Você disse um coisa que me despertou uma duvida, exemplo, eu faço o boot em um pendrive pra usar a versão live dela, as alterações que eu ir fazendo conforme os teste, ficam salvas ou eu perco ela quando encerro o sistema?(desculpa a pergunta ser bem tola).
Sobre o dualBoot que você mencionou, pensei em fazer isso, mas tenho medo de acabar entrando no comodismo de “ah, vou iniciar no W10 aqui, depois eu mexo com Linux” e acabar deixando de lado, eu tava pensando em entrar de cabeça mesmo para não ter esse risco, porque como você disse do caso do seu amigo, hábitos de uma vida em Windows não é fácil de perder.
A maioria das formas de fazer pendrive bootável não suporta “persistência”. Mas não é nada grave: a ideia do live USB é testar se roda bem, se dá pau e se tem o que vc procura na distro. Daí é instalar.
Quando a dual boot, no meu caso é uma necessidade, por eu usar pacote Adobe. Quando comecei, no lap antes deste, tinha Mint e usava pouco - abria mais pra atualizar o sistema, fuçar umas coisas e ficava nisso… meu trabalho era quase todo no Windows. Ao trocar de máquina, eu me disciplinei para fazer a maior parte do trabalho no Linux (primeiro no Ubuntu, dps no Manjaro, que me serve perfeitamente). Algumas artes que uso no meu trabalho de jornalista eu faço em ferramentas de código aberto (Gimp, Inkscape). Vídeos tenho editado sempre no Kdenlive, no Linux. Só quando preciso de algo mais elaborado é que vou pro W10 pra mexer no Illustrator ou no Photoshop - e terminei, já volto pro Linux, minha vida tá organizada nele. Ou seja, arrume seu trabalho pelo Linux e use o Windows quando o Linux não puder se salvar…
Vou add na lista para fazer os testes como o @Rodrigo_Chile disse.
Você disse que usa o Ubuntu, teve outra pessoa que começou com outra distro e terminou no Ubuntu também, e um professor meu esta nela também a mais ou menos 1 ano e meio, ela acaba sendo melhor por conta das atualizações e variedades de pacotes que ela recebe da comunidade Linux?(desculpe se eu me referi errado o termo da atualização, comunidade e pacotes).
As distros são feitas tantos por empresas quanto por comunidades (leia-se profissionais de TI, estudantes, laboratórios de pesquisa etc.), mesma coisa para pacotes. Tem pacotes da Microsoft, da Google ou do grupo de pesquisa em qq coisa sei-lá-onde. As principais distros, de forma geral, tem pacotes sempre bem atualizados - Ubuntu, Manjaro/Arch, Fedora, OpenSUSE, Debian e por aí vai… eu gosto do Manjaro por ser estável e oferecer muita coisa em termos de aplicativos, por conta da loja/gerenciador de aplicativos deles, o PAMAC. Mas cada um curte do seu jeito… tem quem prefira administrar e instalar pelo terminal ou quem prefira mexer do jeito fácil, pelas lojas e interfaces de gerenciamento de configurações.
É aquilo - teste, mexa, brinque e escolha a que mais te agradar. Opções há aos montes!
Shooow, valeu…
Sim, já me tocaram a bola que o Linux em geral não tem todas os apps do Windows, mas praticamente todos os principais já estão desenvolvidos, mudando algumas coisas claro, para não dar problemas com direitos… E que da para fazer varias substituições de apps que você usa no Windows.
Cara, vou me organizar para seguir seu exemplo, muito obrigado mesmo.
Sei que consigo encontrar bestante conteúdo na vasta rede internet, mas espero nunca perder contato com vocês, você me ajudaram muito, para tomar um rumo.
Muito obrigado @Rodrigo_Chile, vou mexer em tudo que puder rsrs…
Quero agradecer a todos até o presente momento por me ajudar nessa nova jordana, espero não perder o contato com nenhum de vocês
Logo volto com mais duvidas (caso não encontre um tópico relacionado a minha duvida).
“KDE é vida”
@JVictor depois dê uma olhada nesse tópico, caso se interesse.
Rapaz, a base do Linux Mint mais atual é a mesma do Ubuntu 20.04 LTS. Então, se roda no Ubuntu, roda no Linux Mint. Dificilmente você vai ter esse problema de compatibilidade que você falou. Vai por mim: se familiarize com o Linux Mint primeiro. Somente depois comece a testar outras distros. Assim, você vai sofrer menos na migração, aprender direitinho como funciona o Linux, e depois vai poder fazer uma escolha mais consciente, tanto de desktop environment (cinnamon, gnome, kde, xfce, dde, pantheon, etc.) quanto de melhor base (ubuntu, arch, fedora, debian, opensuse, etc.).
Meu conselho é testar alguns dias algumas distribuições, mesmo no live. Depois que acreditar que vai dar certo, tem que entrar de cabeça, sem olhar pra trás. Vc vai conseguir fazer tudo que vc fazia antes, mas vai ser diferente. Se vc ficar com a mente fechada querendo fazer as coisas do mesmo jeito que fazia antes, não vai aguentar a primeira semana.
Mas se vc passar a primeira semana (e tem muito material no youtube pra te ajudar, além de ter uma comunidade também de colegas por aqui) vai entrar no modo de funcionamento do linux e conviver com os prós e contras do sistema.
No meu caso foi por causa do Gnome. Eu sei que há outras distros que o utilizam, mas a estabilidade e a grande documentação disponível pesou mais pela distro da Canonical. Outra coisa também que me conquistou foi o modo dark podendo ser escolhido nas configurações. Acho que só o Pop OS além do Ubuntu (gnome) tem essa funcionalidade (corrijam-me se estiver errado).
Assim que migrei definitivamente do Windows para Linux, usei o Mint, mas a a interface dele não me agradava muito, mas mantive pela estabilidade do sistema e pela imensa comunidade. Passei então pelo Zorin, Manjaro, Deepin 15, Pop_OS, Deepin 20 e voltei para o Pop_OS…sou “quase” um saltador de distro kkkkkkk. O tiling do Pop é muito útil para mim, até tentei instalar o i3 no Deepin mas não me adaptei à interface do i3. O Deepin para quem está saindo do Windows eu acho uma boa mas para quem depende de um workflow mais fluído, vai sair dele rapidamente. No início eu até achei o Deepin bacana de usar, até disse num outro post q eu estava achando ele fluído, até começar aparecer algumas demandas do meu trabalho em q eu tinha que ter mais agilidade nas tarefas. Enfim, acho que a melhor distro é aquela que melhor te atende e aquela em que melhor você se adapta.
Opa, pra já. Vou dar uma lida
Além do fórum e do canal do youtube do Diolinux, tem algum outro site que você possa me indicar para começar a pegar as manhãs ?
Entendi, vou dar uma aprofundada nele depois, acredito que depois que eu pegar uma caraga e me acostumar, pelo o que você disse em relação a doc e estabilidade vou acabar escolhendo Ubuntu também como a distro final.
você pode dar uma olha no Ubuntu Deepin
tem o Zorin OS
Como já foi dito só você pode saber qual melhor distro para você
Realmente, vou fazer o teste em algumas distros que o pessoal indicou, mas to focado no Deepin, ai me indicaram o Manjaro Deepin que é mais estável e um pouco mais fácil de se adaptar por conta da migração, to optando por ele por conta da interface dele, para não sair bruscamente e me decepcionar(sei que vai muito da minha vontade de migrar, mas queria ir aos poucos para realmente abandonar de vez o Windows, só ter ele por alguma extrema necessidade de softwares que não tem disponível para Linux).