1 - Baixe uma .iso do Manjaro.
2 - Apaixone-se.
3 - Me agradeça comprando um XBOX (para mim, obviamente).
Qual interface gráfica é melhor para o Manjaro?
Entre as oficiais (XFCE, Plasma, Gnome), a que mais te agradar, todas vem mais ou menos com as mesmas coisas instaladas. As comunitárias vem sem algumas coisas, como pacote office ou suporte a flatpaks e snaps - mas é simples de resolver, no caso deste último, basta instalar os plugins pelo próprio PAMAC gráfico
Posso comprovar que essa solução funciona 
Eu vi ali o @frc_kde respondendo… ele faz distro hopping pelo grub!
Quando comecei a tentar usar Linux, acabei me fixando no Kubuntu (2009), até conseguir fazer nele todo o meu trabalho, e então deletei o Windows (2016).
Quanto mais eu precisava do Kubuntu, mais eu evitava fazer experiências malucas ─ pois se precisasse reinstalar, iria perder vários dias, até instalar todos os aplicativos de novo, configurar teclas de atalho etc.
Para experiências, criei uma terceira partição. Nela eu instalava, às vezes o Debian, às vezes um Mint, e arriscava um pouco mais, pois não eram minha distro “principal” (de produção). Só quando alguma coisa dava certo, é que eu reproduzia também no Kubuntu.
Quando deletei o Windows, sobrou espaço para mais 2 distros, então passei a ter Kubuntu, KDE Neon, Debian e Mint.
No ano seguinte (2017), instalei um SSD externo de 1 TB, e mais um HDD interno de 1 TB… Então, particionei tudo, de modo a poder instalar até 12 distros ─ e assim continuo, até hoje.
Fui escolhendo as distros, de modo a cobrir todos os “ramos” principais ─ mantive o KDE Neon (eliminei o Kubuntu), o Debian testing, e com isso já cubro um “ramo” importante.
Tenho openSUSE, Fedora, do “ramo” rpm.
Quando instalei o Arch, dispensei o Manjaro e o Antergos.
De um “ramo” totalmente diferente, uso o Void.
Também tenho PCLinuxOS e Mageia (rpm), derivados do antigo “ramo” Mandrake; e o Slackware, que é outro “ramo” antigo do Linux.
Nesse conjunto, alguns usam SystemD, outros usam outro “init”, portanto, vou vendo as diferenças e aprendendo.
Alguns são de “lançamento de versão”, outros são “rolling-release” (lançamento contínuo), portanto, vou vendo as diferenças e me adaptando a cada caso.
Mas limitei minhas escolhas. Não me interessava ter ou experimentar 10 distros baseadas no Kubuntu, com pequenas variações. O que me interessava era experimentar os “ramos” principais dessa “árvore”.
O KDE Neon (baseado no Kubuntu) é minha “âncora”, pois já estou bem familiarizado, há muitos anos, e com ele consigo realizar praticamente todas as minhas tarefas.
Com os outros, às vezes faço mais progressos, outras vezes não tanto. O Slackware ainda é difícil para mim, já tive de reinstalar 2 vezes, porque consegui escangalhar. Mas sigo tentando, sempre que tenho tempo e vontade.
Me dou bem com o Arch e o Void, mas há várias coisas que ainda não consigo fazer com eles. Acho que fiz mais progressos no openSUSE e no Fedora.
Sempre com KDE, que uso desde 2007 (Kurumin).
Ainda faço experiências. Este ano, instalei o Mint 20 e instalei nele o KDE. Funciona bem. Para mim, é tão familiar quanto o KDE Neon (ou o Kubuntu, que dispensei).
Também instalei o MX Linux KDE (beta), para testar, e gostei. Mas é um “Debian stable” (só que sem SystemD), com KDE meio “antigo”, e isso não me agrada muito.
Posso remover o Mint e o MX Linux (que são meio “repetitivos”, em relação ao KDE Neon e ao Debian). Mas não preciso fazer isso por enquanto, pois ainda tenho espaço para mais uma distro, e não tenho nenhuma em vista, no momento. A verdade é que acabei enjoando. Já tive o Sabayon, gostei, mas agora prefiro instalar o Gentoo, que é a base dele. Falta ler mais um pouco e juntar coragem, pois o Gentoo tem opções demais, é quase como “construir”, personalizadamente.
Nessa máquina, que montei no início do ano, levei quase 10 meses, para instalar e “afinar” essas 11 distros. E ainda falta conseguir muitas coisas, em várias delas.
Comecei instalando 4 distros em poucos dias, depois fiquei ajustando tudo até Abril. E ainda falta ajustar muita coisa.
Em resumo:
- Tenho 3 ou 4 distros, com as quais me sinto confortável, e que me garantem poder trabalhar ─ mesmo se uma delas quebrar, restam as outras. ─ E faz tempo que não quebro (quase) nenhuma.
- Se quiser “variar”, basta reiniciar a máquina e usar outra distro. Pelo Quadro (acima) é fácil ver qual será mais útil, conforme as tarefas que preciso realizar.
Muitos colegas questionam, ─ “por que não usar VM?” ─ Isto me deixaria com apenas 1 distro “real”, e se ela der problema, fico no mato sem cachorro. Teria de parar tudo, até consertar.
kkkkk tenso…
ai vc volta pra sua distro antiga? NÃO kkkk, voce vai a outra e encontra mais coisas legais e diferentes e problemas e no final dps de vc passar por 6 distros em dois 2 vc volta pra sua que estava novamente…
Depende, meu brother!
Você tem alguma especificação fácil aí? É Desktop ou Notebook?
Só pra participar mesmo, enfim respondendo: não seja como eu, que tinha tudo funcionando perfeito mas por pura imbecilidade de querer experimentar outra coisa acabei entrando num looping. Pare de saltar antes que seja “tarde demais”, eu acabei de aprender a lição, meu único pendrive queimou e tô “presa” num sistema que não era realmente necessário eu usar.
Notebook, Intel core i5, Intel hd graphics 620, 4gb ram.
Eu só mudo de Distro/DE quando algo me incomoda, e costumo ver bastante reviews, isso ajuda na decisão de migrar ou não, fiz até uma playlist com todas as Reviews do Diolinux e fico reassistindo.
Hoje estou contente com o Kubuntu pela base Ubuntu e KDE Plasma LTS, as vezes namoro o KDE Neon, mas aí lembro desse meme abaixo e desisto. ![]()
“Como se manter em uma distro Linux, e evitar o Distro Hopping?” Não há como, desistam e aproveitem a flexibilidade e facilidade de customização que linux nos oferece. O bom é a esperança de algo novo, de uma novidade na sua distro preferida ou em outra que ainda vai te cativar ! kkkkkkk
Concordo, distro hopping só é nocivo se praticado em excesso a ponto de atrapalhar a sua produtividade. Um distro hopping feito com moderação é bem mais divertido e você aproveita tudo que uma distribuição e o seu PC podem te oferecer. 
Minha distro me permite fazer tudo que eu preciso?
Os recursos disponíveis na distro X podem ser implementados na minha distro?
Acho que são dois pontos a se observar, o que vejo bastante são as pessoas mudando de distro por causa de um probleminha que com um pouco de leitura pode ser resolvido, com exceção de problemas de hardware, mas aí já é um problema de configurações do fornecedor do kernel.
Meu mano, na minha concepção, você tem uma máquina boa. Não é máquina do tipo “nossa vou rodar um Battlefield aqui”, mas pra você trabalhar, estudar, assistir uns vídeos e até fazer uma coisinha ou outra, acho que dá pro gasto. Ainda assim, você pode até rodar jogos nesse notebook, como o CS:GO (Counter Strike: Global Offensive) por exemplo.
Eu te indicaria: Manjaro KDE (Arch based) ou Kubuntu (que é o Ubuntu com KDE). Se mesmo assim você quiser mais performance da sua máquina (ou seja, quer instalar uma distro mais leve pra consumir mais do processador, da placa de vídeo e da memória RAM), aconselho um Manjaro XFCE (Arch Based), Mint XFCE (Ubuntu based) ou um MX Linux (Debian based).
Uma pergunta envolvendo este tópico
O facto de fazermos dualboot é só usarmos metade do sistema enquanto usamos a outra parte do sistema para fazer distrohopping tem algum problema?
Se a distro atual não agradar basta copiar os arquivos para a outra distro e depois instalar uma nova distro por cima da primeira
Como se manter em uma distro Linux, e evitar o Distro Hopping?
Isso é fase, assim como todo mundo casa e sossega, uma hora vc vai achar a distro certa e sossegar nem que leve uma eternidade

Há controvérsias kkkkkk.
Nesse caso, você tem um problema moderado, o nível vai depender se você tem ou não uma distro principal e quanto tempo passa com “a outra”.
Por exemplo eu tenho tri-boot.
Fedora 33 (testes ou verificar algum problema que não ocorre no rawhide) - não lembro o ultimo dia que dei boot para atualizar.
Debian (troca sempre, esteva o EndeavourOS anteriormente) - utilizei ontem durante algumas horas para verificar se tudo estava funcionando bem, instalei no final de semana, mas só resolvi configurar ontem.
Fedora Rawhide (Principal) 99,9% do tempo eu passo aqui.