Vou responder o que respondi em outro tópico, sobre este assunto:
Veja se sua placa tem suporte a tecla para mostrar um “Menu de Boot” (geralmente F12 ou F11).
Se tiver, provavelmente vai aparecer o boot do Fedora lá.
Uma vez iniciado o Fedora, você pode tentar este comando: sudo grub2-mkconfig -o /etc/grub2-efi.cfg
Ele deve reconstruir o grub, identificando os outros sistemas operacionais.
Se não resolver, dá uma olhada no outro tópico para ver se ajuda em algo.
Ok, talvez isso resolva abra o sistema que tem o boot principal ( o que esta iniciando ).
Digite em um terminal:
sudo update-grub
Reinicie, caso não der certo:
acesse a pasta /boot/grub/, você vai ver um arquivo chamado grub.cfg, edite-o, com um editor de texto em modo root, você pode usar o nano que é via terminal.
sudo nano /boot/grub/grub.cfg
substitua tudo que tiver timeout=0, para timeout=30, você verá varias linhas vai para a primeira linha que declare menuentry ..., crie uma linha antes dela e adicione set timeout=30
vai ficar algo tipo.
set timeout=30
menuentry …
e salve e reinicie o computador, o grub deverá aparercer para você.
apenas cuidado com o que você faz sem grub.cfg.
O que importa é /boot – e mais exatamente /boot/efi/efi/ – e não, a partição / ser BtrFS ou não.
Fedora tem um tal de “BLS” – cujo comportamento não tem nada a ver com absolutamente nada do que lemos e aprendemos até hoje sobre Grub, UEFI etc. – É uma daquelas inúmeras “novidades” que Fedora / RH vive inventando.
Então o primeiro comando ele atualiza os arquivos do grub, normalmente ele resolve, pois o grub busca outros dispositivos de boot conectados a maquina.
O segundo metodo ele serve para mostrar a tela de grub ( caso o primeiro não funcionar ), normalmente ela fica oculta por que o timeout é 0, (timeout é o paramentro que fala ao grub quando tempo o menu fica aparecendo), ao editalo para 30 o grub ficará visivel por 30 segundos.
Um metodo que não precisaria disso para aparecer a tela de grub é ficar precisionando Esc (em bios UEFI), ou Shift (em bios legacy), na hora do pc iniciar.
Uma questão é, qual o sistema Linux você instalou? as vezes algumas distros não vem com o grub mais com outro inicializador.
Certo…
O sistema que parou de dar boot é o Fedora com BTRFS (vou chamar de Fedora1)
O sistema em dual boot instalado é o Fedora também, porém com EXT4 (Fedora2)
O fedora usa o grub-mkconfig, e não o update-grub.
O problema não é não aparecer o grub do Fedora2, mas sim, não aparecer o grub do Fedora1, nem na BIOS.
O grub do Fedora2 aparece, mas não tem a opção de iniciar o Fedora 1 por lá.
Legal. Já podemos saber que /boot é ext4. – Mas qual /boot ?
Ao dizer que “dentro de /boot/efi/efi não tem nada”… Falta dizer qual foi seu “ponto de vista”.
Você conseguiu “carregar” o Fedora1, ou o Fedora2, ou uma sessão Live, ou…?
Ou seja, “a partir de onde” você “olhou”… /boot/efi/efi ?
Lembre que /boot/efi/efi NÃO EXISTE. – É uma distro (qual?) que monta a partição “efi” em /boot.
A melhor maneira de “ver” se a partição EFI realmente tem alguma coisa (ou não), é executar uma sessão Live – onde EFI não será montada automaticamente – e montá-la manualmente:
mount /dev/sdaX /mnt
Enquanto não fizer isso, é difícil fazer qualquer afirmação objetiva sobre o real conteúdo da partição EFI.
Isso parece não ter nada a ver com nada – já que a partição EFI está montada em uma pasta /boot, que é / está em uma partição ext4 não criptografada.
Seria melhor, nem ter falado no “sistema BTRFS” – que, aliás, não sabemos se é do Fedora1, do Fedora2, ou…
Precisamos focar – e quando falarmos de outras coisas, é importante especificar “QUAL” outra coisa – ou omitir, se servir apenas para desviar e confundir o raciocínio da galera.
Ha ha ha
Como saber “o que for melhor” ?
Tenho a impressão e que estamos em pleno domínio do UEFI. – Esqueçamos o Grub (por enquanto), pois nesse momento ele é apenas um objeto-de-desejo, que não conseguimos alcançar.
Em suma… estamos mais para efibootmgr do que para grub2-mkconfig.
Não consegui extrair informação útil. – Em parte, porque sou meio burroughs – e em parte, porque a essa hora da noite, sou mais do que apenas meio burroughs?
Mas, falando sério… No final dos anos 1960, um amigo meu trabalhava num “CPD” que processava as respostas dos vestibulandos da UnB. – O cara era tão “pros-côcos”, que hoje acho que devia ser só um daqueles que digitavam as respostas para transformá-las em fichas a serem processadas. Nenhum “insight” de que ele pudesse ser “programador”, nem nada assim. – Ontem, mergulhei numas reporcagens sobre o documentário “Vestibular 70” – e fiquei inteiramente perdido no texto, cujo autor não conseguia discriminar o que falava sobre um livro, e o que falava sobre o documentário. – No final, o leitor nem conseguiria entender que o documentário data de 1970, tamanha a confusão que o repórquer fez com o livro, lançado este ano, 2022.
Em suma, sou (ou fui) jornalista, e vejo meus coléguas não serem capazes de redigir um texto inteligível. – Portanto, peço que o OP não se sinta melindrado, quando digo que não consigo ver informações concretas, específicas, no que ele informou até agora. – Jornalistas “profissionais” conseguem ser ainda mais confusos do que ele, “no tocante a esso daê” (a linguagem).
Montei o Fedora1 (o que não inicia) por meio de chroot.
Enfim, acho que a ‘solução’ mais fácil seria copiar a /home do Fedora1 iniciado no chroot para o Fedora2, mas será que dá para copiar as senhas salvas no Firefox também?
Amigo @dev_null pelo que eu escrevi antes, você já podia prever que – “na minha humilde opinião” (IMHO) – esse negócio não tem nada a ver com a /home.
O @Rodrigo_Chile gosta de fazer piada com minhas “anotações”, mas na verdade, o que procuro fazer é muito mais do que apenas “anotar”. – Tento “separar” as coisas.
Grub é uma coisa
UEFI é outra coisa
Fedora, só poderia entrar no assunto, no máximo, pelo fato de ter inventado um tal de BLS
O resto, IMHO, não tem absolutamente nada a ver com o caso
Faço a piada pq a oportunidade se apresenta… mas uma nota pessoal: quando o grub do Garuda quebrou, e era btrfs, briguei por um tempo e desisti - acabei instalando o Reborn em ext4. Não vi muito a respeito, mas o pouco que li me diz que btrfs é estável até quebrar, daí é morte certa. Espero que me desmintam…