aí há opções, como o Manjaro Deepin…
https://osdn.net/projects/manjaro-community/storage/deepin/20.1-pre1/

1 curtida

Putz que top, vou iniciar nela então, tava lendo mais sobre o Deepin 20, vi que ela é chinesa, é isso mesmo? Também tava dando uma fuçada, e vi que da para alterar algumas coisas gráficas em algumas distro, essa que você me recomendou “Manjaro Deepin” ela também pode ser estilizada, é mais por curiosidade?

Eu migrei este ano e após testar várias distribuições, a que mais viabilizou minha migração foi o Linux Mint com desktop Cinnamon. Recomendo fortemente.

Hoje eu uso o Ubuntu porque me apaixonei pelo Gnome e queria uma distro que tivesse seu repositório atualizado com mais frequência, mas acho que para o primeiro contato com o Linux, a melhor opção ainda é o Linux Mint com desktop Cinnamon.

2 curtidas

Olha, o fato de ser chinesa não diz muita coisa, exceto que a loja virá com muita coisa em chinês - e com razão, ela é voltada para esse mercado. Mas a DDE (Deepin Desktop Environment) está presente em várias outras distros, inclusive o Ubuntu. O @Daigo fez um vídeo do Ubuntu DDE que não é lá muito agradável com a distro, inclusive… rs
Mas a DDE é meio fechadona, tem como mexer um pouco nela, mas não muito - até pq ela é feita para ser bonitona mesmo. Se vc quiser algo mais customizável e, ao mesmo tempo, no padrão Win (barra de iniciar, barra de programas abertos etc.), uma opção com Cinnamon pode ser adequada. Daí tem o próprio Linux Mint - a porta de entrada para a maioria dos usuários de GNU/Linux - e o Manjaro Cinnamon (uma distro mantida pela comunidade e não 100% pronta para uso). O que eu recomendaria:

• Quer ir pelo fácil (como o @joaoluiz disse acima) e bem documentado? Vai de Mint mesmo
  • Quer ir por um sistema pronto, e bastante customizável? Manjaro KDE (muito customizável mas um pouco mais pesado) ou XFCE (muito customizável também mas mais leve)
3 curtidas

@joaoluiz, dei uma olhada no Mint há um bom tempo atras, um professor meu usou ela por muito tempo também, ele disse que é boa, mas teve alguns problemas com ela de compatibilidade de alguns softwares de programação, um amigo de faculdade também teve o mesmo problema… Mas como faz quase uns 2 anos isso, vou dar uma fuçada melhor, as vezes já ta tudo corrigido.

2 curtidas

Verdade e assino em baixo!
Otimo para quem busca produtividade sem consumir muitos recursos da maquina.

2 curtidas

@Rodrigo_Chile, eita meu deus, muita informação para cabeça de um usuário de Windows rsrs… Você acha que eu teria muito problema com o “Manjaro Deepin” ? Sei que é mais uma cosia pessoal que eu tenho que encontra o eu me adapte melhor e que eu não posso entrar no comodismo de ah, ta bom isso e ficar por isso, mas o que você eu teria muito problema, por ser iniciante utilizando o “Manjaro Deepin” ?

Ao contrário do Windows, que muda muito aos saltos mas que pouco tem mudado desde a chegada do Win10 (WSL é uma exceção que confirma a regra), as distros Linux tem evoluído muito nos últimos anos. O Mint de 5 anos atrás é bem diferente do de hoje. E o kernel Linux tem sofrido enormes avanços - o USB 4.0, por exemplo, já está disponível nele, mesmo ainda nem tendo chegado na maioria esmagadora das máquinas

1 curtida

Só tenha cuidado pra não se tornar um Distro-Hopping. kkkkkkk

1 curtida

Olha, toda distro tem o que o pessoal chama de “curva de aprendizado”. O Manjaro não é das mais difíceis, ele é uma distro justamente pensada em vir bem pronta - mas as versões oficiais (Gnome, KDE e XFCE). As comunitárias vem com algumas coisas faltando - eu não testei o Manjaro Deepin, mas o Cinnamon não vinha com uma suite Office, por exemplo. O suporte a flatpaks e snaps (sim, pesquise sobre, vc vai usar essas coisas) precisa ser feito “na unha” (não é difícil mas demanda pesquisa e pode assustar um pouco). Meu conselho final: separa uns pendrives, baixa o Manjaro XFCE, o Linux Mint e o Zorin OS Core, assiste uns vídeos de comentários (tem muitos no Youtube), testa as distros em live. E instala a que vc mais gostar e que tenha o que vc precisa.
Curiosidade: um amigo estava com o W10 dele “podre”. Aí fiz um dual boot no lap dele, coloquei outro W10 e o Manjaro Gnome (mesma DE do Ubuntu “clássico”). Não me dei conta que ele não estava pronto para algo tão diferente - ele nem sabia o que eram espaços de trabalho. Aos poucos foi se acostumando, mas os hábitos de usuário Windows não são fáceis de largar…

1 curtida

Quando eu migrei do Windows pro Linux eu fui pro Linux Mint com dualboot. Fiquei uns 6 meses alternando entre Mint e Windows, até conseguir uma independência no Mint. Eliminei o dualboot e comecei a experimentar outras distros. Hoje uso o Ubuntu.

@JVictor, você poderia experimentar o KDE Neon ou o Kubuntu. O KDE tem uma interface parecida com o Windows e é muito customizável.

1 curtida

hmmmmm no caso minha maquina tem 12 de ram e i7 de 8ª, ouvi dizer que o Linux em geral é bem mais leve que as os outros sistemas, é verdadeira essa informação? E sera que em reação ao hardware, eu teria alguma limitação em alguma distro do Linux?

Ih, parece que vc tem uma máquina boa… provavelmente não terá problema algum em rodar nenhuma distro

1 curtida

nenhuma !!! vai fundo teste todas as distros disponivéis ao só depois decida qual será a que substitua sem problemas a interface que está acostumado , esse é o melhor caminho .

1 curtida

@anon55210359 nãaaaaaoo kkkkk, to querendo achar uma para ficar um bom tempo, vou emular algumas outras quando tiver mais estável, como por exemplo o Elementary OS, mas tenho fé não vou virar um distro hopping kkkkkkk

2 curtidas

eu estava quase me tornando um ,mas me tratei e conseguir escolher a melhor distro pra me atender , e mesmo assim acabei escolhendo duas.kkkkkkkkk

1 curtida

Não só office, mas todos os apps

1 curtida