Computador congelando por causa do jogo minecraft

Bom, esse é um problema que acontece frequentemente, desde que ganhei o computador.
Meu computador é fraco por isso não tenho muita liberdade no quesito jogos. Eu costumo jogar muito minecraft porém, depois de ficar jogando um tempo, o computador simplesmente congela, e eu sou obrigado a reiniciar o computador. A situação se agrava ainda mais com mods, ele congela com apenas 20 minutos de jogatina. porem sempre roda com a mesma taxa de quadros (20fps) com ou sem mods.
Quando isso acontece eu sou obrigado a forçar a reinicialização do computador através de um botão no meu gabinete.

Antigamente eu tinha um computador pior do que esse que usava windows 7. Ele nunca congelava.

Alguém me ajuda pfvr.

Olá. Quanto a questão de o computador antigo ser pior que esse e ter outro sistema operacional, não indica que possa ser por causa do sistema que está nesse seu computador atual.

Poderia dizer melhor qual o sistema operacional que está nesse computador?
Tem placa de vídeo dedicada?
Qual a fonte de alimentação?
Já rodou algum teste de stress do processador para ver se ele congela também?

Linux mint 19.2 MATE
Não, a placa de vídeo é integrada
110V
Nunca fiz um teste de stress

Procure por esse programa GtkStressTesting na loja de aplicativos do Mint. Se não tiver, instale pela Flathub:

Se não souber instalar, pergunte.

Caso tenha instalado, informe. Daremos prosseguimento a esse teste.

1 curtida

Pronto, baixei

Esta aberto. E agora?

Responde pfvr :frowning:

Geralmente pode ser a quantidade de processos que estejam rodando no momento. Mate alguns deles pelo seu gerenciador de tarefas pra ver se não fica mais flúido.

Quanto mais processos usando o processador, menos recursos ele tem para o sua jogatina.

Agora faça o seguinte:

  1. Clique na seta vermelha para começar

  1. Agora fique verificando as temperaturas.

Fique de olho a temperatura “Current” (atual) ’ na Max( máxima).

Nos informe sobre elas. Caso o computador desligue durante o processo, nos informe também.

Não aconteceu nada, temp max: 62c°
Temp min:52c°

É, a temperatura está aceitável. Só trava com esse jogo? Quantos GB de RAM tem o seu PC? Possa ser que esteja havendo um estouro de memória RAM.

Realmente não sei dizer. Tenho um jogo que roda através do Wine, ele trava também.
meu computador tem 3.7 GB de memória bruta, sem usar nenhum programa a ele tem 2.4Gb de RAM livre

Entendi. Aparentemente não é nada relacionado a hardware. Está parecendo mais algo do software. Não sei se algum problema no Wine…

Apenas uma dúvida. É HD ou SSD? Se for HD, quando ele congela, você chega a escutar o disco sendo usado? Aquele barulhinho típico do disco escrevendo/lendo?

Tipo esse barulho:

Minha memória é HD, eu nunca prestei atenção nesse barulho. Vou fazer o teste pra ver se isso acontece, na verdade, eu escuto um som quando eu ligo o computador, mas não é o mesmo do vídeo

Por que pergunto isso? Estou pensando que pode estar havendo algo que faz a memória ser completamente usada. Quando isso acontece, o sistema trava e começa a jogar informação para o HD.

Outro indicador é um led (luz vermelha ou de outra cor) que fica piscando quando o HD é usado. Fica no gabinete.

Se não for a memória se esgotando, suspeito que esteja sendo algum problema no Wine ou no próprio jogo.

Isso sempre aconteceu, aconteceu depois de alguma atualização/ instalação de programa?

Desde de que ganhei o computador, isso acontece. O problema da memória parece fazer muito sentido. Quando abro o navegador enquanto estou em um mundo do Minecraft o pc trava na hora.

Em que lugar do gabinete fica esse LED, fica atrás?

Eu tenho um pente de 2GB de RAM do computador antigo, porém estou com receio de instalar por causa da garantia .

É uma luz que pisca frequentemente, depende do gabinete. Geralmente tem um ícone que remete a um disco como CDs empilhados ou uma caixa com uma circunferência. Faça o teste, coloque arquivos para copiar e procure ao redor do gabinete por uma luz piscando.

Geralmente fica na parte frontal ou superior do gabinete. Alguns modelos não tem esse LED indicador.

Existe o Gnome Monitor para acompanhar o histórico de uso de memória

image

Se tiver como deixar ele à vista, quando está usando o jogo ou abrindo o navegador…

O que você irá notar é que primeiro esse gráfico onde tem a seta vermelha vai ficar completamente cheio e depois onde tem a seta verde começará a encher também. Nisso o computador praticamente não irá mais responder.

Acabei de encontrar, o botão power(o botão de ligar, não sei se é o nome certo) fica vermelho quando o disco é usado.

Isso. É esse LED mesmo que estamos falando.

Com um pouco de paciência, o seu problema vai ser resolvido. Mas terá que ter paciência, pois assim, à distância não é muito fácil ajudar.

É bom que você vai conhecendo mais de seu computador.