Como renderizar por GPU (AMD) no Kdenlive

Eu não sei se a dica é tão útil assim, mas pra mim foi, por não ter encontrado muita solução…
Antes de começar, as minhas configurações:
R5 3500X
8Gb RAM
Rx570 8Gb
E distro final (rs): Pop!_Os 20.04 LTS

Há uns três dias mais ou menos eu venho tentando descobrir uma forma de renderizar, utilizando a minha placa de vídeo, pelo kdenlive. Além de não encontrar nada, acabei descobrindo que a AMD ainda não lançou seu driver proprietário para o Ubuntu 20.04 LTS, o que fazia com que nem o Blender reconhece minha placa. Tentei o Davinci Resolve mas, mesmo se ele tivesse compatibilidade com minha gpu, eu precisaria do driver proprietário… Tentei tamém o ROCm, mas não rolou.

Depois de muita tentativa e erro (e algumas formatações para instalar distros diferentes rs), acabei desistindo e decidindo esperar a AMD lançar o seu driver… Então comecei a pesquisar softwares de edição de vídeo que renderizassem pela GPU… Acabei chegando num vídeo do youtube onde o cara editava no Kdenlive e renderizava no Shotcut. Fui fazer o mesmo e vi lá que o o “vcodec” usado era “h264_vaapi”. Então tive a ideia de testar dentro do kdenlive.

Primeiro eu abri o kdenlive e verifiquei o preset padrão:

Vi que o codec usado era o “libx264”. Simplesmente mudei para “h264_vaapi” mantendo todo o resto igual para fidelidade do teste:

E aqui está a diferença num render de um vídeo de 5min com alguns cortes e efeitos:

Quase ou mais de 50% de diferença.
Sobre o tamanho do arquivo final, o primeiro teste ficou com 154,8MB, e o segundo com 279,6MB.

Enfim, acho que pra usuários mais experientes isso seja pura bobagem e nada novo, mas como iniciante penso que o próximo que passar pela mesma situação vai se sentir ajudado. Pelo menos essa foi a intenção.

Valeu! :smiley:

8 curtidas

Boa dica amigo! Tenho a placa RX470 e ontem mesmo estava editando um video. Vou fazer esse teste mais tarde.

1 curtida

Trago uma leve atualização… Pra quem quer ter controle do bitrate eu encontrei um perfil de render nuns fóruns gringos:

f=mp4 movflags=+faststart hwaccel_device=/dev/dri/renderD128 vf=‘format=nv12,hwupload’ c:v=h264_vaapi vcodec=h264_vaapi threads=6 preset=faster g=15 bf=2 vb=10M acodec=aac ab=256k

ali em vb=10M significa que o vídeo tem 10mb em bitrate, então é só alterar o valor pra ter controle da qualidade e tamanho do arquivo final :slight_smile:
Ah, ali em “threads” você põe de acordo com seu processador, é claro…

2 curtidas

era bom se ele suportasse o quicksinc

Velho, o fórum gringo que tava vendo era justamente sobre Intel. Eu que testei de ousado por ver que o codec era o mesmo. Então provavelmente suporte

1 curtida

sim mas como coloca no quicksinc porque ele usa o cpu gpu integrado ao mesmo tempo e o normal só usa cpu

1 curtida

Muito legal,

Tentei fazer com o meu PC e não deu certo. Parece que meu sistema não aceita rendering com a GPU dele.

Tentei várias opções para AMD e não funcionou. Acredito ser limitação de hardware mesmo.

1 curtida

Estava usando appimage, por isso estava dando crash. Consegui voltar a usar a versão Flatpack mas infelizmente minha GPU não faz rendering … Ai só sai audio seguindo as instruções de vocês ai.
Mas mesmo assim obrigado.

A boa noticia é que consegui voltar a usar a versão Flatpack que estava com problemas
Abraços

2 curtidas

Comigo também renderiza apenas o áudio e não tem tanta diferença de desempenho se comparado com “apenas cpu”.

2 curtidas