Problema com boot fedora 36

Bom, fui trocar de distro linux nesse final de semana, usava o PopOS, queria tentar o openSuse, mas acabei não gostando muito de todo o processo, aproveitei que estava animado e tentei instalar o fedora 36 workstation. Pois bem, nesse processo todo eu desmontei a partição de boot do windows. Agora eu preciso pelo menos conseguir dar boot pelo meu pendrive (criei com ventoy para ter a opção de vários S.O.s, mantenho sempre o windows e uma distro linux no pendrive), mas simplesmente o boot do pendrive não funciona. Ele é reconhecido na BIOS, coloco como prioridade, mas não faz o boot e logo em seguida inicia o boot do fedora. Na bios também esta duplicado a entrada do SSD para o fedora, vou deixar uma imagem aqui da bios.

No processo todo instalei o openSuse leap e dps o tumbleweed e por fim o fedora. Até então mesmo com o tumbleweed ainda existia o grub com a opção de acessar tbm a bios por ele. Agora com fedora simplesmente não consigo realizar mais boot por outros dispositivos.

• Pode ser que, por algum motivo, o Pendrive perdeu o boot. Tenta refazer o pendrive bootável.
  • Veja se sua placa tem suporte a tecla para mostrar um “Menu de Boot” (geralmente F12 ou F11).
  • Se não está aparecendo nem o grub do Fedora, você pode tentar este comando, no Fedora:
    sudo grub2-mkconfig -o /etc/grub2-efi.cfg
    Ele deve reconstruir o grub.
1 curtida

Não consegui testar o menu de boot ainda, mas fiz todas as outras opções e sigo com o mesmo erro, instalei o grub customizer e nem reconheceu a propria distro para gerar um grub…

Pelo que eu entendi, já que esta dando boot no fedora (creio eu que esta no HD), você poderia copiar os arquivos de .iso que esta no pendrive para o HD, e formatar o pendrive e reinstalar o ventoy.

Esta instalado em um ssd, mas eu já refiz o pendrive com ventoy e estou testando com outro pendrive também.

O Grub Customizer não funciona no Fedora :frowning:
Já aconteceu comigo antes (2x). Não sei o motivo. Não pesquisei a respeito.

Seu problema é apenas em dar boot pelo pen drive? o resto funciona normalmente? consegue entrar no Windows e no Fedora?

Consegui fazer o grub customizer funcionar, ele tenta salvar em /boot/efi/EFI/fedora. como algumas pastas não existiam eu criei na mão. O grub agora funciona, mas não consigo acessar o pendrive ainda. Não consigo dar boot no windows, mas ai é porque eu formatei sem querer a partição de 16mb de boot do windows… Inclusive consegui acessar o boot menu e seleciono o pendrive e não funciona. E mesmo sem desconectar o pendrive da máquina, quando volto na bios ele não ta no topo como havia deixado, sempre volta para debaixo das duas opções do fedora. Estou refazendo o pendrive mais uma vez pra ver se algo muda agora que pelo menos tenho grub

Não é recomendado fazer gambiarra no grub do fedora pois ele usa Boot Loader Specification (efistub ao invés de grub2-install e grub2-mkconfig -o /boot/blablabla para gerar o grub.cfg use o comando que o @lfmoreno disse indicando /etc/grub), o grub-customizer “NÃO” deve ser utilizado pois não é compatível, se você puder postar uma foto do seu layout de partições daria para saber melhor o que está acontecendo, você disse que desmontou a partição de boot do windows antes da instalação, você desmontou de qual forma? Por algum acaso você não poderia ter marcado para formatar durante a instalação caso tenha feito manual? (Acidentes acontecem).

Se a sua partição de boot ainda existir e você tiver acesso a instalação do fedora, monte a partição e reinstale o pacote kernel-core isso seria o suficiente para que o mesmo detecte os sistemas que estão na partição EFI, outras informações de restauração do grub2 estão disponíveis aqui que seria reinstalar os pacotes do grub2-efi e o shim para assinar o kernel.

https://fedoraproject.org/wiki/GRUB_2

2 curtidas

To tentando entender tudo ainda. Mas segue a foto do layout das partições:

Essa partição 1 é a de boot do windows, que eu apaguei os dados sem querer, mas ela continua ali. O espaço livre, é que quando eu troquei do pop OS para o openSuse leap ele criou em uma nova partição (e tentando apagar a partição do pop os eu fiz caca na do windows).
Eu executei o comando que no /etc mas criou o arquivo, mas não fez diferença.
O grande problema é que eu não consigo dar boot pelo meu pendrive mais, para reinstalar, ou corrigir o windows ou formatar meu computador

Entendi; então a partição EFI do windows foi deletada, você fez o pendrive com suporte a EFI? se o pendrive não tiver sido criado com esse suporte você vai ter que mudar o modo UEFI para o modo compativel com legacy, não sei se seu firmware suporta isso, eu creio que você consiga os arquivos EFI do Windows montando a imagem iso de instalação caso tenha e copiando os arquivos da pasta EFI da iso para a pasta aonde você deletou os arquivos, não posso te confirmar agora pois não tenho nehuma imagem windows para ver o conteúdo.

Opcionalmente mas é um pouco mais complicado seria usar o testdisk e tentar recuperar os arquivos da partição deletada, está disponível no repositório oficial do fedora.

2 curtidas

Cara, ainda bem que eu marquei como iniciante o tópico, mudei para legado e funcionou perfeitamente o pen-drive, oq é estranho já que sempre usei ventoy com uefi. Muito obrigado!

1 curtida

Sem problemas, as vezes algumas coisas passam batido, mas são importantes para o aprendizado.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.