Configurando systemd-boot no arch linux

Boa noite, gostaria de tirar duas dúvidas aqui:
a primeira é sobre as partições na interface do firmware, ou menu da bios, normalmente em os’s que usam systemd-boot como fedora 34 e ubuntu 21 se você entrar no tal menu e dar uma olhada nas opções de boot, onde se seleciona um pendrive bootavel por exemplo, vai ter só uma para o seu HD caso não tenha dualboot e claro, com o nome da distro bonitinho, já o arch linux instalado com systemd-boot fica com duas opções: “Linux Boot Manager - 240G” e “UEFI OS - 240G” ambas representam o mesmo HD com o mesmo OS então o que é preciso fazer pra apresentar apenas uma opção e com o nome da distro?
A segunda dúvida é praticamente a mesma coisa, mas durante aquele checklist com os OK’s verdes que aparecem durante a inicialização da máquina, no Arch linux recém instalado essa lista vem por padrão em uma resolução que deve ser 4:3, sendo que em outras distros “mais prontas” a lista vem com a resolução do monitor. A minha dúvida aqui é o que eu preciso configurar pra ajustar esses dois pontos que tentei descrever aqui, Obrigado desde já.

Os ajustes para remover o UEFI OS podem ser feitos com o efibootmgr:

Mudar o nome de Linux Boot Manager para outra coisa não parece ser algo oficialmente suportado pelo systemd-boot, já que não há opções para isso no bootctl.

Você até pode tentar, removendo também o Linux Boot Manager pelo mesmo processo e criando uma nova entrada com um comando que varia um pouco dependendo de como o armazenamento é conectado ao PC, porém o bootctl deixa de reconhecer e atualizar adequadamente o systemd-boot instalado.

Lendo o manual, creio que adicionando uma linha console-mode max no final do loader.conf, esse problema se resolva.

“Console mode max” realmente ajustou a resolução, obrigado. Agora só falta eu descobrir pq tem 2 opções de boot pro mesmo disco com unico sistema operacional xD

Vc por acaso sabe como renomear a entrada “UEFI OS” para outra coisa? obg

Só no menu da fabricante, ou deletando e criando outra mesmo (ou mesmo simplesmente deletando, o tutorial lá ensina).

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.