Consegui quebrar o Debian testing!

Depois de exatamente 5 anos usando o Debian testing, finalmente consegui quebrá-lo!

Uma pista para a causa pode estar aqui – 4 minutos tentando baixar relatórios de bugs (Retrieving bug reports) – sem sair do zero:

Depois de 4 minutos esperando – sem sair do 0% – resolvi apelar para o sudo killall synaptic.

Ao abrir novamente o Synaptic, ele não reclamou de nada, nem deu qualquer mostra de estar sequelado:

Removi então os 2 pacotes responsáveis pela busca e exibição dos relatórios de bugs e de mudanças (changelogs):

Commit Log for Sun Oct 17 11:19:32 2021
    
Removed the following packages:
apt-listbugs
apt-listchanges

Mais uma vez, nenhuma reclamação, nem qualquer sinal de sequelas.

Esses 2 pacotes não são necessários, nem indispensáveis ao sistema. – O apt e o Synaptic trabalham felizes a faceiros, em milhões de computadores que não têm esses 2 pacotes.

São pacotes opcionais, recomendados a quem pretende usar o Debian “unstable” (não lembro se também para o “testing”), para analisar o risco de alguns pacotes, antes de instalar ou atualizar. – Achei bacana, mas acabaram sendo pouco úteis para mim, sem capacidade de analisar tais riscos.

Instalei esses 2 pacotes em Outubro 2016, quando instalei o Debian stable non-free e transformei em “testing” – e não me causaram nenhum problema durante mais de 3 anos, no antigo PC.

No novo PC, fiz o mesmo procedimento – instalei Debian stable non-free, transformei em “testing” – e voltei a instalar os 2 pacotes opcionais.

Para isso, abri o relato de 2016, copiei os nomes, procurei no Synaptic e mandei remover.

Acho que o meu erro, agora, foi não fechar o Synaptic – de modo que, ao reabrir, ele já não “lembrasse” mais desses 2 pacotes. – Em suma, continuei com aquela sessão do Synaptic, que ainda “previa” usar esses 2 pacotes.

Prossegui com a mesma sessão do Synaptic, e finalmente consegui aplicar as 87 atualizações + 4 pacotes novos. – Dessa vez, ele não ficou esperando os relatórios de bugs, changelogs etc., e “aplicou” todas as mudanças…

… ou não aplicou todas as mudanças??

O script em execução reclamou que não conseguia encontrar 1 dos 2 pacotes – conforme a mensagem que copiei da janelinha de terminal do Synaptic ao final dessa operação:

2021-10-17 11:21:16 --- epa:
---------------------------------------------------------------------
/bin/sh: 1: /usr/bin/apt-listbugs: not found
E: Sub-process /usr/bin/apt-listbugs apt returned an error code (127)
E: Failure running script /usr/bin/apt-listbugs apt
A package failed to install.  Trying to recover:
---------------------------------------------------------------------

A rigor, não vejo nenhum grande “drama” nessa mensagem. – O Synaptic removeu um pacote que estava em uso (ou seria usado em seguida?) – e é claro que, no final, não podia mais encontrá-lo.

Mandei “Fix broken packages” – mandei “Aplicar”, outra vez – e tornei a receber a mesma mensagem.

Hoje, penso que talvez bastasse fechar / reabrir o Synaptic – mas não sei se não tentei isso. – Acabei reiniciando o Debian, e finalmente o Synaptic conseguiu aplicar as 87 atualizações + 4 pacotes novos, sem mais nenhuma reclamação.

Foi bom ter reiniciado o Debian, pois agora isso me dá a certeza de que, até aquele momento, o sistema continuava Ok.

Foi só depois de – finalmente – conseguir aplicar a atualização geral, que… o Debian não conseguiu mais carregar o ambiente KDE, no final do boot.

Copiei o “histórico” do Synaptic – com a remoção dos 2 pacotes; e com a atualização geral a seguir. – Nenhuma indicação de ter removido qualquer outro pacote, cuja ausência pudesse estragar o Plasma KDE.

Depois disso, o boot avança até exibir o logo do KDE, com a ampulheta girando, girando… Aí, a ampulheta pára de girar, e nada mais acontece.

Mudo para o tty2, logo como root, e vou tentando várias coisas – por exemplo, # apt-get install -f – que não encontrou nada para corrigir.

Na Segunda-feira, encontrei novas atualizações e apliquei pelo # apt upgrade – na vã esperança de que trouxesse alguma correção, para algum pacote bugado.

Reinstalei o apt-listchanges – também não resolveu.

Na Terça-feira, mais 79 atualizações – das quais, 77 foram aplicadas pelo # apt upgrade.

Um # apt dist-upgrade.

Outro # apt-get install -f.

Um # apt autoremove, para limpar o meio-de-campo – e depois outro # apt-get install -f.

Já examinei os logs do apt, do dpkg, e vários outros – mas até agora não consegui “ver” uma possível causa do problema.

Enquanto isso, vou usando o Arch, às vezes o PCLinuxOS, o Slackware etc.

EDIT - Ia esquecendo de mostrar para que servem esses 2 pacotes:

Um deles, mostra essa janelica, pra gente decidir se segue em frente, ou se cancela. – Eu quase sempre sigo em frente.

7 curtidas

Havia 1 bug nas atualizações do último Domingo.

… e não faltou quem dissesse:

– “Eu avisei! Tenha sempre o apt-listbugs instalado!”

Bom… Eu tinha… Mas na hora H ele bugou… :sweat_smile:

Pensei aqui… Digitar essa cambulhada de letrinhas???

Por que não salvar logo esse pacote na /home do Debian… aproveitando todo o conforto do Arch?

Eis o bicho, pronto para instalar!

A emoção foi tanta, que quase não consegui digitar um dkpg, digo, dpkg!

Debian KDE Plasma ressuscitado!

Bom, ficou meio esquisito…

Nada como uma mudança para o XRender, para devolver a transparência.

Epa, ficou transparente demais.

De volta ao OpenGL2.0… Ok, segurou a transparência.

Agora, sim – com Blur.

Abri o Synaptic… Ele diz que alguma coisa meio errada não está muito certa.

Vamos ter que ver essa cuestão disso daí, talquei!

Mas, primeiro, vamos instalar o famigerado apt-listbugs, antes que ele deixe de me avisar de algum outro bug!

O Lord… Melhor, não.

Referências

De Domingo até ontem, Googlei um monte de palavras-chave, tipo “Debian bug” etc., no PC desktop.

Hoje, tentando (mais uma vez!) no tty2 do Debian, resolvi pesquisar “Debian startx” no celular – e finalmente o Google encontrou:

Upgrading KDE X11 on testing breaks plasma

Anotei o u/MrWm, curto e fácil de escrever à mão… e voltei correndo ao PC desktop, onde é muito mais fácil e confortável abrir mil links citados.

De quebra, descobri que eu ainda não estava no r/debian do Reddit. – Subscribe, now!

Bom, agora o Debian está usável – embora não atualizável.

8 curtidas

@frc_kde, gosto muito dos seus relatos. Aprendo com eles.

De todo modo: no fim das contas, não foi você que quebrou o Debian Testing. Tratou-se de um dos raros imbróglios no próprio fluxo do Debian não-estável.

4 curtidas

Imbroglio comemorativo dos meus 5 anos usando Debian testing!

Obrigado!

Isso me lembra que deixei alguma coisa faltando na substituição do Luckybackup pelo rsync.

2 curtidas

eu já quebro o Debian stable logo após instalar.

então quebrar o Debian não é algo de outro mundo!

2 curtidas

:rofl:

(10 caracteres)

1 curtida

Eu também já utilize o Debian testing por um tempo mas tive que deixá-lo devido o Virtal Box e VMWare pararem de funcionar a cada modificação de kernel que ocorrida praticamente toda semana além da confusão que o sistema fazia com minhas placas de som, coisas que não acontece com a versão estável.

2 curtidas

O pessoal superistima muito o Debian. fico chocado!

fiz um teste essa semana com o Live Debian Xfce. Meu Deus! aquilo é a própria usina chernobyl, cheio de quinquilharias. kkkk

fui correndo logo em seguida e baixar o netinstall e baixar o mate mínimal.

1 curtida

Algo comum ate demais kkkkk
Se bobiar quebra sem a ajuda do usuario

1 curtida

Retirei o [RESOLVIDO]… Ainda falta solucionar a quebra de pacotes.

Nesse meio tempo…

“Consertar pacotes quebrados” = desfazer o downgrade = reinstalar o pacote que impede carregar o Plasma KDE

Aceitei, desfez o downgrade, o Debian continuou funcionando, o Synaptic parou de reclamar. – Aproveitei para reinstalar o apt-listbugs, dessa vez funcionou. Pelo menos isso! Aleluia.

Ao reiniciar, voltou o problema

Dessa vez, solucionei rápido. O pacote de downgrade continuava na /home, bastou usar ↑ seta para cima, executar de novo o mesmo comando, reiniciar, tornar a mudar para XRender e de volta para OpenGL2.0 etc.

Por que aceitei re-atualizar? – Porque havia indicações no Reddit de que isso já podia ser feito. – No Bugômetro do Debian, o bug também já estava marcado como “solucionado”.

Ou deixei de ver alguma coisa – ou o bug continua lá.

Chega disso, por hoje.

2 curtidas

Pera, há como instalar uma DE mínima?
Precisa desmarcar a primeira e última opção durante o netinstall na parte de escolha de pacotes (instalação avançada gráfica), que menciona algo como “instalar pacotes básicos do debian” ?
Uma coisa que me frustra é a quantidade de bloatware que vem no Debian, principalmente na DE Gnome.

Já li por aqui como fazer o gnome ficar mínimo. Basicamente, selecionando ele como padrão e ir tirando os aplicativos inúteis, prestando atenção nas dependências. Bom, acho bem pouco prático.

1 curtida

sim. desmarca tudo e apenas selecione o gui de sua escolha. Assim o Debian é instalado apenas com a gui básica sem aqueles tóxicos desnecessário.

Despois oq vc precisar só ir no Synaptic ou rodar um apt install.

2 curtidas

Mas, assim, apps essenciais como Nemo e Gedit também precisarão ser instalados?
Acho que, no caso de ambos, a própria interface Gnome tem dependências associadas a esses 2 apps e ao Firefox, dentre outros, provavelmente.

Mas, o sistema vai rodar normalmente? Sem a necessidade de instalar codecs ou drivers?

Como eu li no site package do Debian, tem vários apps que são associados com o Gnome de qualquer forma. Então coisas inúteis como o gnome-games viria junto de qualquer forma, né não?

1 curtida

só vem o padrão de cada interface. vc vai desmarcar tudo até os sugerido do debian deixa apenas gui marcada na instalação. Só testei mate e Gnome.

oq vc quiser é só instalar depois.

2 curtidas

Acho que esse blog pode te ajudar nisso.

Meu setup inicial no debian é quase sempre:
sudo apt install budgie-desktop gnome-terminal nautilus gdm3 synaptic chromium xinit

vale uma pesquisa mais aprofundada no packages.debian, o mate por exemplo tem várias opções: * mate-desktop-environment-core * mate-desktop-environment * mate-core.

1 curtida

Não sei se eu bato palmas, se dou-lhe Tocatins todo ou tenho medo de ti, Flavio.

1 curtida

Budgie é uma DE que achei interessantíssima.
Testei pela primeira vez testando o Solus Os.

Obrigado pela recomendação !!

Honestly, boss, no Flavio here, but KDE gremlins.

2 curtidas

Novidades…

2021-11-07

  • Agora, o Debian testing consegue carregar a sessão X / KDE Plasma – ou seja, não preciso mais fazer o downgrade do libkdecorations, após cada atualização. – Ufa…!

  • S ó reinicia, com Alt+SysRq + [R,E,I,S,U,B]… – Pois é… e agora, também bota um espaço antes do “ó”…

  • Não encontro mais a opção XRender – mas a Transparência volta se eu mudar de OpenGL2.0 para OpenGL3.1 (e vice-versa). – Outro “Ufa…!”

  • Conky1 desalinhou do Conky2 no distanciamento vertical – mas isso já vinha ocorrendo em outras distros, nos últimos dias. – Basta usar o mesmo distanciamento Y do Conky2, subtraindo 10 pixels

De quebra…

  • Apareceu o Plasma-SystemMonitor – e exige remover o KSysguard.

Tentei desmarcar a remoção do KSysguard, mas aí, havia outras implicações, achei melhor não insistir.

Gwenview

O botão Fit voltou a alternar entre Zoom to Fit e Zoom to 100%.

1 curtida

Não consegui encontrar o botão EDIT, então o jeito é adicionar outra resposta…

Durante um bom tempo, Restart não funcionava. – Me acostumei a mudar para o console tty2, logar como root e comandar reboot. – Havia uma demora de exatamente 1 minuto e 30 segundos: – “A stop job is running for Session 2 of user flavio”.

13 Março 2022

Finalmente, Plasma 5.24 completo – mais precisamente, 5.24.2-1.

Depois disso, Restart voltou a funcionar. Demora alguns segundos, mas está no lucro.

Não existe mais o campo “Rendering” com as opções OpenGL2.0 e OpenGL3.1 – mas basta alternar “Scale Method” entre Accurate e Smooth para restabelecer a Transparência…