Como liberar espaço na partição / Root

Boa tarde pessoal, eu estou precisando de ajuda para liberar mais espaço na partição / root eu montei com 40 GB, eu usava o Fedora 35, atualizei para o Fedora 36, sempre fica aparecendo a mensagem informando que o espaço é insuficiente. Eu quero saber por favor quais arquivos, pastas eu posso excluir para liberar mais espaço no /.

Oi, pode até parecer bobo falando assim, mas geralmente é só apagar arquivos mesmo.

Quais? Bom, aí depende um pouco. Você pode usar o analisador de uso de disco aí, clicar na unidade “Fedora” que tem o / e tentar identificar quais pastas ou arquivos estão usando muito espaço.

Se forem arquivos de log por exemplo, você pode apagar todos. Se quiser, manda um print do analisador de uso de disco com a varredura da raiz do sistema pra gente te ajudar a identificar os culpados :slight_smile:

3 curtidas

Tente este comando, como root (su):

dnf clean packages

2 curtidas

Experimente limpar arquivos de cache.

sudo dnf clean all

Saber mais.


4 curtidas

Recomendo utilizar o Stacer, um programa que ajuda a limpar arquivos desnecessários do sistema, como cache de aplicativos na /home, cache de pacotes instalados pelo gerenciador de pacotes (no seu caso, o DNF), logs, etc…

Estou vendo que você usa snaps. Geralmente snaps e flatpaks ocupam mais espaço em disco que programas distribuídos no formato convencional. Como você tem pouco espaço disponível, eu sugiro desinstalar os snaps e flatpaks, ou usar o mínimo possível de programas nesses formatos.

Desinstalar programas que não usa também vai ajudar.

2 curtidas

aí volto no que sempre digo: nunca atualize distros que não são RR. os devs desenvolvem ferramentas, procedimentos etc e tal mas SEMPRE tem problemas. o correto é fazer uma instalação do zero. por isso fico apenas com LTS. só reinstalo a cada 2 anos e olhe lá…

@frc_kde eu seguir os comandos de script e o resultado foi esse:

dnf clean packages_

Obrigado!!!

@null eu seguir os script de comando e o resultado foi esse:

dnf clean all

Obrigado!!

1 curtida

@Thiago12 eu utilizei o Stacer e conseguir identificar:

Fiz a limpeza, liberou certa de 4.2 GB. Obrigado!!

Antes de procurar a ajudar no fórum, eu havia removido alguns programa no formato flatpak, deixei os que são necessários para o meu uso, porém com as atualizações, começa a ser alocado no / pelo que eu entendi, voltando a lotar.

1 curtida

Eu antes de procurar a ajuda no fórum fiz a exclusão de alguns arquivos e também fiz a remoção dos aplicativos flatpak que eu não utilizava com frequência, deixei apenas os necessários. Eu estou postando o print da tela do Analisado de uso do disco, eu já fiz os passos que o @frc_kde , @null, @Thiago12 me orientaram, se houver mais itens que posso excluir por favor me informe!!

var

lib

flatpak

repo

objects

usr

share

lib64

lib

opt

1 curtida

A Lixeira (Trash) pode ser totalmente esvaziada. – Só nisso, você liberaria 4,9 GiB.

A minha fica na /home (partição separada), e costumo esvaziar com frequência.

2 curtidas

No caso do Flatpak, use o comando a seguir para desinstalar pacotes que não estão em uso.

flatpak uninstall --unused

Alem disso certifique-se que tem pacotes que realmente precisa caso contrario considere remove-los.

  • Para listar as aplicações instaladas com o comando seguinte.
flatpak list --app
  • Caso deseje desinstalar alguma destas aplicações siga com o comando abaixo.
flatpak uninstall <APLICACAO>
1 curtida

Você removeu os pacotes não mais necessários após desinstalar o programa em questão? flatpak uninstall --unused
Outra coisa que você pode fazer é tirar os arquivos do diretório .var/app/ dos flatpaks deinstalados. Dessa forma, dá de ganhar uns megas

1 curtida

Muito bom, agora ficou bem mais claro :smiley:

Os arquivos dentro da pasta cache e temp dentro de /var podem ser apagados sem muito problema, acho que isso libera uns 9GB. Pode usar o Stacer, como o @frc_kde comentou se quiser, ou apagar manualmente.

Quanto aos flatpaks, duas coisas parecem estar influenciando.

  • Primeiramente, você parece estar instalando flatpaks systemwide, se você instalar para o seu usuário apenas, vai ocupar espaço na home, e não na raiz do sistema.

Nesse caso, algumas distros já vem configuradas para serem usadas apenas dessa forma, e parece não ser o caso do seu Fedora, tente instalar os flatpaks assim:

flatpak install --user com.spotify.Client

No comando acima, dando exemplo com o Spotify, mas a parte importante é o “–user” ali no meio.

Isso coloca o grosso dos arquivos em /home/&USER/.var/app/… ao invés de /var/lib/…

  • A segunda coisa em relação aos flatpaks é talvez limpar arquivos que você não esteja usando, como explicamos nesse outro tópico do fórum:

O comando em questão para limpar os não usados:

flatpak uninstall --unused

Boa sorte! :slight_smile:

3 curtidas

@JG22 eu seguir o comando! Obrigado!

1 curtida

@null eu seguir o comando! Obrigado!

@frc_kde a primeira vista eu também achei que seria liberado 4,9 GiB da Lixeira, mas no final da limpeza o programa informou que limpou 4,2 Gib, agora está tudo zerado por aqui!

Obrigado à Equipe do Diolinux e aos membros da comunidade que me ajudaram a resolver esse problema de falta de espaço na partição /. A SOLUÇÃO no meu caso foi seguir TODAS as DICAS dadas acima.

Resultado depois de liberar espaço no /

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.