Como otimizar as configurações de modem, roteador e Linux para conexões 4G?

Olá a todos!

Encontrei um post do Noir, de nov/22, sobre “Problema com o wi-fi muito lento”
Também encontrei queixas de lentidão nas conexões usando Regata OS (meu sistema em testes no momento). Porém minha intenção é otimizar as configurações independente do S.O.

Independente do tópico do Noir, criei este novo, com a intenção de aprender a otimizar as configurações de modem, roteador e do sistema (seção Redes), para obter o máximo possível de velocidade nas conexões (no meu caso, 4G), respeitando evidentemente, as limitações da ERB da operadora local (Vivo), sua largura de banda e número de conexões simultâneas em seu entorno.

Com isso, espero otimizar também a comunicação entre desktops, notebooks e smartphones via KDE Connect.

Eu me refiro a ajustes como modo de IP, DNS, UTP, QoS, MTU, DHCP, BBSID, IPV4 e outros parâmetros normalmente envolvidos no setup das redes.

Outra questão que me motivou a criar esse post, é que estranho demais o fato de alguém com celular conectado em meu Wi-Fi, conseguir dominar a conexão, roubando a maior parte da largura de banda e deixando meu notebook, que é ligado ao mesmo roteador via cabo CAT-6, com a conexão “devagar quase parando”. Já atribuí maior largura de banda pro meu note, mas a lerdeza nas conexões (mesmo via cabo) persiste.

Modem: Elsys Amplimax 4G
Roteador: Multilaser RE47 (atualizado com firmware Intelbras WRN150)
Notebook: LG A560-T
Smartphone Nokia 2.4 com Android 12 (apresentando muita lentidão e travamentos, mesmo após restaurar as cfg de fábrica)

System:
  Kernel: 6.6.11-lp155.3-default arch: x86_64 bits: 64 Desktop: KDE Plasma
    v: 5.27.10 Distro: Regata OS 23
Machine:
  Type: Laptop System: LG product: A560-T.BG77P1 v: TBD
    serial: <superuser required>
  Mobo: Quanta model: QLGA v: TBD serial: <superuser required> UEFI: Insyde
    v: QLGALQ131 date: 01/23/2013
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 34.9 Wh (100.0%) condition: 34.9/56.2 Wh (62.2%)
CPU:
  Info: quad core model: Intel Core i7-3630QM bits: 64 type: MT MCP cache:
    L2: 1024 KiB
  Speed (MHz): avg: 2465 min/max: 1200/3400 cores: 1: 2339 2: 2359 3: 2289
    4: 2268 5: 2372 6: 2304 7: 2395 8: 3400
Graphics:
  Device-1: Intel 3rd Gen Core processor Graphics driver: i915 v: kernel
  Device-2: NVIDIA GK107M [GeForce GT 640M] driver: N/A
  Device-3: IMC Networks LG 3D R Webcam type: USB driver: uvcvideo
  Device-4: IMC Networks LG 3D L Webcam type: USB driver: uvcvideo
  Display: x11 server: X.Org v: 21.1.11 with: Xwayland v: 23.2.4 driver: X:
    loaded: intel unloaded: fbdev,modesetting,vesa dri: crocus gpu: i915
    resolution: 1: 1920x1080 2: N/A 3: 1280x720~60Hz
  API: OpenGL v: 4.2 Mesa 23.3.4 renderer: Mesa Intel HD Graphics 4000 (IVB
    GT2)
Audio:
  Device-1: Intel 7 Series/C216 Family High Definition Audio
    driver: snd_hda_intel
  Sound API: ALSA v: k6.6.11-lp155.3-default running: yes
  Sound Server-1: PipeWire v: 1.0.3 running: yes
Network:
  Device-1: Intel Centrino Wireless-N 2230 driver: iwlwifi
  IF: wlan0 state: up mac: <filter>
  Device-2: Qualcomm Atheros AR8161 Gigabit Ethernet driver: alx
  IF: eth0 state: up speed: 100 Mbps duplex: full mac: <filter>
Bluetooth:
  Device-1: Intel Centrino Bluetooth Wireless Transceiver type: USB
    driver: btusb
  Report: bt-adapter ID: hci0 rfk-id: 2 state: down
    bt-service: enabled,running rfk-block: hardware: no software: yes
    address: <filter>
Drives:
  Local Storage: total: 379.72 GiB used: 236.02 GiB (62.2%)
  ID-1: /dev/sda vendor: SanDisk model: SD8TB8U256G1001 size: 238.47 GiB
  ID-2: /dev/sdb vendor: Kingston model: SV300S37A120G size: 111.79 GiB
  ID-3: /dev/sdc type: USB vendor: Patriot model: N/A size: 29.45 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 36.6 GiB used: 17.51 GiB (47.8%) fs: btrfs dev: /dev/sdb3
  ID-2: /boot/efi size: 598.8 MiB used: 1.2 MiB (0.2%) fs: vfat
    dev: /dev/sdb1
  ID-3: /home size: 24.05 GiB used: 6.01 GiB (25.0%) fs: ext4 dev: /dev/sdb4
  ID-4: /var/log size: 36.6 GiB used: 17.51 GiB (47.8%) fs: btrfs
    dev: /dev/sdb3
Swap:
  ID-1: swap-1 type: partition size: 12 GiB used: 0 KiB (0.0%) dev: /dev/sdb5
  ID-2: swap-2 type: zram size: 4 GiB used: 28.6 MiB (0.7%) dev: /dev/zram0
  ID-3: swap-3 type: file size: 4 GiB used: 0 KiB (0.0%)
    file: /swap/swapfile
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 83.0 C mobo: N/A
  Fan Speeds (RPM): N/A
Info:
  Processes: 317 Uptime: 8h 4m Memory: 15.51 GiB used: 7.15 GiB (46.1%)
  Shell: Bash inxi: 3.3.23

Modem Elsys Amplimax 4G:

Obs.:
O nível de sinal é de 52%, mas fiz uma gambiarra: asteei meu Amplimax numa antena parabólica telada de 190 cm, posicionando-o de frente para a parábola, pendurado no lugar do LNB.
Dessa forma, o ganho de sinal chega a 82%. Porém o sinal já chega defletido de um morro, que encobre a visada direta da torre (ERB) da operadora.

Por isso, o RSRQ aqui nunca ficou melhor que -9 dB.

A velocidade média em 4G é de 8 Mbps, no máximo 13 Mbps (durante a madrugada). Já teve época em que chegava a 18 Mbps, mas o número de usuários de internet só tem aumentado, e parece que a Vivo só aumentou a largura de banda em outras ERB’s.

Quando subo ao topo do morro para testar a conexão com meu celular, a velocidade chega a 40 Mbps (visada direta para duas ERB’s).

Quando vou a um subdistrito vizinho, a conexão do meu celular com a outra ERB ali existente, chega a 90 Mbps em 4G, mantendo uma média de 60 Mbps. Infelizmente não consegui nenhum resultado apontando minha antena na direção desse subdistrito.

Modem Elsys Amplimax 4G

Nível de Sinal	-100 dBm (RSRP)
Qualidade de sinal	-13 dB (RSRQ) Aceitável
Banda	700 MHz
Frequência	788.0 MHz

Largura de Banda (somente LTE)	10 MHz / 10 MHz (DL/UL)

Versão do Software	1.6.1.3 / EC25AUFAR02A04M4G

Frequências 4G:	1800 MHz 2600 MHz 700 MHz 2100 MHz 850 MHz 900 MHz 1900 MHz
Frequências 3G:	(desativei todas, pois não passa de 30 Kbps!)

Tipo de Antena:	interna (heptaband do aparelho)

APN Automática	sim
Modo de conexão:	contínuo
Tempo de Espera:	5 (1-1000 minutos)
Tamanho MTU da WAN:	1490 (1400-1500 bytes)
PIN para registro:	--

Obter DNS automaticamente: sim

Habilitar IPv6:	desativado

Endereço IP:	192.168.10.254
Máscara de Rede:	255.255.255.0
DHCP:	Servidor
Faixa para cliente DHCP:	192.168.10.100 - 192.168.10.200
Tempo de Concessão do DHCP:	480 (1 ~ 10080 minutos)
DHCP Estático:	(desativado)
Nome do domínio:	Elsys-AmpliMAX
802.1d Spanning Tree:	(desativado)
Clonar Endereço MAC:	000000000000

Obs.: os demais parâmetros que omiti desse modem, é porque estão desativados.

Roteador:

Tipo de Conexão: IP Dinâmico

WAN
Modo: IP Dinâmico
MTU: 1500

Definir DNS manualmente: desativado

Controle de Largura de Banda: ativado
99.999 (KByte/s) para a IP fixa do notebook via cabo
19.200 (KByte/s) para a IP fixa do notebook via Wi-Fi (150 Mbps)
300 (KByte/s) para a IP fixa do celular com a melhor Conexão via Wi-Fi
Outras 7 IP's estão atribuídas, a maior parte até 60 KB/s

Wireless
Modo de Operação: AP Wireless (WDS desativado)
SSID: oculta
Canal: 2462 MHz (Canal 11)
Largura de Banda: 20  (20/40 desativado)
Extensão do Canal: inabilitado (botão na cor cinza)
Modo de Segurança: WPA2 - PSK (outas opções são WEP, WPA-PSK e WPA/WPA2-PSK)
Configurações WPS: desativadas

Controle de Acesso
Filtro de MAC: permitir listados (há 13 dispositivos cadastrados, mas em média são 7 que usam o Wi-Fi simultaneamente)

DHCP: Habilitado
lista de clientes: 10 com IP's fixas

Redirecionamento de Portas (TCP/UDP ou ambos): em branco
Portas de serviços comuns: não atribuídas

Endereço IP do host DMZ: desativado
NOTA: Quando o host DMZ está habilitado, as configurações de firewall do host DMZ não funcionarão.

Habilitar UPnP: habilitado

Firewall
Filtro de IP: desabilitado
Filtro de MAC: desabilitado
Filtro de URL: desabilitado
Gerenciamento Remoto: desabilitado

Roteamento estático
Endereço IP de destino da rede, Máscara de sub-rede e Gateway: todos em branco

DDNS: desabilitado

Versão de firmware: V1.0.18_pt_ITB01 ; Data de Publicação: Feb 9 2018 (firmware da Intelbrás WRN 150)

Tenho também um backup das configurações, gerado pelo próprio roteador, porém é muito extenso e revela os endereços MAC e IP’s fixas de meus dispositivos.

No Regata OS, Rede, Conexões:

Eth0:
[√] Conectar automaticamente com prioridade: -100
[√] Todos os usuários podem se Conectar nesta rede
[ ] Conectar automaticamente à VPN: em branco
Área do firewall: em branco
Medida: Automático

Aba "Com fio": tudo em branco

[ ] Usar a segurança 801.1x para esta conexão: desabilitado e demais campos em branco

IPv4: Método: Automático
Outros servidores DNS, Domínios de pesquisa, ID do cliente DHCP: em branco
[ ] O IPv4 é necessário para esta conexão: desabilitado

IPv6: Método: Automático
Outros servidores DNS, Domínios de pesquisa: em branco
Privacidade: Padrão
[ ] O IPv6 é necessário para esta conexão: desabilitado

==============================

Wi-Fi:

Conectar automaticamente com prioridade: 0
Todos os usuários podem se Conectar nesta rede: habilitado
Conectar automaticamente à VPN: em branco
Área do firewall: em branco
Medida: Automático

Modo: infraestrutura (tem também Ad-Hoc e Ponto de Acesso)
Endereço MAC clonado: em branco
MTU: Automático
Visibilidade: [√] Rede oculta

segurança: WPA/WPA2 pessoal
"Armazenar a senha para todos os usuários (não criptografada)

IPv4 e IPv6 nas mesmas condições do Eth0

Proxy: sem proxy
Preferências da conexão:
[√] Marcar arquivos parcialmente enviados - se cancelado, excluir automaticamente os arquivos parcialmente enviados menores que: 5120 bytes

Opções de FTP
[√] Habilitar o modo passivo (PASV)
[√] Marcar arquivos parcialmente enviados

Cookies:
[√] Habilitar cookies
[√] Somente aceitar cookies do servidor de origem
[√] Aceitar automaticamente cookies da sessão

Política padrão:
[√] Aceitar todos os cookies

Olá.

Vou dar alguma palpites sobre suas questões.

Mas, primeiro: Assuntos fora das questões principais

Encontrei um post do Noir, de nov/22, sobre “Problema com o wi-fi muito lento”

Talvez o problema apresentado lá não tenha relação com o seu. Vi alias que a questão não foi explorada… E consequentemente não foi resolvida.

Também encontrei queixas de lentidão nas conexões usando Regata OS (meu sistema em testes no momento).

Eu uso esse sistema e não tenho queixas.

^^

Pelo contrário: este foi o primeiro que instalei e indentificou o dongle USB wi-fi logo de cara. Aí não precisei recorrer a uma instalação manual do driver adequado.

Já fiz testes comparando com Windows 11 (que está em dual boot no mesmo dispositivo) e não constatei diferença significativa.

Questão 01) Otimizar o desempenho dos dispositivos da rede local através de configurações adequadas dos dispositivos que compõe a infraestrutura:

• Modem Elsys Amplimax 4G;
  • Roteador *Multilaser RE47; (atualizado com firmware Intelbras WRN150) - possivelmente um produto *white label (nada contra esse tipo de produto);
  • Notebook LG A560-T com Regata OS;
  • Smartphone Nokia 2.4;
  • Tem outros 11 dispositivos (totalizando 13 na rede), dos quais 7 usam wi-fi com mais frequência.

Vejamos…

• Sobre configurações recomendadas…

(~) … no modem para sinal de telefonia móvel Elsys Amplimax 4G

Nunca tive a oportunidade de configurar esse equipamento. No entanto…

Outros materiais consultados

. FREQUÊNCIA ATUAL DAS OPERADORAS DE CELULAR (METALPOTY / FOXTELL TELECOM)

. Entenda as frequências das operadoras na sua cidade (METALPOTY / FOXTELL TELECOM)

. ELSYS AMPLIMAX OU AMPLIMAX FIT PARA INTERNET RURAL? É BÃO? (Fuga pras Colinas)

. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE PROVEDOR RURAL AMPLIMAX ELSYS COM ROTEADOR COMPLETO PASSO A PASSO (JS TECNOLOGIA & INFORMÁTICA)

Alguns pontos levantados que talvez tenham importância:

• Você mencionou que está usando isso - que estamos chamando de modem - no lugar do LNB de uma antena parabólica telada (usada comumente para captar sinal da banda C de televisão via satélite)…
    Caso ainda não tenha feito: talvez seja bom isolar/vedar a tampa da entrada de cabos e chip pelo lado de fora. Para evitar que a umidade entre e oxide os componentes do equipamento… E acabe causando problemas de conexão dos dispositivos da sua rede local.
    Com cola/adesivo de silicone, sabe?

• Verificar se o modem está bem fixado - com menos possibilidades de ficar mexendo com o vento - é uma coisa que não fará mal.

• Manter a fonte/adaptador PoE dentro de casa, e não no tempo. Dessa forma, protegido de umidade.

• Frequências 4G: escolha apenas uma. Está configurado assim no seu aparelho:

. 2600 MHz,
. 2100 MHz,
. 1900 MHz,
. 1800 MHz,
. 900 MHz,
. 850 MHz,
. 700 MHz.

É possível que isso traga falta de estabilidade na conexão.

No mesmo sentido de não ter um canal wi-fi fixo num roteador… Aí o roteador fica constantemente alterando o canal. E a situação piora dependendo da quantidade de aparelhos estiverem conectados no dispositivo.

Verifique as frequências que a Vivo usa nessa ERB desse sinal defletido que você está captando, e faça testes entre essas frequências identificadas verificando estabilidade do sinal e velocidade da conexão.

O mapa no site da Anatel ou o aplicativo para smartphone com Android: Anatel Serviço Móvel.

(~) … no roteador Multilaser RE47 (atualizado com firmware Intelbras WRN150)

Eis aqui algumas configurações recomendadas do roteador além de algumas boas práticas.

Vale destacar (considerando o que vi mas configurações que você usa):

• Se você não usa a opção UPnP, desative-a. Essa é primeiramentre uma questão de segurança… Não necessariamente de desempenho.

• Há interferência de outras redes próximas? Se não houver, então não haverá problema em colocar a largura do canal fixa em 40MHz.

Atualmente está fixa em 20MHz, correto?

Apenas se colocar 40MHz a opção “Extensão do Canal” ficará disponível; daí você poderá escolher essa extensão.
Se vai quatro canais “pra cima” ou “pra baixo” (no seu caso, como escolheu o canal 11, a única opção é “pra baixo” e ocupará até o 7).

(~) … no notebook com Regata OS.

Quando estiver conectado via cabo, desabilite o wi-fi. Quando estiver no wi-fi, desabilite o cabo. Isso no próprio sistema operacional.

Talvez fique mais fácil se você deixar de usar a “conexão automática”. Daí quando você for usar o computador você terá que selecionar a rede a ser usada: cabo ou wi-fi.

(~) … no smartphone Nokia 2.4

Ele ficar lento e travar, talvez esteja mais ligado a uma questão de limitação de hardware do que qualquer outra coisa. Isso é, talvez o hardware desse dispositivo não esteja dando conta do uso que você quer fazer.

• Dê preferencia para versões lite ou go dos aplicativos.
  • Reduza a quantidade de widgets na “área de trabalho”.
  • Verifique programas abertos em segundo plano (naquele quadrado do menu de navegação que geralmente fica embaixo), e os feche.
  • Reinicie o dispositivo de vez em quando.

Talvez essas medidas tornem esse dispositivo mais responsivo.

Questão 02) Conexão lenta em dispositivos na rede, após conexão de mais um dispositivo.

Experimente não estabelecer limites de banda para os seus dispositivos e veja o que acontece.

É bem possível que isso…

Outras 7 IP’s estão atribuídas, a maior parte até 60 KB/s.

… faça parte do problema de internet lenta.

Além de estarmos falando do hardware de um Multilaser RE47… Que está gerenciando a conexão de até 13 dispositivos simultaneamente: desktops, notebooks e smartphones.

Uhn… E esse dispositivo, o roteador, parece não ter suporte ao protocolo iPv6.
É possível que isso também faça parte do problema de internet lenta.

Digo, você estar se conectando através apenas do protocolo iPv4, com CGNAT… Aquela história:

Questão 03) Por que as transferências são tão lentas entre o notebook o smartphone, através do KDE Connect?

*cri.... cri... cri...*

1 curtida

Olá Votherou,

A riqueza de explicações detalhadas que vc me passou, bem como a estrutura de seu texto, foram suficientes para e tirar 1 dia apenas para estudar suas dicas e links indicados… e olha que nem vi tudo ainda!
E este tópico já está figurando quase no topo das pesquisas Google sobre internets lentas :smiley:

Face ao detalhamento de sua resposta, vou transcrever alguns trechos, e como estou procedendo a cada dica:

• vedar a tampa do Amplimax
    R: ok, vou comprar a cola de silicone e vedar.

• Verificar se o modem está bem fixado
    R: a atual gambiarra é desprovida de um travamento eficaz, mas vou tentar dar outro jeito.

• adaptador PoE: está no lado externo, mas bem ao pé do beiral da minha telha ondulada, assim como o roteador. O cabo que conecta ao roteador é muito curto (CAT-6 de 30 cm). Vou trocar por um cabo de 1 m e passar o PoE para dentro da casa, permanecendo o router sob o beiral do telhado (para o sinal chegar melhor à casa vizinha)

• Frequências 4G: escolha apenas uma
    R: ok, deixei apenas o de 700 MHz

• No mesmo sentido de não ter um canal wi-fi fixo num roteador… Aí o roteador fica constantemente alterando o canal.
    R: fixei no canal 11 (2462 MHz)

• Verifique as frequências que a Vivo usa nessa ERB desse sinal defletido que você está captando
    R: o Amplimax identifica com sendo 788.0 MHz e nunca variou para outras frequências próximas disso.

• Se você não usa a opção UPnP, desative-a
    R: ok, desativei.

• Há interferência de outras redes próximas?
    R: A outra rede mais próxima fica a uns 250 m

• Se não houver, então não haverá problema em colocar a largura do canal fixa em 40MHz (…) Apenas se colocar 40MHz a opção “Extensão do Canal” ficará disponível; daí você poderá escolher essa extensão.
    Se vai quatro canais “pra cima” ou “pra baixo” (no seu caso, como escolheu o canal 11, a única opção é “pra baixo” e ocupará até o 7).
    R: Pois é: pondo no canal 11 (2462 MHz), sobrou apenas o 7 na extensão de 40 MHz.

Mas não sei o que ocorre: ele não aceita de jeito nenhum a opção “20/40” e volta pra opção “20”.

Obs.: Devido a minha ignorância sobre redes, suponho que o canal 11 por ser de maior frequência, vai trazer maior velocidade ao Wi-Fi. Acertei?

• Quando estiver conectado via cabo, desabilite o wi-fi. Quando estiver no wi-fi, desabilite o cabo. Isso no próprio sistema operacional.
    R: vi num vídeo, que roteadores com 1 porta giga, vai ter 150 MHz no Wi-Fi e 100 MHz via cabo. Se for assim, vou preferir apenas o Wi-Fi, mesmo já tendo comprado cabo CAT-6 pra garantir melhor conectividade.

No datasheet da Intelbras WRN150, informa o seguinte:
Taxa de transmissão:
802.11b: até 11Mbps (automático)
802.11g: atá 54 Mbps (automático)
802.11n (20 MHz): até 65 Mbps (automático)
802.11n (40 MHz): até 150 Mbps (automático)

Estou começando a entender por que nada aqui passa dos 65 Mpbs no Wi-Fi… mas tô nesse imbróglio de não conseguir setar nos 20/40.

E IPV6 que é bom, nada… vou ativar o IPV6 no Amplimax, e ver se meu roteador vai funcionar… esse é o alerta no Amplimax:

Se vc disser que é melhor eu partir pra um router dual band com 2 portas giga, do que ficar tunando meu fuscão ano 66, vou concordar sem pensar duas vezes.

• (~) … no smartphone Nokia 2.4
    R: oportunamente, vou enviá-lo à central de manutenção, do representante nacional dessa marca, para realizar downgrade pro Android 10 que veio nele originalmente. O 11 e 12 só pioraram nele.

Nem hard reset ele aceita, mesmo plugado ao PC via USB, pra usar a ferramenta “TFM Tool Pro 2.0 Free”. Não reconhece nem como MTK e nem como ADB, tanto faz se estiver usando Linux, ou o Win com drivers MTK e ADB instalados. E são vários os reviews no YouTube, de gente com esse smartphone na mesma situação…
Pelo Config dele, já restaurei as configurações de fábrica, tornei a instalar os apps que uso, e os bugs também retornaram. :slightly_frowning_face:

Antes eu não limitava, mas ficava na mão com uma conexão praticamente morta em meu notebook, mesmo via cabo, enquanto nos demais smartphones na mesma rede, a velocidade fluía de boa. Por isso decidi criar essas limitações.

Desconfio que os donos dos respectivos smarts instalaram algum booster para puxar o máximo de velocidade do Wi-Fi. Será?.. eles juram que não.

Mas esse é o grande mistério, e um dos principais motivos de eu ter criado este tópico: mesmo atribuindo o primeiro IP fixo e maior largura de banda ao meu note, a conexão tem sido pior que nos demais dispositivos conectados (com menor banda!).

Também mantenho minha rede Wi-Fi oculta. Nos tempos que eu usava um ZTE MF-253M, não havia como ocultar a rede nesse modelo, então os intrusos faziam a festa, mesmo trocando com frequência a senha do Wi-Fi.

A pergunta que não quer calar: deixar o Wi-Fi oculto acaba com a farra dos intrusos? Em outras palavras, impede que apps de invasão de redes descubram o nome do meu SSID oculto e a senha?

Além de ocultar, ativei o filtro de MAC, permitindo acesso somente aos dispositivos listados no roteador.

Vixe… faltou incluir a info de meus dispositivos de rede do notebook:

Network:

Device-1: Intel Centrino Wireless-N 2230 driver: iwlwifi
IF: wlan0 state: up mac:

Device-2: Qualcomm Atheros AR8161 Gigabit Ethernet driver: alx
IF: eth0 state: up speed: 100 Mbps duplex: full mac:

Oi Rommulo

Você chegou a fazer algum teste com o notebook conectado diretamente ao amplimax? Se sim, qual a velocidade total que recebe? Navegação flui normalmente quando só tem ele conectado?
Pergunto pq teu roteador é bem fraco, pode ser ele o problema.

Além disso, se o amplimax tiver a opção de agregação de portadora (conhecido como 4G+ ou 4.5g) é interessante habilitar, aumenta a velocidade da rede.
Se o equipamento permitir forçar uma frequencia seria interessante tbm, 700mhz tem mais alcance mas passa menos banda.

Quanto ao IPV6 só vai funcionar se deixar o roteador em Bridge ou modo Ponto de Acesso, o que é bem interessante, eliminaria um NAT do IPV4 tbm.

Oi Diogo

Sim, em várias ocasiões já conectei meu note diretamente ao Amplimax, e a velocidade sempre melhorou dessa forma.

Ativei o suporte a IVP6 no Amplimax, e a velocidade chegou a 18 Mbps, testando pelo fast. Mas como foi um teste às 05:20h da manhã, acho que teve a ver com o horário, pois aqui de madrugada sempre é bem mais veloz.

Mesmo que fosse possível forçar 700 MHz no Amplimax, não sei se daria certo, pois a ERB local emite a 788 MHz.

Quanto eu tinha um ZTE MF-253M, ele mostrava quando era H+ (3,5G), mas o Amplimax não me dá nenhum detalhe se está captando 4,5G. Vou ter que checar isso pelo Smartphone, e vou também perguntar ao suporte da Elsys.

Como fica o SSID nesse caso? Pois eu gostaria de manter ele oculto, mesmo sabendo agora, que isso não impede os intrusos de utilizarem meu Wi-Fi, conforme esta matéria do Tecmundo.

Fiz um teste pelo site test-ipv6.com e recebi a seguinte informação:

“Parece que você só tem serviço de Internet IPv4 no momento. Não se sinta mal, a maioria das pessoas está nessa situação agora. A maioria dos Provedores de Serviço ainda não estão bem preparados para fornecer IPv6 para clientes residenciais.”

Não entendi…
Quer dizer que, para uso residencial, ainda estamos no IPV4?

Apesar do teste acima, meu Amplimax apresenta o seguinte:

Prosseguindo, a função brigde/ponto de acesso seria o tal WDS?

Li em outro fórum o seguinte:
“Se for WDS, O WRN150 fará essa função apenas com outro roteador WRN 150 ou com o WRN300, pois chipset do equipamento não é compatível com outros chipsets.” (fonte: suporte técnico da Intelbrás).

Ao setar em WDS e fazer a varredura de AP, foi encontrado um dispositivo que desconheço (a marca não condiz com nenhum dos usados aqui em casa):

O que eu faço nesse caso? Preencho com o MAC do Amplimax?

E o acesso ao WiFi permanece protegido por senha?

Então possivelmente teu roteador realmente esteja com algum defeito, é bem estranho o único dispositivo via cabo travar mais que os via wifi, principalmente se tu já limitou a banda do restante dos aparelhos, pode tentar atualizar o firmware do roteador e resetar pra ver se melhora, se tiver algum outro roteador (ou conseguir emprestar algum) pra por no lugar e tirar a duvida, melhor ainda…

IPV6 pode te ajudar com velocidade, mas o maior benefício é o IP único para cada dispositivo, resolve alguns problemas no acesso a alguns sites e serviços.

700mhz é a faixa, não significa que vá conectar exatamente nessa frequência, os 788 fazem parte da faixa de 700.
De qualquer forma a ideia é fazer justamente o contrário, tenta desmarcar a de 700 e deixar todas as outras ativas pra ver se ele conecta em outra frequência. Frequências maiores geralmente passam mais velocidade.

Pelo que vi ele não tem suporte, agregação de portadora (4,5G, 4G+) é quando o aparelho se conecta a mais de uma frequência ao mesmo tempo, por isso a velocidade é maior, smartphones geralmente conseguem fazer isso.

Fica a mesma coisa, tu pode deixar oculto ou não, a parte de ocultar é útil se tu não quer que o pessoal saiba que tu tem wifi, pra segurança é melhor fazer o controle por MAC.

Quanto ao modo Bridge ou Ponto de Acesso funcionam basicamente do mesmo jeito, transformam o roteador em uma especie de switch, todo o roteamento e distribuição de IPs fica com o roteador principal, no teu caso o Amplimax, o multilaser não faria mais nada, seria só um caminho pros pacotes que saem do amplimax chegarem nos dispositivos.

Não, IPV6 pode ser utilizado em qualquer conexão se a operadora fornecer suporte a ele, e sim, o amplimax esta com IPV6 ativo e funcionando.
O que ocorre é que no IPV4 temos conversões de IPs, o NAT, (sugiro dar uma pesquisada sobre no google pra entender melhor). No teu caso o Amplimax converte aquele IP 100.127.208.21 em vários outros IPs na faixa de 192.168.10.xxx, depois teu roteador (multilaser), pega um desses ips e converte para varios outros na faixa de 10.0.0.xxx e distribui para os teus dispositivos. Se tu adicionasse outro roteador atrás do multilaser ele faria a mesma coisa e tu conseguiria acesso via IPV4, já o IPV6 não tem isso, por isso tu precisa deixar somente o principal em modo roteador e o restante em modo acess point/bridge.

Se quiser testar, conecta teu PC diretamente ao Amplimax e testa novamente no test-ipv6.com, a partir dai ele deve mostrar ok na conexão IPV6.

Não, o WDS é pra transformar o teu roteador em um repetidor wifi.

Essa tela aí é pra selecionar a rede que tu quer expandir, e essa rede aí, a julgar pelo nome e nível de sinal é de um celular de algum vizinho com o modo ponto de acesso ativo.

De qualquer forma, pelo que pesquisei teu roteador não tem modo AP e em bridge tu precisaria conectar todos os cabos na LAN, mas teu roteador só tem uma LAN, logo, tu teria que conectar o teu notebook via wifi.
Caso queira fazer, abaixo tem um vídeo que explica, não é exatamente o mesmo modelo mas o passo a passo é o mesmo.
Roteador em Bridge
Pra esse procedimento é melhor um roteador com mais portas, pra poder manter o PC conectado via cabo.

Sim

1 curtida

Fala Diogo, blz

Demorei a responder, pq tive que ir lendo e testando cada orientação sua.

Exatamente… e as atualizações dele pararam no tempo.
Aqui não tem ninguém pra me emprestar outro router para testes.

Então mudei meus planos. Como desejo usar IPV6, e sabendo que tô com um “router jurássico”, vou partir pra aquisição de algo mais atual, não um aparelho topo de linha acima de R$ 500,00, pois com um 4G limitado a uns 18 Mbps na melhor das hipóteses (sinal fraco e ainda defletido sobre o morro) pra mim não vale esse gasto.

Quanto a roteadores, vi esses dois no mercadolivre, a preços excelentes, e gostaria de saber se são de boa qualidade. O que constatei, garimpando no YouTube, é que o primeiro abaixo é um dos mais vendidos atualmente, devido ao custo-benefício:

Huawei AX2S WS7000 por R$ 214,00:
Wifi 6
Dual band 2,4/5 GHz
4 portas Giga (1 WAN e 3 LAN)
Velocidade wireless: 1.500 Mbps
Processador RTL8198D Single Core de 1000 MHz

Numa das perguntas na pág. do anúncio, o vendedor respondeu que ele não possui tecnologia Mesh e MIMO, mas essa review no Youtube diz que tem.

Tem ainda o WS7200 WiFi AX3 com processador quad-core, uns 70% mais caro.

Mercusys Ax1800 MR70X por R$ 228,00:
Wi-fi 6
Dual band
1 WAN + 3 LAN Gigabit
Velocidade wireless: 1.800 Mbps

Também nesse anúncio encontrei uma resposta estranha na seção de perguntas, de que a WAN era 10/100, que não faz sentido pro Wireless de 1.800 MHz. Mas enfim corrigiram a informação, dizendo que também é Giga.

O mesmo cara do review que linkei acima, fez review também desse, e na descrição consta: “O modelo MR70X, é sem dúvidas hoje (02/06/23) o melhor custo-benefício do mercado brasileiro.”

Esses dois vídeos que linkei, duram quase meia hora… por isso peço adiantado as opiniões de vcs.

Conversei com uma moça, da empresa para a qual pago meu plano de dados com chip corporativo, e ela me disse o seguinte:

“A Vivo está com instabilidade, devido à migração das linhas da Oi para a Vivo, mas já está sendo mapeado”.

Enquanto isso, eles resolvem minhas quedas de conexão com algumas configurações.

Ela também disse:
“O ivp6, não funciona muito tempo (…) na teoria deveria ser melhor, mas como é dividido para muitas pessoas (aqui na minha casa) acabam não dando certo por questão de não comportar tantos IP’s”

Então desativei o IPV6 no Amplimax, mas parece que ficou pior (só ontem que pareceu melhor com IPV4).

Já reprogramaram minha linha ontem 2x, e hoje mais uma, pois minha conexão tava uma shit! Agora tá mais estável, mas só pretendo reativar o IVP6 no Amplimax, quando adquirir um dos 2 roteadores citados acima, ou algo melhor sugerido por vc e pelos demais ajudantes deste tópico, blz?

Pelo que aprendi aqui com as respostas postadas aqui até esse momento, a vantagem do IPV6 é justamente o oposto do que a moça afirmou acima. Mas como já vi comentando em vários tópicos e fóruns: suporte técnico de provedores de internet, não tem um engenheiro de redes para atender cada ligação…

Fiz isso e não pegou nenhum sinal. Além disso, pela “busca cega” do equipamento, frequências como 1800 MHz ou maiores nem sequer são detectadas.

E o Arthur, do “Fuga pras Colinas” no Youtube, diz que não tinha como forçar uma frequência específica, nos testes que ele fez com a Aquário CEF-4000, o concorrente páreo do Amplimax 4G.

1 curtida

4.5G
Desta vez foi um cara que me atendeu, na prestadora de meu plano.
Ele me disse que nenhum modem por chip tem suporte a 4G plus, exceto os mais recentes para 5G que custam em torno de R$ 1,5 mil.

Então sai mais em conta dessa outra forma - e quero saber o que vcs acham:

Eu poderia investir num amplificador de sinal, para ter sinal forte em meu celular, e usá-lo como ponte para o Wi-Fi, já que segundo esse cara, apenas os celulares operam em 4.5G (vou ver se meu Nokia 2.4 também opera).

Então eu pegaria um celular só pra essa função, mantendo-o constantemente no carregador de bateria (original, pra não explodir na minha cara :laughing:).

• Edit:
    Novamente falei com o sup. técnico do meu plano de internet. Eu ligo pra eles pra reclamar da conexão, e eles reprogramam minha linha. Eles argumentaram que antenas amplificadoras de sinal são muito melindrosas, e portanto os modens box e o Amplimax são ainda a melhor solução rural (para a maioria dos simples mortais que vivem na roça :laughing:).

Outra alternativa seria um link sem fio:
2 Ubiquiti Litebeam, pondo o transmissor no alto de um morro bem próximo de minha casa, onde há visada direta pra duas ERB’s da Vivo, uma delas com o 4G beirando 80 Mbps. Mas teria que colocar lá também um modem, um painel solar e uma bateria (LiFePO4) pra manter o sistema 24h.

Também teria que conversar com o proprietário da área no cume do morro, pra meu autorizar a instalar um poste de eucalipto com esses aparatos.

E ainda, torcer pra nenhum meliante fazer “zueira” ou mesmo furtar os equipamentos.

Sai mais caro que um modem box 5G, mas a visada direta pra uma ERB que rende 80 megas, não tem preço…

Adendo:
O suporte da Elsys informou que só o Amplimax Ultra (apto para o 5G) tem suporte a 4G+ e 4.5G

Na ficha técnica que baixei do Ultra, consta o seguinte:

4G LTE FDD
B1 [2100MHz] B3 [1800MHz] B5 [850MHz]
B7 [2600MHz] B8 [900MHz] B28 [700MHz]
Larguras de banda: 1,4/3/5/10/15/20 MHz

4G LTE TDD B38 [2600MHz] B40 [2300MHz]
Larguras de banda: 1,4/3/5/10/15/20 MHz

POTÊNCIA MÁXIMA
4G Bandas LTE: +23 dBm
Bandas LTE HPUE (b38/b40): +26 dBm

Esse artigo da tudocelular faz distinção entre 4G+ e 4.5G.
Nas tal artigo não menciona nem FDD e nem TDD.

Agora, se o Amplimax 4G aqui pega sinal LTE 788 MHz, então está no B28 LTE FDD, é isso? Então não vejo vantagem no Amplimax Ultra, se for me basear apenas no que consta nessa ficha técnica, a respeito do 4G.

Olá galera!

Mais uma questão: ter o sistema ligado a dois modens independentes, um deles via cabo e outro via wi-fi, vai funcionar em load balancing?

E que aplicativos poderiam criar e gerenciar esse balanço de cargas com internet móvel? (2 modem, cada um com um chip de operadoras diferentes). Isso seria interessante no caso de um fail over em uma das operadoras.

Aqui quando cai o sinal, fico na mão com a internet…

Dei uma pesquisada e os 2 são bem parecidos em questão de desempenho, o Mercusys sai um pouco a frente pois já tem wifi 6 nas 2 frequências (Huawei só tem na 2.4) além de ter processador dual core (850MHz), ele faz mesh atualizando firmware, mas vi um pessoal reclamando que não conseguiu configurar. Não posso opinar sobre durabillidade ou estabilidade do modelo até porque não tive contato com nenhum, mas Mercusys foi adquirida pela TP Link ha algum tempo e pelo menos no firmware melhorou bastante desde que isso ocorreu.
Quanto ao AX2s posso opinar, é um ótimo roteador, nunca peguei nenhum com problemas, inclusive é um dos modelos que geralmente indico quando me pedem recomendações. Instalei um essa semana e passou tranquilamente os 400 Megas do plano inclusive no wifi.

No meu ver não vale a pena investir tanto, é matar mosca com uma bazuca.

Sim, ele tem, já atendi clientes que tinham 2 deles em mesh.

Há um tempo atrás eu tive alguns problemas com IPV6, mas foi temporário, deixei desativado por um tempo e depois reativei, desde então nunca mais tive problemas.
Vale mencionar que a menos que tu tenha plugado o pc direto no amplimax ou colocado o roteador em bridge, tu não usou o IPV6, nesse caso, ele estar ativado ou desativado não faz diferença no desempenho da rede.

Sim, uma rede IPV6 consegue ter por volta de 18 quintilhões de IPs únicos, isso é mais que todos os endereços IPV4 disponíveis no mundo.

Sinceramente, acho que não vale a pena o investimento, só as Lite Beam daria 1000 reais, juntando tudo passa fácil de 2000, ainda tem o risco de bater raio e queimar tudo.
Não seria mais vantagem comprar uma starlink? Hoje no site o kit ta saindo 3150,00 + 235,00 de mensalidade, é fácil de instalar, além do ping e velocidade melhor.
Adicionalmente, só tem sinal da vivo aí? Amplimax tem uma opção de detectar sinais de outras operadoras, se tiver outra ao alcance seria interessante testar afim de ver se não seria mais estável.

Não é muito preciso, já fiz isso e as vezes não troca automaticamente, talvez tenha alguma configuração que possa ser feita mas nunca cheguei a procurar a fundo.
Load Balancing/Failover geralmente é feito com algum roteador que suporte Dual Wan, Mikrotik é uma das melhores opções, mas tem roteadores da Tplink e Xiaomi que fazem tambem.

2 curtidas

Então… minutos antes de vc postar sua mensagem, acabei efetivando a compra do MR70x, apenas pela questão do wifi 6 nas duas bandas.
Só agora tô aqui respondendo, pq desde domingo, estou num blackout da operadora Vivo na minha localidade. Tive que inserir chip da TIM no Amplimax, pra me conectar e retomar a conversa neste tópico…

ERB da Vivo fica a 4 km, e da TIM a 12 Km… o resultado é um sinal mais fraco e máximo de 4 megas na conexão, contra 12~18 megas da Vivo, mas pelo menos não fico isolado do mundo :laughing:

E vc tem razão. Com um sinal desses, mais esse apagão da Vivo, não compensa investir em bazuca pra matar mosca.

Mesmo com todos os recursos do MR70x, é melhor então deixar ele apenas como AP e ativar o IPV6 no Amplimax? Mas, e se o roteador também tiver IPV6?

Você adivinhou meu pensamento!
Realmente compensa a Starlink… pago no meu plano corporativo quase a mesma mensalidade. E esse apagão da Vivo aqui, desde domingo até agora (25 a 29/2/24) é só mais um de vários anteriores.

Andei vendo anúncios no mercadolivre, alguns a preços bem mais em conta (golpistas??) do kit versão 2, e já vi que preciso comprar à parte o adaptador ethernet.
A versão 1 (da antena redonda e que tem RJ45 no roteador) eu não achei em lugar nenhum…

Em outras palavras, isso é a tal redundância de redes, né?

Não existe alguma forma (ou equipamento) capaz de usar duas conexões ao mesmo tempo, pra somar as velocidades de ambas, como se fosse uma espécie de “RAID” da conexão?
Quando conecto meu note via cabo e Wifi, noto que ambas ficam ativas, e foi por isso que imaginei que as conexões seriam somadas, se cada uma viesse de um modem diferente…

Agora, o que me diz dos anúncios de kit Starlink a R$ 1,9 mil no mercadolivre? Sou usuário há anos dessa plataforma, e sei que golpistas lá não tem vez. Um dos vendedores garante que é produto novo e desbloqueado, que eu posso pegar a numeração do kit e ativar diretamente no site oficial da Starlink.

1 curtida

adaptador PoE: está no lado externo, mas bem ao pé do beiral da minha telha ondulada, assim como o roteador. O cabo que conecta ao roteador é muito curto (CAT-6 de 30 cm). Vou trocar por um cabo de 1 m e passar o PoE para dentro da casa, permanecendo o router sob o beiral do telhado (para o sinal chegar melhor à casa vizinha)

Beeem… O importante é ficar num lugar que não é quente e abafado/úmido.

Mas não sei o que ocorre: ele não aceita de jeito nenhum a opção “20/40” e volta pra opção “20”.

Com a largura fixa em 20, teoricamente o sinal chegará mais longe.

E teoricamente a largura de 40 MHz proporcionaria o aumento da capacidade de comunicação simultânea com mais dispositivos. Mas tem outros fatores mais influentes nesse quesito (aumento da capacidade de comunicação simultânea com mais dispositivos):
. capacidade do processador/chip,
. quantidade de antenas,
. existência da tecnologia/protocolo MIMO.
… por exemplo (que eu tô lembrando agora).

Devido a minha ignorância sobre redes, suponho que o canal 11 por ser de maior frequência, vai trazer maior velocidade ao Wi-Fi. Acertei?

Em teoria é isso, sim. Num ambiente livre de interferências de dispositivos emitimdo um sinal ma mesma frequência que estejam próximos.

Na prática… Por exemplo, quem mora em apartamento… Aí no caso desse exemplo, o canal que vai proporcionar mais desempenho é o menos ocupado, sem dúvidas.

No datasheet da Intelbras WRN150, informa o seguinte:
(…)
802.11b: até 11Mbps (automático)
802.11g: atá 54 Mbps (automático)
802.11n (20 MHz): até 65 Mbps (automático)
802.11n (40 MHz): até 150 Mbps (automático)

Ops. Me escapou por completo falar sobre isso nas configurações ideais do roteador, naquele outro tópico. ^^’
E comrinuou me escapando até agora.

Se todos os dispositivos conectados forem compatíveis com o protocolo 802.11n, deixe o roteador trabalhando apenas nesse protocolo. Em:

Modo: 2,4GHz N,
Vídeo consultado: (1:39) Como configurar a Rede Sem Fio no Roteador WRN 150 - i3160 (intelbras)

Se vc disser que é melhor eu partir pra um router dual band com 2 portas giga, do que ficar tunando meu fuscão ano 66, vou concordar sem pensar duas vezes.

Eu me abstenho. Prefiro não sugerir a aquisição de um novo hardware específico. Tipo: compre esse e sem dúvidas você será feliz. Eu prefiro não fazer isso.

Nokia 2.4
TFM Tool Pro 2.0 Free
Não reconhece nem como MTK
e nem como ADB
já restaurei as configurações de fábrica, tornei a instalar os apps que uso, e os bugs também retornaram. :slightly_frowning_face:

Este modelo parece ter um mediatek, Helio P22 MediaTek.

Para flashear uma ROM em dispositivos com MediaTek, acho que você terá que usar o programa/aplicativo Smartphone Flash Tools (SPFT).

Isso não é uma recomendação! Não estou incentivando você (e quem mais estiver lendo) a fazer esse procedimento! Flashear uma firmware num smartphone, digo.

Lembro de quando fui fazer esse procedimento num smartphone que tive, e acabei perdendo o IMEI (que afetou comunicação através de rede de telefonia móvel) e o (endereço MAC) Wi-Fi dele.

Só após muito estresse e algumas horas de pesquisas consegui fazê-lo voltar a funcionar. Restaurando o IMEI original e fazendo o wi-fi voltar a funcionar.

Além do que, pelo que estou vendo - assim como dispositivos de várias fabricantes - não há firmwares para dispositivos da marca Nokia disponibilizadas pela representante da marca. (Alô, direito de reparo!).

(da última vez que pesquisei, apenas Asus e Xiaomi disponibilizavam firmwares oficialmente).

Desconfio que os donos dos respectivos smarts instalaram algum booster para puxar o máximo de velocidade do Wi-Fi. Será?.. eles juram que não.

Eita.

mesmo atribuindo o primeiro IP fixo e maior largura de banda ao meu note, a conexão tem sido pior que nos demais dispositivos conectados (com menor banda!).

Eita.

Também mantenho minha rede Wi-Fi oculta. Nos tempos que eu usava um ZTE MF-253M, não havia como ocultar a rede nesse modelo, então os intrusos faziam a festa, mesmo trocando com frequência a senha do Wi-Fi.

Faziam, é? Ôo
Você escaneava a rede regularmente e identificava dispositivos desconhecidos conectados?
Nesse caso, por que não os bloqueou?

deixar o Wi-Fi oculto […] impede que apps de invasão de redes descubram o nome do meu SSID oculto e a senha?

Não tenho essa informação.

Eu poderia investir num amplificador de sinal, para ter sinal forte em meu celular, e usá-lo como ponte para o Wi-Fi, já que segundo esse cara, apenas os celulares operam em 4.5G (vou ver se meu Nokia 2.4 também opera).

Mais uma informação/conhecimento que não tenho. :sweat_smile:

Não existe alguma forma (ou equipamento) capaz de usar duas conexões ao mesmo tempo, pra somar as velocidades de ambas, como se fosse uma espécie de “RAID” da conexão?
Quando conecto meu note via cabo e Wifi, noto que ambas ficam ativas, e foi por isso que imaginei que as conexões seriam somadas

Sim, existe:

Você encontra. A funcionalidade que o equipamento tem que ter é Load Balance.

:thinking: Pra somar duas conexões num dispositivo (desktop/notebook) seja através de dois ou mais cabos (ligados a diferentes placas de rede), ou cabos e wireless (de diferentes placas de rede) você pode recorrer a uma configuração conhecida como NIC Teaming.

Não sei qual o procedimento para fazer isso em distros Linux. Nunca tentei em distros Linux.

Já achei e testei tutorial para Windows. Funcionou e foi isso que quis saber na ocasião. Não fiz vários testes para verificar desempenho ou mesmo para ver se uma falhasse por diferentes motivos uma continuaria funcionando…

1 curtida

Esse modelo tu pode deixar em modo AP, ou usar o modo normal e somente na parte do IPV6 setar Bridge. Se quiser usar todas as funções do roteador é melhor do segundo modo.

Pesquisei no mercado livre e lá só encontrei as bloqueadas, não recomendo pegar esses equipamentos, não sei se tem como fazer o desbloqueio delas.
Se foram bloqueadas é pq o dono usou fora dos termos de serviço.

Bom, se a classificação do vendedor é boa acho que é mais tranquilo, preço não tá muito abaixo do normal (um tempo atrás estavam nessa faixa) e mercado livre tu consegue o dinheiro de volta se o produto estiver fora das condições que o vendedor anunciou. Tem o risco, não vai ser 100% confiável igual o site oficial mas se tu já comprou e se sente seguro em comprar por lá, não vejo problema.

É, load balancing vai distribuir o uso entre as 2 conexões, failover vai alternar entre elas automaticamente em caso de queda.

Pesquisa sobre a configuração que o amigo recomendou, mas se quiser fazer pra todos os dispositivos vai precisar comprar um roteador que suporte isso.

2 curtidas

antes de mais nada, nesse assunto de “otimizar”, digo para não procurar soluções para problemas que não existem. pelo que eu li seu problema é que “o sinal já chega defletido de um morro, que encobre a visada direta da torre (ERB) da operadora.”

nesse caso, seu modem e pinguim estão perfeitamente normais. creio que a solução seja otimizar o morro…

1 curtida

Ou melhor, otimizar meu papo com o proprietário (roceiro “bruto”) da área que envolve o topo do morro, pra ver se ele me deixa instalar um link lá :laughing:

1 curtida

Olá galera top team!

Epa! Melhor então enviar diretamente à central de assst. téc. da Nokia no Brasil. O pior é que mesmo eles não me deram nenhuma garantia de que um downgrade dará certo!

Uma vez que invadiam a rede, ficavam ocultos na lista de clientes que figurava no modem ZTE MF253M. Eles apareciam somente no momento em que estavam se conectando, e por poucos segundos. Mas tive a sorte de pegar alguns deles bem nesse momento, e bloquear a tempo!

Excelente dica, amigo!

Concordo. Mas meu medo é se a bicha for bloqueada, justo após meu prazo de 7 dias pra testar e devolver…

Já desencanei da Starlink, pelo seguinte motivo:

A TIM venceu a licitação do 5G na minha localidade, e a princípio, é provável que vão equipar com o 4G Plus uma torre, na mesma localidade onde a ERB da Vivo já rendeu 80 megas no meu celular Nokia 2.3. Quem sabe o da TIM ultrapasse essa marca! Se sim, não vou sentir falta da Starlink.

Afinal uso chip de uma MVNO da Vivo, com plano ilimitado. E descobri outra que trabalha com a TIM, cuja mensalidade é até mais em conta.

Então, me animei pra adquirir uma antena yagi LTE 700 MHz de 20 dBi, e um modem Blue Castle BC-M818H que é Wifi 6 e 4G Plus (ainda não os recebi).
Aquario_CF-720
(a linha azul representa a sustentação que pretendo fazer com linha de pedreiro, afinal a bicha é comprida e pode pender pra baixo, por mas que dê aperto no suporte)

blue_castle_01 blue_castle_02

Considerando que aqui a Vivo transmite LTE em 788 MHz e a TIM em 778 MHz, e que o ganho da heptaband da Amplimax 4G é de 6 dBi (na faixa de 700 a 960 MHz) + e que com minha gambiarra (antena parabólica telada 190 cm) o nível de sinal fica em torno de -100 dBm (RSRP) e de -9 a -17 dB (RSRQ) , e dessa forma consigo até 20 megas de velocidade com a Vivo 4G, espero melhor resultado setando a yagi de 20 dBi como antena externa do Amplimax.

Vou testar o Blue Castle com meu atual chip da Vivo, e no Amplimax vou pôr TIM.
Vou conectar ambos ao note, primeiro o Amplimax via cabo e Blue Castle via WiFi, depois inverter (Amplimax com wifi pelo MR70x) e Blue via cabo.
Vou ver se dessa forma já haverá load balancig. Se funcionar, vou soltar rojões!! Se não, vou tentar algo similar ao NIC Teaming que vc mencionou.

Deixar como AP, seria sacrificar todos os bons recursos que tem nele?
Se bem que não acertei (ainda) configurar ele, pra ter controle sobre a largura de banda de cada dispositivo no WiFi, e no Amplimax já descobri como.

E ainda, o Blue Castle M818H é tão recheado de recursos em seu roteamento, que talvez eu nem venha a sentir falta do Mercusys MR70x, mesmo como um simples AP.

P.S.: continuo desejando que este fórum implemente a escolha de mais de uma “melhor resposta”, pois seria covardia de minha parte eleger apenas uma neste tópico, pois o fato é que várias respostas aqui estão me atendendo, cada qual em diferentes aspectos!

1 curtida