Embora eu tivesse o hábito de visitar o Fórum do PCLinuxOS – em especial, quando alguma coisa parecia fora do comum, nas minhas atualizações semanais (em geral, aos Domingos), para ver as recomendações – o incêndio no prédio onde funcionavam seus servidores, em 23 Junho 2025, me deixou sem referências.
Eu sabia que vários usuários e desenvolvedores estavam testando o KDE Plasma 6, e trocando informações sobre eventuais dificuldades e as soluções encontradas, em uma seção específica do Fórum, chamada “KDE Plasma 6” (acho eu). – Volta e meia, eu dava uma olhada nos tópicos daquela seção – embora não tivesse condições de participar ativamente das “experiências”, e por isso eu não conseguia entender muito bem os “pequenos detalhes” das conversas.
Com o incêndio e a perda de vários backups, criaram um novo Fórum – sem nada daquelas informações acumuladas ao longo dos meses.
O novo Fórum também sofreu alguns percalços: – (1) O provedor hospedou por 30 dias e depois deixou a equipe falando sozinha; e – (2) Houve um ataque DDoS, e outros bichos mais. – Não tenho certeza se as coisas foram exatamente nessa ordem.
A primeira ISO do PCLinuxOS com KDE Plasma 6 foi lançada em Julho, poucos dias após o primeiro desastre. – Não sei se esse lançamento já estava programado para aquele momento, ou se foi antecipado, por não terem como retomar o debate e a troca de informações que vinha ocorrendo placidamente, até então.
A última imagem ISO lançada, até então, tinha sido a de 2024.10 – com as últimas atualizações do Plasma 5 – exatamente para começarem as experiências rumo ao Plasma 6.
Em apenas 3 meses, depois do incêndio, foram lançadas as imagens ISO 2025.07, 2025.08, e 2025.09 – que se tornou a “versão final” (até hoje, às 15:20, pelo menos) – pois, sendo uma distro “rolling release”, o PCLinuxOS não costuma lançar imagens ISO com tanta frequência.
Fico com a impressão de que “o processo foi acelerado”, digamos assim – e as 3 ISOs consecutivas representem o que ainda faltava concluir.
Escavações arqueológicas
Pelo Wayback Machine, consegui visitar “instantâneos” de várias páginas, salvados ao longo do tempo:
-
Página inicial do antigo site do PCLinuxOS – com as atualizações disponibilizadas ao longo dos meses, durante vários anos
-
Página do PCLinuxOS no interior do Distrowatch – com os dados gerais e a tabela de versões dos pacotes
-
Pagina inicial do Distrowatch, com as notícias, lançamentos etc.
Felizmente, existem poucos “instantâneos” em cada mês, no Wayback Machine
-
Há um grupo do PCLinuxOS no Facebook, onde também consegui recuperar algumas datas e informações
-
Buscas por “PCLinuxOS” no Google, em períodos específicos – tipo, do ano-mês-dia tal, até o ano-mês-dia tal.
O que consegui localizar foi o seguinte:
Julho 2023 - Lançadas imagens ISO 2023.07 com o novo instalador “InstallMe” / “MyLive Install”, em substituição ao antigo Draklive Install.
Abril 2024 - Anúncio das últimas atualizações na seção “kde5” dos repositórios — Frameworks 5.115; KDE Plasma 5.27.11; Aplicativos KDE 23.08.5 — e o início da seção “kde6”.
- Ainda recebi mais algumas atualizações do KDE Plasma 5, até meados de 2025. — Não sei quando a seção “kde5” foi esvaziada, creio que no 2º semestre de 2025.
Outubro 2024 - Lançadas imagens ISO 2024.10 com as últimas atualizações da seção “kde5” — KDE Plasma 5.27.11; Frameworks 5.116.0; Qt 5.15.6.
- As instalações existentes continuaram recebendo todas as demais atualizações de Kernel, bibliotecas, ferramentas e demais aplicativos. — Minha antiga instalação, por exemplo, com o KDE Plasma 5, continuou funcional até 29 Dezembro 2025 — quando fiz seu upgrade para o KDE Plasma 6.
Fevereiro a Junho 2025 - Colocados na seção “kde6” dos repositórios o KDE Plasma 6.3.2; o Frameworks 6.12, 6.13, 6.14; e os KDE Apps 25.04.1, 2, 3. — Não consegui encontrar lançamentos anteriores a esses, no Internet Archive.
23 Junho 2025 - Incêndio do prédio dos servidores do site, Fórum, Wiki etc. do PCLinuxOS, felizmente sem vítimas — mas com perda também de backups. — Isso dificulta recuperar a cronologia anterior, em detalhes.
Julho 2025 - Lançamento das imagens ISO 2025.07, com KDE Plasma 6.4.3; Frameworks 6.16.0; Qt 6.8.2 — mas ainda com o Synaptic.
Agosto 2025 - Imagens ISO 2025.08.
Setembro 2025 - Imagens ISO 2025.09, com KDE Plasma 6.4.5; Frameworks 6.17.0; e Qt 6.8.2 — com o dnf5 (CLI) e o DNF Package Manager (GUI), em lugar do Synaptic — mas com a infraestrutura do apt (apt-rpm).
Que fazer?
Tenho a impressão de que a maioria dos usuários “comuns” continuavam com o Plasma 5 (como eu) – que continuava funcionando sem problemas – e recebendo atualizações regulares dos demais pacotes. – Eu mantive minha instalação (de 2021!) por mais 6 ou 5 meses, até o final de Dezembro.
Mas… De repente, no Fórum (novo), só se falava em Plasma 6. – No repositório oficial (NLUUG), só havia imagens ISO com Plasma 6. – Uma “época” tinha terminado, sem ter havido nenhum “anúncio oficial” do início de uma “nova era”. – Nada de “release notes”.
Baixei a ISO 2025.07, depois baixei a ISO 2025.08, depois a ISO 2025.09 – e comecei a experimentar esta última – porém, sem “arriscar” minha instalação antiga, que continuava funcionando e recebendo atualizações normalmente.
Ao todo, fiz 4 instalações “novas” – em Setembro, Novembro, Dezembro e Janeiro – para explorar e documentar o “novo instalador”:
-
2 instalações (uma após outra), na partição “Linux5” (deletei o KDE Neon) – digamos “PCLinuxOS(2)”
-
2 instalações (uma após outra) na partição “Linux11” (vazia) – digamos "PCLinuxOS(3)
Em uma delas, fiquei experimentando o dnf (CLI). – Na outra, fiquei experimentando o DNF Package Manager (GUI). – E na instalação antiga, continuei usando o Synaptic.
Além disso, também rodei várias sessões Live com as imagens ISO (superadas) – 2024.10, 2025.07, e 2025.08 – para “ver” como as coisas evoluíram, de uma para outra.
No final, acho que vou ficar, mesmo, com a velha e boa instalação “antiga” (de 2021) – e com o apt / Synaptic.
Por enquanto, ainda não deletei as instalações “2” e “3”. – Ainda posso tirar alguma dúvida. – Mas a verdade é que já comecei a enjoar dessa brincadeira.
Anotações
Tentei resumir tudo isso em algumas notas, aqui.
Num tópico anterior, aqui mesmo, no Fórum Diolinux, registrei o início dessa brincadeira.