Como você mantém sua privacidade na Internet?

Pessoal, acabamos de publicar um vídeo sobre o assunto, compartilhem aqui as suas dicas de segurança e, principalmente, privacidade:

16 curtidas

Simplesmente tenho minha rede social normal e outra rede social anonima usando sistemas diferentes pra cada uma delas a unica coisa que é igual é o link mas isso resolvo com proxys anonimos que escolho de dentro do Brasil apra evitar problemas.

Agora o algoritimo aumenta muito a aparisão de reCaptcha

2 curtidas

quem me dera soubesse fazer isso, estaria sendo uma pessoa mais feliz do que ja sou usando linux.

2 curtidas

Vídeo muito bom, mas eu ainda, na sinceridade abro mão da privacidade pelo conforto.

3 curtidas

Hoje eu estava lendo os Termos de Serviço do Google sobre produtos como o Google Docs e é um tanto assustador o que eles podem fazer com seus arquivos.
É de se pensar um pouco… e ficar preocupado. O problema é que ter privacidade na rede dá trabalho demais hahaha

7 curtidas

Eu comecei a mudar alguns dos meus hábitos na internet, estou largando boa parte dos serviços Google por outros mais privativos, o Gmail troquei pelo Protonmail, o Search pelo DuckDuckGo, maps pelo OSM, o drive pelo mega, YouTube pelo NewPipe e etc, pode não fazer muita diferença mas já percebi uma diminuição nos anúncios abusivos, agora estão mais genéricos, menos irritantes. No final das contas é só uma questão de adaptação, se alguém tiver mais alguma dia, deixe aí para mim…
Abraços.

5 curtidas

Eu prefiro o SkyTube: o feed sai na mesma ordem que sairia no YouTube e não precisa logar (é só exportar a lista de canais que segue). Para mapas, eu uso o HereMaps. Vou olhar esse OSM.

Eu faço basicamente o que foi dito aqui, e uso navegadores diferentes pra coisas diferentes (Vivaldi para streaming de videos, Opera para o uso comum e Firefox para compras) e algumas extensões. De tempos em tempos pesquiso por algo aleatório e irrelevante pra mim, só pra “confundi-los”.

2 curtidas

Opa, dei uma conferida nesses “trem” aí que tu mencionou, gostei desse ProtonMail, vou usar ele. Obrigado pela dica! :smiley:

1 curtida

O mais cruel desse tema é que ele é extremamente manipulador: é tentador para muitos ceder sua privacidade em nome do conforto e conveniência. A esses, recomendo, por exemplo, o livro 1984, de George Orwell.

Sei que parece um cenário dramático mas, para quem percebe as coisas de forma sistemática, não tem dificuldades de somar o “Sistema de Crédito Social” chinês, os vazamentos da NSA, o monitoramento facial já implementado em cidades brasileiras como Campinas, a quantidade de dados que entregamos diariamente ao Google, Facebook, YouTube, etc., e chegar à conclusão de que deveríamos levar o assunto mais à sério e fazer algo para nos proteger e às pessoas a quem queremos bem.

7 curtidas

Muito Legal. Até então eu ficava no conforto sem pensar em nada disso. Mas agora quero mudar isso. Obrigado por compartilhar essas informações.

Parece q o Dio nao deu uma lida na politica de privacidade do windows kkkkkkkkk Ta na hora de revisar bastante antes de passar desinformaçao quanto a privacidade

Vamos precisar de mais explicações, por gentiliza?
Em tempo, sendo software de código fechado, não há como saber se o que está escrito é realmente o que acontece, veja as diretrizes de conduta de projetos sérios em relação a privacidade como o Tor e o Tails, entre outros e procure entender o porquê dessa condição.

5 curtidas

Acesse esse site https://www.privacidade.digital/

Nele há dicas para manter sua privacidade.

Eu mantenho um uso normal, uso ferramentas de empresas que abertamente coletam nossos dados e não vejo muito problema nesse tipo de sistema, em troca de um serviço de qualidade. Quando preciso de anonimato costumo usar o Tor para mascarar o meu endereço IP - está sendo a minha principal forma atualmente.

Também costumo usar serviços que prezam por privacidade. Meu E-mail principal é o Protonmail e o buscador em todos os meus dispositivos é o DuckDuckGo. Também costumo contribuir para uma internet mais competitiva. Uso sempre o Firefox por achar que o Chrome está muito monopolista, por exemplo. Faço isso com muitos outros serviços…Enfim. resumidamente é isso.

1 curtida

Os tempos atuais realmente se assemelham demais aos que passam no livro, de Orwell. Principalmente agora com todo o sistema chinês de detecção Facial, que está assustadoramente funcionando por lá, sem contar o estilo do Regime Chinês.
Agora, com essa tecnologia vindo para o Brasil, podemos acabar realmente vivendo em um mundo como o escrito no livro, ou quem sabe, até pior.
Sugiro, caso você goste de series e animações, procure por uma animação Japonesa chamada de Psycho-Pass. O mundo de Orwell é retrado nele, juntamente com diversos outros autores, como Philep K. Dick (Androides sonham com carneiros Eletricos?), Sheakespeare, entre outros.
E vamos ver como o mundo pode se tornar um lugar realmente assustador se nossa privacidade não for respeitada.
Excelente video Dio.

1 curtida

eu n tenho mais redes sociais como face, twitter e insta, melhor coisa q fiz na vida

2 curtidas

Ja ate tinha esquecido que esse assunto tinha rendido kkkkkkkk
Continuo recomendando vc a ler os documentos e certificar bem as fontes que vc usa no seu blog…
Refrescando uma baboseira de cegar os olhos em 2015 que foi a privacidade do windows… Que continua sendo citada como “invasiva” sem ao menos conferir as próprias configurações sem falar que a microsoft dispoe do codigo fonte para estudantes… Ate pq não e novidade

https://www.microsoft.com/en-us/corporate-responsibility/law-enforcement-requests-report
Sobre a rede Tor, Nem e necessario fazer grande esforço pra ver usuarios que se dizem que estão em grande “anonimato” serem presos por crimes na DarkWeb
Ate mais ver!

Este tema é extremamente interessante, porém sou um dos que apesar de conhecer uma pequena parte de tudo que podem fazer com nossos dados, continua a fornecer continuamente. Não abro mão da integração que há com o Google, por exemplo.

Instalei esses dias um complemento pro firefox chamado “Facebook Container”.

É interessante, ele cria um container específico para o facebook e instagram. Já nos demais sites ele bloqueia os rastreadores por padrão. É incrível ver a quantidade de páginas que possuem links com o facebook, e que por consequência o facebook tem informação de tantos sites que você visitou. O desenvolvedor do complemento é a própria Mozilla!

Pesquisas na internet eu deixo por padrão o startpage.com

2 curtidas

Na era IoT, praticamento impossível manter a privacidade oculta.

Está cada vez mais complicado o anonimato.

1 curtida