Como transmitir toda a tela do Ubuntu/Kubuntu para Lg Smartv?

Bom dia! Na escola onde leciono foram instaladas smartvs da LG nas salas de aula. Como os notebooks Win. transmitem a tela diretamente, eles não farão a instalação dos cabos HDMI.
Elas ficam muito alto, e fixadas na parede, é impossível eu acessar para colocar cabo para as minhas aulas.
Gostaria de saber se consigo, com o Kubuntu 20.04, fazer a transmissão completa da minha tela, assim como fazem os notebooks windows dos outros professores.
Todas as TVs estão em rede, e há conexão cabeada rj45 nas salas.

Meu notebook é um Dell, com Pentium Gold 5405U, 2.3 GHz

Desde já, agradeço a ajuda!

1 curtida

Olá!

Acredito que o caminho necessário vai ser implementar o servidor de display wifi compatível ao formato que as smartTVs utilizam em geral (Miracast).

Nesse caso tente através desse software que é uma variação do miracast para Linux, Miraclecast:

Depois conta para nós se deu certinho. Valeu!

1 curtida

tbm tava precisando disso!

exite algum programa ou distro que consegue espelhar a tela do note na TV, CHROMECAST, FIRE TV igual o compartilhar tela do windows 10?

no gnome tem um menu de transmissão de tela mas não funiona tentei no ubuntu e fedora.

1 curtida

Então, a solução do Ubuntu, que é bem legal é ativar um Servidor DNLA, de multimedia. Então o foco é compartilhamento e streming de arquivos multimedia.

Para solução de screen mirroring precisa ir para caminho como o que respondi anteriormente. Ou procurar um ISO específica focada nisso. Dada a grande diversidade pode até ter uma que faça isso de forma nativa, mas não tenho conhecimento por não ter usado esse propósito ainda.

Valeu!

1 curtida

então através do servidor dlna eu só consigo transmitir arquivos salvos no notebook como fotos, músicas e vídeos.

eu queria exatamente streaming de mídias da web poder transmitir player de filmes da web do notebook pra TV/fire tv. como faz no celular e Windows através do web cast.

Você consegue enviar conteúdos da web via Kodi e etc com plugins adequados. O negócio é que player de filmes randômicos direto de uma navegador/página não é um serviço integrado a uma extensão ou plugin, daí pra transmitir isso você precisa na verdade enviar um espelho da tela toda como sendo uma extensão de tela tipo quando você conecta um monitor no hdmi, mas ai no caso será pelo wi-fi. E então precisa usar software e protocolo adequado para isso. Miraclecast é uma das possibilidades.

Tentei instalar o Miraclecast mas não deu certo instalar, vou tentar novamente.
Estava procurando na snapstore e encontrei um app chamado Alfacast. Pelo que entendi ele se propõe a fazer exatamente o que eu preciso, podendo, inclusive, transmitir para mais de um aparelho ao mesmo tempo. Instalei no notebook e no pc. Infelizmente, em nenhum dos casos ele encontrou a minha smartv de casa, que é da Samsung. Vou tentar na escola, talvez a LG que é mais nova ele encontre.
:man_shrugging: :man_shrugging:

então eu instalei esse app para espelhamento no gnome do manjaro 21.1, a TV Samsung e o fire tv stick até reconheceram e os mesmos aparecem no gnome porém ao conectar não prossegue a transmissão de tela.

GNOME Network Displays

Stream the desktop to Wi-Fi Display capable devices

https: / / /flathub.org/apps/details/org.gnome.NetworkDisplays

vc se no seu note da certo. eu já desisti de espelhar a tela do Linux na TV. nem em site gringo vc acha algo efetivo sobre o tema

2 curtidas

Tomara que de certo o Miraclecast ai.
O Alfa… snap eu vi também, não instalei por enquanto.
Parece-me que ele é um estilo VNC, um compartilhador direto, mas para funcionar em telas “cliente” acredito que deve ter um software lá também. Não vi detalhes.
Conte aqui depois se funcionou.
Valeu!

Vou tentar depois.

Então, fiz os testes hoje nas tvs LG da escola, não funcionou! :man_facepalming:
Nem o app alfacast acha a TV, nem o contrário.
Será que pode ser uma limitação do processador? :man_shrugging:
A opção transmitir aba do Chrome também não funcionou.

Vou seguir testando… :roll_eyes:

1 curtida

a opção transmitir do Chrome. acho que só funciona no Chromecast.

eu tbm estou a procura desse espelhamento do Linux da TV.

tentei de tudo já. até fiz compilação e nada.!

A maneira mais fácil é usando o GNOME Telas, eu transmito aqui em casa pra minha TV LG também: Eles são ÓTIMOS e você ainda NÃO CONHECIA - Diolinux App Showcase #1 - YouTube (já coloquei com a marcação de tempo) :slight_smile:

5 curtidas

Muito bom. Gosto demais do App Showcase.

consegui!

era o firewall que tava impedido a transmissão. desativei e espelhou o notebook na tv samsung e no fire tv

2 curtidas

Agora é descobrir as portas que ele usa, criar as regras no GUFW e reativar…

Opa! Parece que vai dar certo! Ele não achou a minha tv da Samsung mas achou a LG da vizinha. Vou testar segunda na escola, acho que vai dar certo! :pray:
Muito obrigado! :fist_right: :fist_left:

eu já fiz isso,
é bem fácil pelo guwf é só clicar no serviço adicionar regra.

e eu quebrando a cabeça e xingando até a última geração do Linux. até compilação eu fiz, coisa que nunca tinha feito pra fazer a bagaça espelhar. e no fim era apenas o firewall :rofl:

1 curtida

Bloco de Citação

se eu tivesse lido antes, não teria tido todo trabalho. :expressionless:

4 curtidas