Como instalar Docker no Ubuntu Server - Guia Rápido

Instalar Docker no Ubuntu Server é quase uma obrigatoriedade para fazer deploy de várias aplicações e plataformas atualmente, então vai aqui um guia rápido e direto ao ponto sobre como fazer isso, para que eu mesmo possa voltar e consultar sempre que eu esquecer de algum detalhe.

Lembrando que o Ubuntu Server permite a instalação do Docker diretamente do seu instalador, e aquela pode ser uma opção também.

O primeiro passo é atualizar a lista de repositórios:

sudo apt update

Caso existam atualizações, opcionalmente você pode querer instalar elas:

sudo apt upgrade

Docker e Docker Compose

Com muita frequência você vai usar os dois, podemos instalar ambos com um único comando assim:

sudo apt install docker.io docker-compose

Adicionando o seu usuário ao grupo Docker

Se você usa o servidor em modo root, esse passo não é necessário, mas se usar um usuário normal (uma configuração válida para o Ubuntu de Desktop também), pode ser necessário fazer essa modificação, caso contrário, sempre será necessário rodar os comandos do Docker com o “sudo”.

sudo usermod -aG docker $USER

Caso você queira adicionar um usuário específico, e não o seu próprio logado ao grupo, basta substituir a variável $USER pelo nome do usuário desejado:

sudo usermod -aG docker username

Verificação de boot

Geralmente o processo de instalação vai tomar conta disso, mas é natural querer que os seus containers subam com o sistema, e você pode garantir que isso está ocorrendo verificando o status pelo Systemd:

sudo systemctl status docker

Ele deve exibir que o processo está ativo.

E é isso, agora é só trabalhar com o seus containers favoritos! :slight_smile:

PS:

Esse Docker vem diretamente dos repositórios da Canonical, o que pode ser bom o suficiente para muita gente, mas caso seja necessário instalar usando os pacotes direto do repositório do Docker oficial, este guia pode ser usado.

10 curtidas

Que bom Dr. Quero aprender rodar o firefox , safari em api sem estar naquele sistema pela porta
Deus o abencoe!