Conheça Tricia, a IA brasileira do criador do sistema Br OS

No lançamento do Br OS 23.04, que integra inteligência artificial à área de trabalho, ficamos sabendo sobre a Tricia, um projeto de IA treinada pelo próprio criador do sistema, que poderia entregar resultados superiores a opções disponíveis no mercado, mas que ainda não está disponível ao público, devido ao alto custo de disponibilizar um serviço como esse.

Segundo um post feito por Anderson Marques, criador do Br OS, ele tem estudado sobre IA nos últimos anos e explorou diversos projetos, até conhecer o Vicuna, que tem código aberto e é baseado no Llama. A Tricia é uma instância do Vicuna treinada com 19 bilhões de parâmetros - 6 bilhões a mais do que o Stable Vicuna da Stability.ai, que já entrega resultados superiores ao Bard do Google. O post oficial do anúncio do Br OS 23.04 foi escrito pela Tricia e por lá ela teria vazado a informação sobre sua própria existência.

O Br OS é um projeto mantido por doações e pelo interesse do próprio desenvolvedor, sendo assim, por enquanto não há a possibilidade de disponibilizar a Tricia para todo mundo, já que para um único cliente, ela já demanda os seguintes requisitos mínimos:

  • Intel Xeon e5-2666 V3 (10 núcleos e 20 threads);
  • 96GB de RAM DDR4 (Para executar em modo CPU Only);
  • Placa de Vídeo Nvidia RTX 3090 24GB (Para executar em modo GPU);
  • 100GB NVME SSD de espaço disponível.

Tudo isso envolve altos custos de manutenção, que cresce conforme a adesão de novos usuários, portanto, a integração do Br OS à IA ocorre através do ChatGPT neste momento.

1 curtida

Hoje em dia muitas pessoas montam computadores potentes pra jogar, mas acho que não vai demorar muito pra elas perguntarem coisas como “Esse PC roda Stable Vicuna?” ao invés de perguntarem sobre a capacidade de rodar games.

2 curtidas