Como instalar o Winrar no Linux?

Não conheco nenhum compactador ou descompactador pra Linux/macOS que tenha interface gráfica, todos são usáveis somente via linha de comando, e é aí que entra o “gerenciador de arquivos compactados do gnome”, ark, engrampa…

Pra vc compactar em rar no linux vc tem que instalar o rar (provavelmente tem no repositório da sua distro), imagino que dali os gerenciadores vão se virar, do contrário é só via terminal.
E não, ele não dura só trinta dias, ele é freeware com limitações (algo assim)

Eu estive vendo o tópico, até agradeço, a comunidade, por ajudar a entender melhor, eu também tava com esse problema, eu preciso do WinRAR no Ubuntu, para abrir uns arquivos .rar que uso. Eu tentei indo diretamente no site deles, baixei até, o arquivo .tar.gz de lá, mas eu não entendo de usar aplicativos assim. Na verdade, muitos aplicativos assim, até mesmo próprio pra Linux, eu tive dificuldade com esse tar.gz. Pelo que ví, tem um tal de codec unrar e um rar que vocês falaram. Eu não entendi muito bem, mas acredito que sejam estes da imagem abaixo:

Eu estou certo? Queria que alguém explicasse como usar isso.

Baixe do repositório da distro e não do site winrar

Ubuntu

sudo apt install unrar

O RAR/UnRAR de Linux é um aplicativo de linha de comando, logo não vai ser a coisa mais amigável do mundo.

A recomendação do @swatquest é o mais adequado. Depois de instalar o unrar pelo apt, a maioria dos aplicativos gráficos vai conseguir extrair arquivos RAR usando ele por “debaixo do capô”, sem você ter que mexer no terminal.

Se preferir o rar “oficial”, você deve extraí-lo em uma pasta, colocar o arquivo RAR a ser extraído junto deles, abrir um terminal na pasta e rodar:

./unrar -x arquivo.rar

Se quer apenas o formato .rar, basta digitar no terminal

sudo apt install unrar