Computador congelando por causa do jogo minecraft

Ok, obrigado kk

Acabei de fazer o teste, isso realmente acontece. Quando ele trava o disco começa a ser usado

Então tudo indica que a memória está se esgotando. Se puder checar isso no gerenciador de recursos do Gnome, será o veredicto final.

Eu não sei quanto o Mint está consumindo de RAM após iniciar. Mas caso você não tenha mais memória para colocar no seu computador, sugiro testar uma distribuição mais leve.

Talvez um Lubuntu ou um Mint com XFCE.

Isso é sintoma de RAM lotada.
Coloca 16GiB de Swap nesse sistema ai.

coloquei, resolveu o problema, porém, o jogo esta muito mais instável agora, a taxa de quadros caiu e ele da umas travadas

Não tenho dinheiro pra RAM, vou instalar o lubuntu quando comprar o pendrive. Fiz mais um teste e o jogo congela quando o pc chega a 3.5/3.7 de RAM

o linux mint 19 não foi descontinuado?
de qualquer forma:
https://xanmod.org/#install_via_terminal
isso “resolve” seu problema?

Não tem o que fazer, precisa de mais RAM ou outro PC.

não tem nada a ver com memória ram gente, meu computador também tem 4 giga com 3,7 utilizáveis, uso o gnome como minha DE e roda minecraft normalmente, sem engasgo nenhum

@Victor_Kaue vc testou o xanmod? se ele não funcionar eu indico uma limpeza dos componentes do computador (por 2 anos eu não conseguia fazer nada direito no pc, resolvi abrí-lo e fazer uma manutenção, estava sem pasta térmica, quando eu coloquei pasta térmica o minecraft voltou a bater os 60 fps de antes)

@leoteodoro Para que o Xanmod?

por isso:

além das features como melhor paralelismo

Vou ver o quesito manutenção, criei um swapfile de 8gb, to conseguindo jogar normalmente.

O xanmod traria uma eficiência maior?

sim, dá uma olhada ali no post que eu coloquei
o xanmod se saiu na frente na maioria dos testes

@leoteodoro

Ele mesmo constatou que a memória RAM estava estourando. Você deu uma lida no tópico? Se não me enganei o Xanmod é um kernel meio que otimizado para cada processador.

Isso não resolveria o problema dele, concorda?

‘-’ calma não precisa discutir

A gente não está discutindo, @Victor_Kaue. Apenas eu estou querendo que ele explique melhor. Muito provavelmente ele sabe mais que eu e irie aprender.

Enfim, acabei de instalar xanmod, vou desativar o swapfile e vou ver o que acontece, qualquer coisa eu aviso aqui

dei uma lida sim

memória ram “estourada” não dá em muita coisa, se não chegar em 100% (99% pode) tudo continua funcionando normalmente (em qualquer sistema operacional, independente de é linux, windows, mac ou SO de telefone), e, se ele passou dos 100%, o swapfile resolveu o problema de estouro de memória aparentemente

o xanmod talvez possa resolver a questão do minecraft travando aleatoriamente, sugestionei por causa da propaganda do mesmo:
XanMod is a general-purpose Linux kernel distribution with custom settings and new features. Built to provide a stable, responsive and smooth desktop experience.

o porque ele se sairia melhor o página inicial explica:
https://xanmod.org/#main_features
e tem os testes que eu postei anteriormente também do phoronix:

não precisa desativar o swapfile, ele continua sendo importante

Mas dependendo do swapness, o HD começará a ser usado. Dependendo do HD, o computador vai congelar por um tempo. Se a memória começar a ser muito requisitada, dependendo do tamanho do swap, vai estourar o swap também.

Aqui eu fiz um teste com um site que tinha algum componente dele que falhou… A memória RAM foi para praticamente 100%, o computador ficou quase congelado… O swap foi sendo usado até ser esgotado e o computador travou.

Isso era esperado?