Mudanças no PCLinuxOS

Eu estava esperando, há mais de 1 ano, o momento em que o PCLinuxOS migraria do KDE 5 para o KDE Plasma 6 – coisa que no Arch e no openSUSE Tumblweed, por exemplo, ocorreu em Março 2024.

Como essa migração tinha certo potencial de causar problemas, há mais de um ano eu já deixo uma aba do Chrome aberta no Fórum do PCLinuxOS – ou, mais exatamente, na seção “KDE Plasma 6”, com vários tópicos bem animados. – Ver o que anda acontecendo, antes de disparar uma atualização, não custa nada, e pode evitar algumas dores de cabeça:

Até onde consigo lembrar, nenhum tópico anunciava a migração para o Plasma 6 – nem indicava estar acontecendo, ou em vias de acontecer, ou ter acontecido. – O que vi, eram discussões de quem estava testando o Plasma 6, bugs, soluções etc.

Recebi alguns pacotes Qt6 etc. – mas minha instalação continua “Plasma 5”.

Em Junho último, o servidor pegou fogo, o Fórum foi para o espaço, e tiveram de começar tudo de novo – sem backup: só com tópicos novos. – Não vejo mais nenhuma seção específica sobre “Plasma 6” – só “KDE Plasma Desktop”, e só com 17 tópicos, até hoje:

Só no último final de semana, apareceu um tópico “PCLinuxOS goes DNF”, na seção “News and Information” (tópico nº 136 do novo fórum) – e só depois de percorrer suas 34 postagens, pude entender (se é que entendi direito), que:

• Quem instalar o DNF (dnf5), terá automaticamente habilitado um repositório com o KDE Plasma 6
  • Esse DNF vem com uma interface GUI – que parece permitir configurá-lo
  • Desabilitar o repositório de Plasma 6 e habilitar o repositório com Plasma 5 causa ziquizira
  • O apt (apt-rpm) está sem manutenção – não sei desde quando
  • Ninguém está sendo conclamado a abandonar o apt / Synaptic

Examinei agora minha instalação do PCLinuxOS, e verifiquei que:

• O DNF não foi automaticamente instalado, nas atualizações que fiz até Domingo último
  • Em /etc, existem apenas as configurações do apt – com o antigo e bom “repositório único”

Não gosto de botar em risco uma instalação que está funcionando – e meu PCLinuxOS com KDE Plasma 5 está funcionando perfeitamente – exceto que nunca consegui instalar o Google Earth Desktop (mas posso usar o GE Web e o Google Maps, sem qualquer dificuldade).

Mesmo quando minha instalação inicial estava com alguns pequenos defeitos (porém, funcional), preferi fazer outra instalação em outra partição – e só depois de testá-la, sobrescrevi a antiga. – Fiz as anotações aqui.

É o que gostaria de fazer agora – mas as 3 primeiras tentativas com a ISO Darkstar (Live DVD) falharam. – No Menu de Boot:

Falta tentar as 2 primeiras – e depois disso, ainda posso tentar as 5 alternativas a partir de um Live Pendrive. – E se nada disso der certo, experimentar 10 vezes a outra ISO, “KDE Full”. :grimacing:

Sinceramente… eu preferia não ter de tentar e falhar +17 vezes.

P.S.: - Não encontrei tags “PCLinuxOS” e “DNF” – então, mandei ver “KDE” e “KDE Plasma”, pra ser fiel aos meus princípios. :wink:

Referências que já encontrei:

3 curtidas

que legal. o pc linux ainda existe? (sem ofensa) pois é uma distro bem antiga.

1 curtida

Boa piada!

A propósito, testei as primeiras 2 opções, e também não funfou.

gostei do seu blog byteria. vou acompanhá-lo. li o artigo sobre kubuntu LTS, Mint e Neon revisitados. :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 curtida

Agradeço:

Quem sabe, o próximo será sobre o PCLinuxOS.

1 curtida

Resumo da ópera, até o momento:

Não consegui fazer boot com a ISO “KDE Darkstar 2025-08” – uma versão minimalista da “KDE Full” – apesar dela ter passado na verificação md5sum:

Tentei as 5 opções do “Menu de Boot” – a partir de um DVD gravado “com sucesso” pelo K3b – e acabei desistindo de tentar as (mesmas) 5 opções a partir de um Pendrive.

A única opção que apresentou algum resultado (embora, apenas parcial), foi a primeira que tentei – “Copy to RAM”:

Enquanto eu fotografava a opção-padrão de Teclado (US), o boot perdeu a paciência e seguiu adiante – mostrou o touro estilizado – e tornou a exibir a escolha de Teclado. – Selecionei ABNT2…

… e a tela seguinte não tinha mais nada:

Essa talvez seja a única tentativa que valha a pena repetir – com o cuidado de deixar em Inglês Texano, para não irritar o boi.

As outras 4 opções levaram a um prompt não-piscante no canto superior esquerdo – sem direito a mudar para outro console virtual (tty1, tty2 etc.).

Em todos os casos, funcionou reiniciar pelo Alt+PrtScn+[R E I S U B].

Já que isso funciona, talvez valha a pena experimentar somente Alt+PrtScn+R – para recuperar o controle do Teclado – e ver se isso leva a alguma coisa.

São 2 possibilidades – tentar de novo “Copy to RAM”, deixando em Inglês do Texas – e numa das outras opções apenas tentar recuperar o controle do Teclado.

Mas isso não quer dizer que eu esteja muito animado a tentar.

Quanto à outra ISO (KDE Full), implicaria em +10 possíveis tentativas. – Sinceramente, preferi avaliar várias outras alternativas – inclusive, a de fazer upgrade – mesmo pondo em risco minha instalação atual, que está funcionando muito bem, obrigado.

Ontem, vi que tinham saído novas ISOs – “2025-09”. – Baixei a “Darkstar”, fiz a verificação md5sum, queimei em DVD, tentei a 2ª opção (Boot verboso, sem Splash) – e também parou no prompt-não-piscante. – Fui tomar um café, lavar a louça, cortar a grama, conversar com os cachórros, e ao voltar, continuava na mesma.

“Então, ficamos assim” – digo, não ficamos.

Resolvi dar uma olhada na hipótese de upgrade. – Instalei o DNF (cli):

Em /etc, foram criadas as subpastas repos.d, e dnf:

KDE 6 veio “enabled=1”, enquanto KDE 5 veio desabilitado (=0):

Tentei um dnf upgrade, e recebi 37 mensagens de “problema”: – “Cannot install both PIRIRI and PORORÓ”:

Ok, preciso ler 365 postagens espalhadas em vários lugares do Fórum! – E rezar para que sejam suficientes – e que eu não perca nenhuma, escondida por ali.

Mas, antes, outro exame: – Instalei o GUI do DNF do PCLinuxOS – pois boa parte das dicas que encontrei lá referem-se a essa GUI:

Esse “DNF Package Manager” GUI promete! – mas até agora foi feito por apenas 2 pessoas. – Falta muitas pessoas testarem, conversarem, e mais algumas pessoas ajudarem a lapidar.

Quem se habilita?

Aqui está a configuração que já vi em alguns tópicos do Fórum. – Parece Ok, com KDE 6 habilitado (e KDE 5 desabilitado):

“Então, ficamos assim” – ou melhor, não ficamos.

Falta ler muito, fazer testes, participar – nem que seja, conversando – e dizendo “obrigado aos que estão desenvolvendo!”

Em PCLinuxOS goes DNF, estão alguns pontos importantes:

• Não “trocamos”. – Synaptic e APT ainda estão disponíveis, mas os usuários agora têm a chance de experimentar e se acostumar com o DNF.

• “depois que fiz algumas alterações de configuração nas seções do repositório [desabilitando a seção “kde6”] e no espelho do repositório, o programa não abriu de jeito nenhum — nem mesmo no Terminal”

• O KDE5 não é mais suportado e, portanto, não está disponível no DNF.

• O Gerenciador de Pacotes DNF foi criado a partir do ambiente de trabalho MATE e testado para o KDE pela Texstar. Quaisquer outras versões também devem funcionar, mas não desabilite as configurações padrão no repositório. Não edite e adicione o kde5 e remova o kde6 por engano. Você foi avisado!:smiley:

• Li em algum lugar (não encontrei agora), que:

• Ninguém está sendo obrigado a mudar para o DNF, nem para o Plasma 6 – apesar da afirmação de que o Plasma 5 não é mais suportado
    • O mais aconselhável é instalar o novo PCLinuxOS em uma VM, para testar

Na dúvida – não sei se vou, nem sei se fico (e ainda não consegui boot com a nova ISO) – o melhor é não ir, nem ficar. :wink:

1 curtida

Bidu !

Operating System: PCLinuxOS 2025
    KDE Plasma Version: 6.4.5
KDE Frameworks Version: 6.17.0
            Qt Version: 6.8.2
        Kernel Version: 6.12.48-pclos1 (64-bit)
     Graphics Platform: X11
            Processors: 6 × Intel® Core™ i5-9400 CPU @ 2.90GHz
                Memory: 15.5 GiB of usable RAM
    Graphics Processor: Intel® UHD Graphics 630

$ echo $XDG_SESSION_TYPE
x11
3 curtidas

Minha intenção era fazer essa nova instalação na partição “Linux11” – a única vazia, no momento – porém ela tem 60 GiB, e eu não poderia copiar e colar numa partição de 30 GiB (padrão das outras), no futuro.

Tentei reduzi-la (shrink) pelo GParted, mas não funfou, de jeito nenhum. – A solução mais simples é instalar em uma das partições-padrão de 30 GiB – mas, qual?

A mais “dispensável” que vejo, no momento, é “Linux5” – onde está o KDE Neon. – É triste, mas, fazer o quê.

1 curtida

Tá começando a ficar melhorzinho.

1 curtida

Uptime 5 dias e 8 horas – desde minha última atualização geral, na Terça (23).

Chegou a hora de nova atualização geral das distros, e aproveitei que ná estava no (novo) PCLinuxOS, para começar por ele:

Agora, reiniciar e atualizar as outras distros.

1 curtida

Resumo da ópera, até o momento:

1 - A instalação antiga, continua funcionando perfeitamente – com KDE Plasma 5 e Synaptic:

2 - A nova instalação também está funcionando perfeitamente – com KDE Plasma 6 e o DNF 5:

Até agora, usando o Repositório NLUUG – cuja velocidade de download para o Brasil é bem inferior à do espelho da UFPR. – Porém, as configurações de “source” estão espalhadas entre:

• /etc/apt/sources.list
  • /etc/repo.d/default.repo

… e também tem umas coisinhas em /etc/dnf/dnf.conf:

Prefiro não tentar mexer nesse emaranhado, por enquanto – pois o incêndio do antigo servidor deixou tudo meio “des-documentado”. – A velocidade de download desde o NLUUG não está tão ruim, que precise arrancar os cabelos.

E principalmente – a nova instalação está ótima. – Já usei por quase 1 semana, mês passado – e vou experimentar durante +1 semana, agora.

2 curtidas