Como instalar o Ubunto em uma máquina com tecnologia RST

Olá!

Adquiri uma máquina Acer Predator, com o SO Endless. Depois de algum tempo de uso, não me adaptei com esse sistema. Então decidi trocar para o SO Ubunto, na qual estou mais familiarizado. Quando tentei fazer a instalação, esbarrei na Intel Rapid Storage Technology ( RST ) .
Se alguém puder me auxiliar na troca do SO sem desativar a RST, ficarei eternamente grato.

Obrigado!

Olá Marceloea, bem vindo ao fórum e a comunidade.

Bem, RST não é útil a não ser que esteja em RAID ou com algum armazenamento PCIe no PC/notebook, entretanto não é algo que faça grande diferença ao utilizar o sistema, você pode usar o computador em AHCi sem problemas.

Intel RST Ubuntu 20.04 - Linux - Diolinux Plus de uma olhada nesse tópico, talvez algo ali te ajude.

Muito Obrigado!

Fiz a alteração para AHCi, e fiz a instalação do Ubunto limpando o HD do outro SO. Mas quando retornei para RST para reconhecer o segundo HD, abriu as linhas de comando (initransf). a partir desse ponto não sei o que fazer para o ubunto reconhecer segundo HD.
Como faço para o Ubunto reconhecer o segundo HD e deixar ele padrão para a instalação dos outros programas.

Até onde sei, o Ubuntu* não funciona com o RST habilitado. Tive que caçar internet afora como desabilitar essa “praga” para poder instalar o Mint no laptop do meu pai…
Uma pergunta: você está a utilizar o laptop com 2 discos, tipo um SSD (para o ./) e um HD (para a home)?

:lizard:

Olá!

Sim, estou utilizando um computador com dois discos um SSD e outro HD. Mas com a instalação do Ubunto tanto o ‘’ quanto o ‘home’ estão no SSD.

Bom, como foi dito anteriormente, o Ubuntu* não tem suporte ao RST. Para melhor proveito dos dois discos, eu recomendo fortemente instalar a partição ./ No SSD e a Home no HDD.

:lizard:

Não precisa retornar para RST. Na verdade, nem pode.

Deixa eu entender.
O Ubuntu carrega normalmente, mas você não consegue ver o outro disco. É isso ?

Muito Obrigado pela ajuda!