Eu não sei se a dica é tão útil assim, mas pra mim foi, por não ter encontrado muita solução…
Antes de começar, as minhas configurações:
R5 3500X
8Gb RAM
Rx570 8Gb
E distro final (rs): Pop!_Os 20.04 LTS
Há uns três dias mais ou menos eu venho tentando descobrir uma forma de renderizar, utilizando a minha placa de vídeo, pelo kdenlive. Além de não encontrar nada, acabei descobrindo que a AMD ainda não lançou seu driver proprietário para o Ubuntu 20.04 LTS, o que fazia com que nem o Blender reconhece minha placa. Tentei o Davinci Resolve mas, mesmo se ele tivesse compatibilidade com minha gpu, eu precisaria do driver proprietário… Tentei tamém o ROCm, mas não rolou.
Depois de muita tentativa e erro (e algumas formatações para instalar distros diferentes rs), acabei desistindo e decidindo esperar a AMD lançar o seu driver… Então comecei a pesquisar softwares de edição de vídeo que renderizassem pela GPU… Acabei chegando num vídeo do youtube onde o cara editava no Kdenlive e renderizava no Shotcut. Fui fazer o mesmo e vi lá que o o “vcodec” usado era “h264_vaapi”. Então tive a ideia de testar dentro do kdenlive.
Primeiro eu abri o kdenlive e verifiquei o preset padrão:
Vi que o codec usado era o “libx264”. Simplesmente mudei para “h264_vaapi” mantendo todo o resto igual para fidelidade do teste:
E aqui está a diferença num render de um vídeo de 5min com alguns cortes e efeitos:
Quase ou mais de 50% de diferença.
Sobre o tamanho do arquivo final, o primeiro teste ficou com 154,8MB, e o segundo com 279,6MB.
Enfim, acho que pra usuários mais experientes isso seja pura bobagem e nada novo, mas como iniciante penso que o próximo que passar pela mesma situação vai se sentir ajudado. Pelo menos essa foi a intenção.
Valeu!