Como instalar o Winrar no Linux?

Uso o Linux Mint 19.1 Cinnamon e ele vem com um “Gerenciador de arquivos compactados 3.28”, pelo que pode ver, é o que pode se chamar de um gerenciador mesmo e não um compactador, precisei compactar uma série de arquivos para enviar via e-mail, escolhi a extensão .zip e para minha surpresa o resultado final foi um arquivo compactado de maior tamanho que a somatória dos arquivos separados. :scream:

E olha que demorou um tempinho pra realizar essa tarefa de reunir os vários arquivos em um só e ainda aumentar o tamanho! :man_facepalming:

Uso dual boot e tive que recorrer ao Ruindows 10, nele utilizo o Winrar 5.71, isso sim é um compactador de arquivos e não um gerenciador… a compactação foi assustadora. :sunglasses:

Bom ,fui conferi no site do Winrar se existia uma versão para Linux e sim existe, até baixei (rarlinux-x64-5.7.1.tar.gz).

Agora que vem as dúvidas:

Primeiro como instalar?

Segundo, analisando as informações da tabela abaixo, o mesmo seria uma versão de testes de 30 dias e não possui interface gráfica (funcionando apenas via terminal), correto?

image

Em termos de compactação, 7zip é o melhor. Não use .rar, é um formato proprietário, ele é inconveniente para pessoas que não tem o WinRar instalado, e é inconveniente para usuários Linux.

Para habilitar o suporte ao 7zip basta instalar o pacote p7zip-full.

1 Curtida

@drakofrost, esse tal “Gerenciador de arquivos compactados 3.28”, que já vem instaldo no Linux Mint 19.1 Cinnamon, já possui está opção, seria o .7z, correto?

Está seria a melhor opção para Linux?

Sinceramente não gostei muito dele, achei bem lento e a barra de progresso no processo de compressão nem funciona, você pensa que tá congelado, ai do nada, a janela fecha e aparece o arquivo compactado.

O Winrar você consegui acompanhar o progresso do processo de compressão, em quantos % está, qual o tempo estimado para conclusão, qual o nome do arquivo está sendo processado no momento, tem opção de deletar os arquivos após compressão, etc…

Sim.

Esse gerenciador de compactação do Linux Mint é na verdade do Gnome, ele é bem simplista, o Ark do Plasma é muito superior.

1 Curtida

Seria esse então a melhor opção, roda no Mint 19.1 Cinnamon?

Não recomendo instalar o Ark no Linux Mint, a quantidade de dependências será bem grande e não sei se a integração irá funcionar. Aconselho experimentar o KDE neon.

Olhe as opções do Ark.

1 Curtida

Basicamente tem duas opções que o “Gerenciador de arquivos compactados do Gnome”, não tem, que seria a escolha do “método de compressão e de criptografia”, veja:

image

O Winrar tem uma infinidades de opções:

image

Como já foi dito, prefira compactar através do formato 7zip.

.

Entretanto é bom ter certeza que se sistema tem suporte ao formato rar (você pode não querer compactar nesse formato, mas outras pessoas infelizmente o fazem e uma hora ou outra você baixará um arquivo em .rar), então baixe o pacote unrar para que os gerenciadores de arquivos tenham suporte a esse formato.

1 Curtida

@rasolar, isso não é um problema, pelo menos com o “Gerenciador de arquivos compactados do Gnome” no Linux Mint 19.1 Cinnamon, ele acessa arquivos .rar sem maiores problemas… não precisei instalar nenhum pacote adicional.

1 Curtida

O pacote que habilita o suporte a arquivos .rar no Linux é o unrar, ele é proprietário e muitas pessoas não gostam de utilizá-lo, é até mesmo problemático instalá-lo em algumas distros.

2 Curtidas

Concordo com o @drakofrost, é muito mais indicado usar .7z ou .zip ao invés de .rar. Porém se os arquivos que tu pretende compactar forem para o teu próprio uso não vejo muito problema em usar .rar.

Mas além de tudo isso, o Winrar também compacta em .zip, e acho que .7z também, então não vejo nenhum motivo para não usá-lo.

EDIT: Quanto a como instalar o Winrar, eu nunca tentei, mas hoje mais tarde vou tentar e qualquer coisa posto aqui.

2 Curtidas

O que você chama de suporte a arquivos .rar, “acessar e compactar” arquivos nesse formato?
Pois como mencionei em um post acima, acessar arquivos .rar não é um problema, ele acessa, o do Ark não acessa?

Acesso com ele até arquivos .rar criptografados!

Sim.

Esse pacote não vem instalado por padrão no Linux Mint, e em nenhuma outra distro, no Linux Mint ele faz parte do pacote de codecs.

2 Curtidas