Como instalar o Reaper no Linux

Você conhece o Reaper? O Reaper é um software de produção de áudio bastante conhecido no Windows, mas que também funciona no Linux, antigamente você poderia utilizar o Reaper via WINE sem maiores complicações, porém há algum tempo, eles lançaram uma versão nativa de Linux, que ainda são experimentais e não possuem suporte oficial.

Uma coisa interessante no Reaper, é a compatibilidade que o programa possui, pois ele possui suporte do Windows XP ao 10, e mantém versões de 32 e 64 bits, além de ARM e Raspberry Pi para Linux.

Agora que você já conhece um pouco do programa, vamos a instalação. Para baixar o Reaper basta clicar neste link e escolher a versão desejada. No meu caso, a versão Linux x86_64. Você irá baixar um arquivo .tar.xz mas não precisa ter medo, caso você queira entender o funcionamento desses arquivos, esse vídeo do canal Diolinux pode ajudar. Extraia esse arquivo, e dentro da pasta extraída você encontrará um script que se chama install-reaper.sh, basta executar esse script no terminal. Para isso, abra a pasta onde estão os arquivos no seu terminal e logo após execute estes comandos

sudo chmod +x install-reaper.sh

sudo ./install-reaper.sh

Agora é a parte que se torna um pouco difícil para a instalação, mas basta seguir as instruções que a tela do terminal passa. O comando “V” abre o arquivo readme-linux.txt para que o usuário possa ler. O comando “R” de Run, vai executar o software a partir da pasta que você baixou. O Comando A, vai adicionar a integração ao menu, rodando o programa a partir de Downloads. Para instalar, Basta digitar a Letra “i” maiúscula nesta tela:

Nessa próxima tela, basta selecionar 1, para instalar o programa em /OPT, caso você queira entender a organização das pastas no linux, este vídeo pode te ajudar. Aparecerá mais uma tela agora, perguntando se você quer integrar o Reaper com o sistema, deixando atalhos no menu, e ligando os arquivos do reaper ao software, nesse caso, basta digitar “Y” três vezes seguidas.

Logo após, o reaper já estará instalado em seu sistema, embora seja um software pago, pode ser utilizado gratuitamente com algumas limitações, basta clicar em still evaluating.

Caso ele apareça uma mensagem de erro com o JACK, você pode selecionar o dispositivo de áudio e alterá-lo para o pulseaudio.

Você já conhecia o Reaper? Pretende utilizá-lo? Deixe nos comentários e até a próxima notícia, dica ou tutorial!