Problema com AMDGPU PRO

Galera… To com um problemão aqui… Eu já postei sobre como utilizar minha gpu pra renderizar pelo kdenlive (Como renderizar por GPU (AMD) no Kdenlive). Eu já tinha desistido de tentar fazer o Davinci Funcionar. Acontece que estou há uns 3 dias com problema no kdenlive tbm… Quando tento importar os videos o ubuntu crasha total, fica um monte de artefato na tela…
Eu formatei o pc (não instalei o amd gpu pro) e aconteceu a mesma coisa. Já testei várias versões do kdenlive, dá sempre a mesma coisa. Com proxy, pior ainda. FUi tentar instalar o amd gpu pro pra ver se mudava algo e dá o seguinte erro:

Error! Bad return status for module build on kernel: 5.8.0-45-generic (x86_64)
Consult /var/lib/dkms/amdgpu/5.6.20.906316-1188099/build/make.log for more information.
dpkg: erro ao processar o pacote amdgpu-dkms (–configure):
o subprocesso instalado, do pacote amdgpu-dkms, o script post-installation retornou erro do status de saída 10
Configurando g+±9 (9.3.0-17ubuntu1~20.04) …
Configurando g++ (4:9.3.0-1ubuntu2) …
update-alternatives: a usar /usr/bin/g++ para disponibilizar /usr/bin/c++ (c++) em modo auto
Configurando build-essential (12.8ubuntu1.1) …
dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de amdgpu-pro-rocr-opencl:
amdgpu-pro-rocr-opencl depende de amdgpu-dkms (= 1:5.6.20.906316-1188099); porém:
Pacote amdgpu-dkms não está configurado ainda.

dpkg: erro ao processar o pacote amdgpu-pro-rocr-opencl (–configure):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Nenhum relatório apport escrito pois a mensagem de erro indica que é um erro de seguimento de um erro anterior.
A processar ‘triggers’ para man-db (2.9.1-1) …
A processar ‘triggers’ para libc-bin (2.31-0ubuntu9.2) …
Erros foram encontrados durante o processamento de:
amdgpu-dkms
amdgpu-pro-rocr-opencl
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Eu sinceramente já não sei mais o que fazer e to com muito trabalho de audio e video pra ser entregue :confused:

Hardware: RYZEN 5 3500X RX570 8GB 16GBRAM SSD 240GB

Olha se esse link pode te ajudar: How to Install DaVinci Resolve 16 on Linuxmint 20 with AMD Radeon Graphic Card - DEV Community

EU instalei o Mint só pra tentar… Já no primeiro passo deu errado… :confused:

ERRO:

deb [ trusted=yes ] file:/var/opt/amdgpu-pro-local/ ./
Obter:1 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ InRelease
Ign:1 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ InRelease
Obter:2 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ Release [816 B]
Obter:2 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ Release [816 B]
Obter:3 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ Release.gpg
Ign:3 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ Release.gpg
Obter:4 file:/var/opt/amdgpu-pro-local ./ Packages [114 kB]
Ign:5 Index of /mint-archive ulyana InRelease
Atingido:6 http://dl.google.com/linux/chrome/deb stable InRelease
Atingido:7 Index of /mint-archive ulyana Release
Atingido:8 Index of /ubuntu focal InRelease
Atingido:10 Index of /ubuntu focal-security InRelease
Atingido:11 http://mirror.globo.com/ubuntu/archive focal InRelease
Atingido:12 http://mirror.globo.com/ubuntu/archive focal-updates InRelease
Atingido:13 http://mirror.globo.com/ubuntu/archive focal-backports InRelease
Lendo listas de pacotes… Pronto
WARNING: PAL OpenCL has been dropped in favour of ROCr.\nROCr OpenCL will be installed instead of PAL OpenCL.\nPlease advise that this option is deprecated and will be removed in \nfuture releases. Please use ‘–opencl=rocr’ instead.
apt
Usage: apt command [options]
apt help command [options]

Commands:
add-repository - Add entries to apt sources.list
autoclean - Erase old downloaded archive files
autoremove - Remove automatically all unused packages
build - Build binary or source packages from sources
build-dep - Configure build-dependencies for source packages
changelog - View a package’s changelog
check - Verify that there are no broken dependencies
clean - Erase downloaded archive files
contains - List packages containing a file
content - List files contained in a package
deb - Install a .deb package
depends - Show raw dependency information for a package
dist-upgrade - Upgrade the system by removing/installing/upgrading packages
download - Download the .deb file for a package
edit-sources - Edit /etc/apt/sources.list with your preferred text editor
dselect-upgrade - Follow dselect selections
full-upgrade - Same as ‘dist-upgrade’
held - List all held packages
help - Show help for a command
hold - Hold a package
install - Install/upgrade packages
list - List packages based on package names
policy - Show policy settings
purge - Remove packages and their configuration files
recommends - List missing recommended packages for a particular package
rdepends - Show reverse dependency information for a package
reinstall - Download and (possibly) reinstall a currently installed package
remove - Remove packages
search - Search for a package by name and/or expression
show - Display detailed information about a package
showhold - Same as ‘held’
showsrc - Display all the source package records that match the given package name
source - Download source archives
sources - Same as ‘edit-sources’
unhold - Unhold a package
update - Download lists of new/upgradable packages
upgrade - Perform a safe upgrade
version - Show the installed version of a package

ERROR: Unable to install pin package.
This driver may not support the running operating system.

Desculpa te falar amigo, mais isso é um problema do próprio Kdenlive. Eu também já tive essa duvida, e já procurei em um monte de lugares, mas não achei. Então, enquanto tava lendo um blog de um canal de linux, eu acabei encontrando a resposta :

kdenlive bugando

Tradução : você vê muitos benefícios em usar uma placa de vídeo dedicada com o @kdenlive? Eu uso apenas gráficos integrados e considero uma atualização @thelinuxEXP @JayTheLinuxGuy @gamingonlinux @quidsup @HexDSL

Nick @ The Linux Experiment
@thelinuxEXP

Sim, o Kdenlive realmente não suporta aceleração de GPU, então a CPU será o único fator importante, eu acho. Existem opções nas configurações para habilitar o uso da GPU para alguns efeitos e a visualização, mas eles sempre tornaram o Kdenlive com muitos bugs para mim (não foi possível renderizar um vídeo)

“Kdenlive realmente não suporta aceleração de GPU” Acho q vc se enganou, pois ele suporta aceleração de render via ffmpeg_vaapi. Basta apenas habilitar isso nas configurações do Kdenvile. N sei como está o funcionamento no hardware amd, mas no intel suporta.

cara, eu usava o vaapi até dia desses, do nada parou de funcionar :confused: eu tava super de boa, usando minha amd pra renderizar tudo… videos de 1h renderizava em 25min por ai… tava felizão… agora to cheio de trabalho pra entregar e vou ter que voltar pro windows pra finalizar

Complicado hein. Será se a versão em snap ou flatpak está funcionando pra vc?

Eu não disse que não suportava (ou melhor, o cara não disse isso ), o que ele quis dizer foi que, devido as falhas e ser extremamente bugado, parece mais com uma versão experimental. Por exemplo, uma empresa diz que seu jogo tem versão de linux nativa, Mais essa versão é extremamente bugada, crasha toda hora e é injogavel. Nesse caso, você diria que esse jogo realmente suporta linux ? Mesma coisa com o Kdenlive.

Olá, @Lucas_Rodrigges :wave: !

Já testemunhei o erro de dkms. Aconselharei realizar dois procedimentos, mas nenhum deles é garantia de que irá resolver seu problema. Lembrando que os fiz em uma RX 570 (o que é pareceu ser a mais problemática entre as Radeon RX, :laughing:).

Não instale o amdgpu-dkms!

Procedimento 1

No Pop!_OS, ao instalar o amdgpu-pro, caso realize a instalação normal, o sistema se corrompe devido a sua instalação (não sei os pormenores disso). Aproveitando esse conhecimento, tente replicá-lo na sua distro.

Abra o terminal na pasta onde está os pacotes de instalação do driver da sua Radeon (ou navegue pelo comando cd até ela). Execute o comando:

./amdgpu-pro-install --no-dkms --opencl=pal,legacy --headless

Reinicie e verifique se o kdenlive e seu sistema se comportam como o esperado!

OBS: essa dica foi retirado desse guia. E, se possível, recomendo fortemente que realize esse procedimento no Pop!_OS, porque foi o único lugar que lembro de tê-lo executado, :sweat_smile:, mas fique a vontade :laughing: .

Force a configuração do dkms e dos pacotes dependentes!

Procedimento 2

Quando o terminal retorna a mensagem E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1), execute os comandos para fazê-lo forçar a configurar os pacotes que você instalou!

sudo rm -r /var/lib/dpkg/info
sudo rm -r /var/cache/apt/archives
sudo mkdir /var/lib/dpkg/info
sudo apt-get update
sudo apt-get -f install

Ou simplesmente:

sudo rm -r /var/lib/dpkg/info && sudo rm -r /var/cache/apt/archives && sudo mkdir /var/lib/dpkg/info

sudo apt-get update && sudo apt-get -f install

Reinicie o sistema e confira-o se ele funciona, assim como o Kdenlive, como o esperado.

OBS: Esses comandos já foram mencionados por mim num tópico sobre o comportamento inesperado do DaVinci Resolve com a minha RX 570.

Então é como falei. Só posso falar por hardware intel que foi o q sempre usei. N tenho problemas quanto a isso então n posso falar q pra mim é bugado. Espero que alguém que usa amd e já tenha tido esse problema possa ajudar ele a solucionar.

tentarei fazer no Mint aqui rapidão… ele até consegue instalar o amdgpu pro, porém o davinci continua não reconhecendo o openCL… Se não der certo tentarei no Pop (que é o que eu usava).

1 curtida

Instalei o amdgpu-pro e dei sudo apt remove amdgpu-dkms.
Funciooonou, aleluia

Melhor, no driver 20.50 da AMD pode usar o comando ./amdgpu-pro-install -y --opencl=rocr,legacy
Conforme o manual da AMD abaixo, assim é possivel instalar coisas como opencl.

https://amdgpu-install.readthedocs.io/en/latest/install-installing.html

1 curtida

Bicho, eu fiz exatemnte isso porém dava erro de firmware. Dei uma pesquisada e consegui resolver o problema simplesmente seguindo os passos desse tópico: 18.10 - Missing firmware for amdgpu - Ask Ubuntu
Como meu ubuntu está em PT-BR eu só traduzi o “Documets” por “DOcumentos” ahahaha

Espero ajudar os amigos do fórum :slight_smile:

Adicionando a dica que tem no fórum