Como instalar o BeOS no Virtualbox

é altamente recomendado que você veja este outro tópico antes de fazer a instalação do BeOS, pois esse tópico é uma continuação direta deste outro tópico aqui tópico de configuração do Virtualbox para a instalação do BeOS, agora veremos como instalar o BeOS no Virtualbox.


  1. Download das ISOs
    Para instalar o sistema operacional, obviamente você precisa da ISOs dele, então eu vou disponibilizar as ISOs (são duas ISOs) da versão BeOS 5 Personal Edition, que foi lançada em 2000 de forma gratuita:

    Download ISO01 BeOS (via Mega)
    Download ISO02 BeOS (via Mega)


  1. ISO de boot (ISO01)
    A primeira ISO do BeOS ao ser inserida na máquina virtual irá bootar e exibir esta tela:

Captura de tela de 2020-10-21 12-15-46

Durante ela você pode apertar espaço para ter acesso a um menu de configurações do boot loader:

Vou descrever as três opções, a primeira (Select new boot volume) é ligada a forma de boot, a segunda (Select safe mode options) é ligada as opções do modo safe mode (modo de segurança), já a última (Select fail-safe video mode) opção é ligada ao modo de video, com você podendo escolher diversas resoluções

Clique com enter na primeira opção, a “Select new boot volume”:

Assim que você clicar, um novo sub-menu ira aparecer:

Selecione com enter a opção “Boot from CD-ROM” para configurarmos o CD-ROM como principal meio de boot (pelo menos durante a instalação):

Advertencia: caso não selecione a opção “Boot from CD-ROM”, ao voltar para a tela inicial e o carregamento da mesma for concluida aparecerá um erro dizendo que nenhum meio de boot foi achado!

Pressione esc para sair desse menu, e depois pressione esc novamente para voltar a tela inicial.
Captura de tela de 2020-10-21 12-15-46

Espere o carregamento, e em poucos segundos uma mensagem irá aparecer no centro da tela:

Basicamente essa mensagem está pedindo para que seja inserido o CD de instalação do BeOS

Agora retire a primeira ISO do BeOS e insira a segunda (ISO02)


  1. ISO de instalação (ISO02)

Após um breve momento de carregamento você se virá de frente aos Termos de Serviço do BeOS:
Captura de tela de 2020-10-21 14-32-09

Bug apresentado: durante a instalação o cursor do mouse pode ficar preso no canto superior esquerdo da tela, e não ser mais utilizavel! Caso isso aconteça use as teclas TAB e Espaço para completar a instalação, e após a instalação ser concluida você pode resolver o problema indo no gerenciador de tarefas do BeOS (pressionando ctrl alt del) e reiniciando o processo “media server”.
Fontes:
Mouse does not work on BeOS installed in Virtualbox - #2 by scott_puopolo18 - Be, Inc. - Haiku Community
Installing BeOS R5 in VirtualBox

Aceite os termos de serviço clicando com o botão do mouse ou utilizando enter no botão “Agree”:

Na próxima tela você terá que configurar onde o BeOS será instalado:
Captura de tela de 2020-10-21 14-36-14

Na maioria das vezes você tera que criar uma partição para o BeOS ser instalado, para fazer isso a partir do instalador, clique em “More Options”:

Após clicar em “More Options” você terá um pequeno Submenu:
Captura de tela de 2020-10-21 15-45-44

Nesse pequeno submenu clique em “Setup partitions”:

E após ter clicado, se abrirá um programa de particionamento de discos:
Captura de tela de 2020-10-21 15-53-26

Escolha o disco no qual o sistema operacional será instalado. No meu caso é o /dev/disk/ide/ata/0:

Após ter escolhido o disco, clique em “Setup”:

Assim que você clicar em setup uma pequena janela com duas opções irá aparecer, “Format” e “Partition” clique em partition, e irão aparecer duas opções “intel” e “apple” você pode escolher qualquer uma das duas, só que nesse tutorial, eu optei pela “Apple” por ser mais fácil de configurar no instalador do BeOS, mas eu vou resumir a configuração das partições para algo que se possa fazer tanto no formato “Intel” quando no “Apple”, crie um partição que ocupe todo o disco virtual e clique no botão “ok” para aplicar as mudanças tanto no formato “Intel” quanto no “Apple”.

Após feita toda a configuração do HD que será utilizado para a instalação do BeOS, saia do particionador, e volte para a tela inicial:
Captura de tela de 2020-10-21 16-28-53
Observe que agora é possivel instalar o BeOS.

Para instalar o BeOS no HD que acabamos de criar clique em “Begin”:

Após você ter clicado em “Begin” um aviso irá aparecer:
Captura de tela de 2020-10-21 16-35-51

Clique em “Initialize” para começar a configuração do HD:

Após ter clicado um Pop-up com algumas configurações a serem feitas irá aparecer:
Captura de tela de 2020-10-21 16-44-58

Clique na opção File System Block Size e escolha a opção 2048:

Captura de tela de 2020-10-21 16-49-18

Captura de tela de 2020-10-21 16-49-45

Na opção “Volume Name”, logo abaixo da “File System Block Size”, você pode colocar qualquer nome, eu por exemplo coloquei “Lo Wang”:

Agora já nessa nova janela clique em “Initialize”:

Assim que você clicar em “Initialize” outro pop-up de aviso aparecerá, clique em “Initialize” nesse pop-up para começar a instalação do BeOS:

Leva poucos minutos para a instalação do BeOS se concluir, mas ainda vão aparecer alguns pop-ups para confirmar no final da instalação.

Esse pop-up é relacionado ao boot manager do BeOS:
Captura de tela de 2020-10-21 17-41-07

Ele está perguntando se você deseja instalar o boot manager do BeOS

Clique em “Yes” para instalar o boot manager, pois apesar de não estarmos fazendo um dual-boot, para dar boot no BeOS é necessario esse boot manager:

Ele vai pedir outra confirmação e tambem vai pedir o lugar onde você quer instalar o boot manager, e você escolhe o mesmo HD em que instalou o BeOS… (esqueci de tirar screenshot dessa parte)


  1. Deixando o BeOS com cores
    Nas screenshots que vocês viram, que eu estava usando o BeOS em preto e branco, para deixar o sistema operacional em cores, aperte espaço na hora do boot em que o BeOS está carregando. Após você fazer isso, uma tela de configurações do boot vai aparecer:

Selecione a ultima opção da lista a “Select fail-safe video mode”:

Vai se abrir um menu com diversas opções de resoluções e bits de tela:

Para deixar o BeOS em cores escolha qualquer resolução com um x16 ou um x15 ao final.


  1. Fontes:
    Installing BeOS R5 in VirtualBox
    Install & Configure BeOS R5.1d Using Oracle VirtualBox – Socket 3
    Overview | Build your own BeBox and run BeOS using Virtualbox | Adafruit Learning System
    Mouse does not work on BeOS installed in Virtualbox - Be, Inc. - Haiku Community

  1. Agradecimentos:

  1. Mais conteudo sobre o BeOS em português:
7 curtidas

Excelente! Por mais conteúdo como esse.

:clap:t2: :clap:t2:

2 curtidas

Muito interessante. Lembro de ter visto uns poucos computadores com BeOS instalados ainda na faculdade em 2000. Vou ver se agora me animo a instalar aqui!

1 curtida

Tem o outro tópico de configurações para instalar o BeOS

Eles eram BeBOXes? ou eram PCs comuns com BeOS instalado?

Vou avisar que o BeOS não fica 100% na máquina virtual não, por exemplo, eu não consigo reiniciar o sistema kkk, sempre dá um erro na hora do negócio dar boot

Parabéns um\ vez mais.

1 curtida

Sempre me empenho demais nesses tópicos kk
O ruim é que quase nunca tem um retorno, os meus tópicos mais famosos são aqueles de humor

2 curtidas

Esse tá indo bem!

1 curtida

meu primeiro tópico sobre o BeOS não foi tão bem assim, e os sobre Windows CE nem se fala kk

1 curtida

Os de WindowsCE eu li, bem legal… mas não se abale, tem um ou dois meus que ficaram sem resolução até hoje!

1 curtida

Esse foi o tópico que mais me deu trabalho, lidar com o BeOS na máquina virtual é um saco, muitos problemas kkk

1 curtida

Sabe esse é o primeiro fórum em que eu produzo conteudo mesmo

1 curtida

Você tem potencial como criador de conteúdo, vê-se que é desejoso de aprender e ensinar as coisas, isso é bom.

2 curtidas

Acho que sim, talvez se eu me empenhar em arrumar uma máquina melhor e aprender a editar videos

1 curtida

PC’s comuns. Maquina de laboratório de faculdade nos anos 2000

2 curtidas

Além disso não deu para entregar o máximo possivel nesse tutorial, teve muitos problemas na hora de criar a partição, e por isso não tem screenshots dessa parte, gosto sempre de fazer algo fácil para as pessoas entenderem, acho que até facilito demais kk

1 curtida

huuum, te respondendo com relação ao BeOS na VM, é muito problemático

1 curtida

problemas com o mouse, particionamento dá erro, o sistema operacional as vezes não reconhece o teclado kkk
infinitas loucuras

Para falar a verdade tenho muito que agradecer ao DIolinux Plus, esse é o primeiro fórum em que eu sinto que estou contribuindo em algo

1 curtida

Toda vez que a instalação dava errado aqui, era sempre necessário fechar a VM, ir em configurações, Armazenamento > IDE e remover o disco02, e colocar o disco01 para dar boot, e aí sim colocar o disco02. Sim isso pode ser feito com atalhos na parte superior do Virtualbox, só que via esses atalhos o negócio quase nunca funcionava, principalmente a parte de inserir a iso02, eu inseria pelos atalhos na parte superior e tinha que rezar pra dar certo kk