Eu estava esperando, há mais de 1 ano, o momento em que o PCLinuxOS migraria do KDE 5 para o KDE Plasma 6 – coisa que no Arch e no openSUSE Tumblweed, por exemplo, ocorreu em Março 2024.
Como essa migração tinha certo potencial de causar problemas, há mais de um ano eu já deixo uma aba do Chrome aberta no Fórum do PCLinuxOS – ou, mais exatamente, na seção “KDE Plasma 6”, com vários tópicos bem animados. – Ver o que anda acontecendo, antes de disparar uma atualização, não custa nada, e pode evitar algumas dores de cabeça:
Até onde consigo lembrar, nenhum tópico anunciava a migração para o Plasma 6 – nem indicava estar acontecendo, ou em vias de acontecer, ou ter acontecido. – O que vi, eram discussões de quem estava testando o Plasma 6, bugs, soluções etc.
Recebi alguns pacotes Qt6 etc. – mas minha instalação continua “Plasma 5”.
Em Junho último, o servidor pegou fogo, o Fórum foi para o espaço, e tiveram de começar tudo de novo – sem backup: só com tópicos novos. – Não vejo mais nenhuma seção específica sobre “Plasma 6” – só “KDE Plasma Desktop”, e só com 17 tópicos, até hoje:
Só no último final de semana, apareceu um tópico “PCLinuxOS goes DNF”, na seção “News and Information” (tópico nº 136 do novo fórum) – e só depois de percorrer suas 34 postagens, pude entender (se é que entendi direito), que:
- Quem instalar o DNF (dnf5), terá automaticamente habilitado um repositório com o KDE Plasma 6
- Esse DNF vem com uma interface GUI – que parece permitir configurá-lo
- Desabilitar o repositório de Plasma 6 e habilitar o repositório com Plasma 5 causa ziquizira
- O apt (apt-rpm) está sem manutenção – não sei desde quando
- Ninguém está sendo conclamado a abandonar o apt / Synaptic
Examinei agora minha instalação do PCLinuxOS, e verifiquei que:
- O DNF não foi automaticamente instalado, nas atualizações que fiz até Domingo último
- Em /etc, existem apenas as configurações do apt – com o antigo e bom “repositório único”
Não gosto de botar em risco uma instalação que está funcionando – e meu PCLinuxOS com KDE Plasma 5 está funcionando perfeitamente – exceto que nunca consegui instalar o Google Earth Desktop (mas posso usar o GE Web e o Google Maps, sem qualquer dificuldade).
Mesmo quando minha instalação inicial estava com alguns pequenos defeitos (porém, funcional), preferi fazer outra instalação em outra partição – e só depois de testá-la, sobrescrevi a antiga. – Fiz as anotações aqui.
É o que gostaria de fazer agora – mas as 3 primeiras tentativas com a ISO Darkstar (Live DVD) falharam. – No Menu de Boot:
Falta tentar as 2 primeiras – e depois disso, ainda posso tentar as 5 alternativas a partir de um Live Pendrive. – E se nada disso der certo, experimentar 10 vezes a outra ISO, “KDE Full”.
Sinceramente… eu preferia não ter de tentar e falhar +17 vezes.
P.S.: - Não encontrei tags “PCLinuxOS” e “DNF” – então, mandei ver “KDE” e “KDE Plasma”, pra ser fiel aos meus princípios.
Referências que já encontrei: