Configurando o Virtualbox para a instalação do BeOS

Este tópico será somente para mostrar as configurações para instalar o BeOS no VirtualBox, não é um tutorial de instalação do sistema operacional no VIrtualBox, depois eu irei fazer e postar aqui no Diolinux Plus o tutorial de instalação!


  • Configuração inicial da Máquina Virtual

Já na interface inicial do Virtualbox clique no botão “Novo” para criar uma nova máquina virtual;

Captura de tela de 2020-10-19 16-52-47


Nas opções de “Tipo do Sistema operacional” e “Versão” marque respectivamente as opções “Other” e “Other/Unknown”;

Captura de tela de 2020-10-19 16-58-58


Na próxima etapa ligada a quantidade de memória RAM existe uma observação a ser feita, que é, não colocar a memória RAM acima de 700mb, já que acima dessa quantidade o BeOS crasha na instalação;

Captura de tela de 2020-10-19 17-06-35


Com relação ao tamanho do disco rígido, 2GB já é o suficiente para o BeOS, sendo que após a instalação o BeOS ocupa uns 300~400mb.


  • Configurações finais da Máquina Virtual

Limite a quantidade de processadores da máquina virtual na seção “Sistema” e dentro da subseção “Processador” para um (Caso coloque mais de um o BeOS crasha);

Captura de tela de 2020-10-19 17-18-48


Na seção “Sistema” na subseção “Aceleração” e desative o VT-x/AMD-V;


Ainda na seção “Sistema” mas desta vez na subseção “Placa-Mãe” veja se as opções “Habilitar I/O APIC e Habilitar EFI” estão desabilitadas;

Captura de tela de 2020-10-19 19-01-05


Continuando na subseção “Placa-Mãe” veja se o Chipset está na opção PIIX3;

Captura de tela de 2020-10-19 19-04-15


Na seção “Monitor” e dentro da Subseção “Tela” defina o valor da memória de video para 32mb;

Captura de tela de 2020-10-19 23-04-44


Continuando nessa subseção veja se as seguintes opções “Habilitar Aceleração 3D e Habilitar Aceleração de vídeo 2D” estão desativadas;

Captura de tela de 2020-10-19 19-09-26


Agora indo para a seção, “Áudio” coloque o Controlador de Aúdio como “Soundblaster 16”;


Indo para a seção “Armazenamento” veja se a controladora IDE está com o PIIX3 selecionado;

Captura de tela de 2020-10-19 19-19-57


Fontes:
http://web.ncf.ca/au829/WeekendReports/20130309.html

Obrigado por ler até aqui!

6 curtidas

Ótimo tutorial, e bem direto ao ponto, meus parabéns, e obrigado por investir seu valioso tempo neste fórum, porem, me restou uma dúvida, por que a memória de vídeo tem que ser definida para exatos 30mb ? Acho que vale a pena uma edição para explicar :wink:

1 curtida

Parabéns, tudo bem detalhado.

1 curtida

Esse foi o tópico que mais me deu trabalho, acho que valeu a pena!

1 curtida

Cara acabei de lançar a parte 2 do tópico que é instalando o BeOS mesmo!

1 curtida