Computador congelando por causa do jogo minecraft

Basta instalar e reiniciar o computador para que o xanmod funcione?

sim, é ai que entra o xanmod, faz o mesmo teste nesse kernel que ele não congela (ou congela menos), kernels com o mesmo propósito também funcionam, eu uso o linux-ck por exemplo, e ele congela menos

não tenho certeza, vc tem que selecionar o xanmod nas configurações avançadas do grub, talvez vc não precise porque ele talvez seja o padrão, mas por via das dúvidas melhor selecionar ele explicitamente na hora que vc ligar o pc

Compra um SSD e faz Swap nele e desativa a Swap do HD que melhora um pouco.
Eu já fiz uma gambiarra muito louca que foi fazer RAID 0 com 4 pendrive USB 2.0 com Swap e melhoro no ARK, mas eu usava HD.
Já fiz vários teste de configuração de Swap e algumas deram resultado e outras não ^^.

Muito criativo, @aguamole . É uma boa ideia. Acho que um pendrive USB 3.0 vai se sair bem melhor que HD para Swap.

No caso, você criou um swap file no pendrive? E como era na inicialização, montava automaticamente?

Precisa de um ssd de quantos GB?

@Victor_Kaue Basicamente um que caiba o sistema operacional e programas. Diria que um de 128 GB estaria de bom tamanho.

Mas ainda assim, acho que tem algo errado aí na configuração do seu jogo. Até onde saiba, Minecraft não demanda tanta memória assim.

Qual o mínimo recomendado para rodar Minecraft?

Ele não tem gpu dedicada, eu não lembro se era swapfile, mas era tudo automatico, só a criação foi manual.
A swap era mais de +60gb era muito loco.
Eu tinha um desses pendrive aqui ate uns dia desses estragado por uso abusivo de gravação.
Os outros 3 ainda estão vivos.

Meu HD é 500 gb, já usei 220