Como instalar o Wine no Linux Mint Xfce 20.2?

Quero o poker stars.
Não consegui quando tentei no PlayOnLinux.

Mensagem de erro ao tentar instalar:

Error in POL_Wine
Wine parece ter deixado de funcionar

Se seu programa está sendo executado, apenas ignore esta mensagem.

Segunda tela de erro ao tentar instalar o poker stars.

Error in main
Error while installing. Downloaded file not found.

Esse “erro” se dá porque o repositório está com um nome que o apt não reconhece, as listas de repositório devem ter extensão “.list” e esse aí tá escrito “.list.save.2”

O que fazer então friend?

Já tentou usar o Bottles?

Não conheço este programa.
Como funciona?

Comecei o processo de instalação.
Olha o resultado …

flatpak já é a versão mais recente (1.6.5-0ubuntu0.4).
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
N: A ignorar o ficheiro 'additional-repositories.list.save.1' no directório '/etc/apt/sources.list.d/' porque tem uma extensão inválida no nome do ficheiro
N: A ignorar o ficheiro 'additional-repositories.list.save.2' no directório '/etc/apt/sources.list.d/' porque tem uma extensão inválida no nome do ficheiro
N: A ignorar o ficheiro 'additional-repositories.listsudo apt update' no directório '/etc/apt/sources.list.d/' porque tem uma extensão inválida no nome do ficheiro

Então, você pode instalá-lo pela loja Linux Mint, só buscar por Bottles.

Ou por comando:

flatpak install flathub com.usebottles.bottles -y

Então, ele é como o Lutris. É uma interface gráfica para gerir o Wine e outros recursos (Proton, DXVK, etc., essa galera que faz rodar programas de Windows no Linux.)

Bem, procure por artigos sobre ele e vídeos no Youtube, tem até um vídeo do Diolinux falado sobre: Mais PRIVADO que Signal e Telegram? Nova Interface para o Wine? - Diolinux App Showcase #6 - YouTube

Em geral, bastar abrir o executável com ele e fazer “rodar”, aqui outro vídeo mostrando isso: Easily run Windows software on Linux with Bottles - YouTube

A instalação aparenta ter dado certo.
Como executar o programa, no caso o Poker Stars?
E obrigado pela dica!

Então:

• abra o Bottles

• irá aparecer uma tela de início, dê “next, next e install”, e aguarde terminar
    Screenshot_20220201_191824

• clique no botão de + ou em criar um novo bottle para criar um bottle (container), escolha o tipo, dê um nome e aguarde terminar.
    Screenshot_20220201_192549
    Screenshot_20220201_192559

• terminado você irá clicar em executar e escolher o instalador do programa que quer.

• é só prosseguir com a instalação como no Windows, no meu caso instalei o AIMP.

• Os arquivos ficam em /home/SEU-USUARIO/.var/app/com.usebottles.bottles/data/bottles/bottles/NOME-QUE-VOCÊ-DEU/drive_c/.

Então, no meu caso, o AIMP ficou instalado dentro dessa pasta:

É só escolher o executável com o botão executar novamente e rodar o programa, que no meu caso é o AIMP.exe:

Funciona normalmente!

Obrigado por pela dica minuciosa.
Mas neste caso, o executável do programa precisa estar no meu pc, certo?
Como quero instalar o Poker Stars, não consegui e não sei como obter o arquivo.
Se puder me dar mais esta ajuda.
Obrigado!

O instalador está aqui. Está zipado, precisa extraí-lo.

Se houver algum mensagem de “Cuidado! arquivo malicioso.” fique tranquilo que isso é normal com arquivos .exe, enfim, basta instalar com o Bottles. Funcionou aqui pra mim!

Partiu jogar um Poker? hahaha #sqnunca

Consegui extrair e começar a instalação.
Mas não concluiu, travou antes disto.
Acho que o processador do meu pc é fraco.
AMD C-50 Processor
total usada livre compart. buff/cache disponível
Mem.: 3532 1097 743 108 1691 2087

Isto tem haver?