Depois de exatamente 5 anos usando o Debian testing, finalmente consegui quebrá-lo!
Uma pista para a causa pode estar aqui – 4 minutos tentando baixar relatórios de bugs (Retrieving bug reports) – sem sair do zero:
Depois de 4 minutos esperando – sem sair do 0% – resolvi apelar para o sudo killall synaptic
.
Ao abrir novamente o Synaptic, ele não reclamou de nada, nem deu qualquer mostra de estar sequelado:
Removi então os 2 pacotes responsáveis pela busca e exibição dos relatórios de bugs e de mudanças (changelogs):
Commit Log for Sun Oct 17 11:19:32 2021
Removed the following packages:
apt-listbugs
apt-listchanges
Mais uma vez, nenhuma reclamação, nem qualquer sinal de sequelas.
Esses 2 pacotes não são necessários, nem indispensáveis ao sistema. – O apt
e o Synaptic trabalham felizes a faceiros, em milhões de computadores que não têm esses 2 pacotes.
São pacotes opcionais, recomendados a quem pretende usar o Debian “unstable” (não lembro se também para o “testing”), para analisar o risco de alguns pacotes, antes de instalar ou atualizar. – Achei bacana, mas acabaram sendo pouco úteis para mim, sem capacidade de analisar tais riscos.
Instalei esses 2 pacotes em Outubro 2016, quando instalei o Debian stable non-free e transformei em “testing” – e não me causaram nenhum problema durante mais de 3 anos, no antigo PC.
No novo PC, fiz o mesmo procedimento – instalei Debian stable non-free, transformei em “testing” – e voltei a instalar os 2 pacotes opcionais.
Para isso, abri o relato de 2016, copiei os nomes, procurei no Synaptic e mandei remover.
Acho que o meu erro, agora, foi não fechar o Synaptic – de modo que, ao reabrir, ele já não “lembrasse” mais desses 2 pacotes. – Em suma, continuei com aquela sessão do Synaptic, que ainda “previa” usar esses 2 pacotes.
Prossegui com a mesma sessão do Synaptic, e finalmente consegui aplicar as 87 atualizações + 4 pacotes novos. – Dessa vez, ele não ficou esperando os relatórios de bugs, changelogs etc., e “aplicou” todas as mudanças…
… ou não aplicou todas as mudanças??
O script em execução reclamou que não conseguia encontrar 1 dos 2 pacotes – conforme a mensagem que copiei da janelinha de terminal do Synaptic ao final dessa operação:
2021-10-17 11:21:16 --- epa:
---------------------------------------------------------------------
/bin/sh: 1: /usr/bin/apt-listbugs: not found
E: Sub-process /usr/bin/apt-listbugs apt returned an error code (127)
E: Failure running script /usr/bin/apt-listbugs apt
A package failed to install. Trying to recover:
---------------------------------------------------------------------
A rigor, não vejo nenhum grande “drama” nessa mensagem. – O Synaptic removeu um pacote que estava em uso (ou seria usado em seguida?) – e é claro que, no final, não podia mais encontrá-lo.
Mandei “Fix broken packages” – mandei “Aplicar”, outra vez – e tornei a receber a mesma mensagem.
Hoje, penso que talvez bastasse fechar / reabrir o Synaptic – mas não sei se não tentei isso. – Acabei reiniciando o Debian, e finalmente o Synaptic conseguiu aplicar as 87 atualizações + 4 pacotes novos, sem mais nenhuma reclamação.
Foi bom ter reiniciado o Debian, pois agora isso me dá a certeza de que, até aquele momento, o sistema continuava Ok.
Foi só depois de – finalmente – conseguir aplicar a atualização geral, que… o Debian não conseguiu mais carregar o ambiente KDE, no final do boot.
Copiei o “histórico” do Synaptic – com a remoção dos 2 pacotes; e com a atualização geral a seguir. – Nenhuma indicação de ter removido qualquer outro pacote, cuja ausência pudesse estragar o Plasma KDE.
Depois disso, o boot avança até exibir o logo do KDE, com a ampulheta girando, girando… Aí, a ampulheta pára de girar, e nada mais acontece.
Mudo para o tty2, logo como root, e vou tentando várias coisas – por exemplo, # apt-get install -f
– que não encontrou nada para corrigir.
Na Segunda-feira, encontrei novas atualizações e apliquei pelo # apt upgrade
– na vã esperança de que trouxesse alguma correção, para algum pacote bugado.
Reinstalei o apt-listchanges
– também não resolveu.
Na Terça-feira, mais 79 atualizações – das quais, 77 foram aplicadas pelo # apt upgrade
.
Um # apt dist-upgrade
.
Outro # apt-get install -f
.
Um # apt autoremove
, para limpar o meio-de-campo – e depois outro # apt-get install -f
.
Já examinei os logs do apt, do dpkg, e vários outros – mas até agora não consegui “ver” uma possível causa do problema.
Enquanto isso, vou usando o Arch, às vezes o PCLinuxOS, o Slackware etc.
EDIT - Ia esquecendo de mostrar para que servem esses 2 pacotes:
Um deles, mostra essa janelica, pra gente decidir se segue em frente, ou se cancela. – Eu quase sempre sigo em frente.