Como instalar distro atual com um Kernel antigo

Olá galera! A minha dúvida é a seguinte: Como eu instalo uma distro atual com um Kernel antigo? No caso o Kernel que quero é o 3.2.
Para quem quer saber porque desejo fazer isso, é porque tenho um notebook que não consigo instalar distro nenhuma e pela pesquisa que fiz, o Linux Mint13 que vinha com esse Kernel, conseguia rodar nesse notebook. O notebook é um CCE intel atom inside 1.86GHz e eu não sou o único com esse problemas. Já tentei várias distros e as que abrem para inicializar a instalação, travam ou desligam o pc logo que clico para inicializar. Tentei tudo que é tipo do Ubuntu, Debian, Linux Lite, Torion, etc.

2 curtidas

Tente instalar o Raspbian x86 ou Puppy Linux, vale a pena tentar.

2 curtidas

As distribuições filhas do Mandriva são um monstro no que diz respeito à detecção de hardware, até tinham algum suporte para placas de vídeo SiS para você ter uma ideia.

Vá testando as versões do Mageia. Comece com a última versão – a 7.1 na época da publicação desta mensagem – e vá testando as versões mais antigas (vá pulando uma versão para você não ter que testar muitas). Resumindo, sugiro que você teste na seguinte ordem:

  1. Mageia 7
  2. Mageia 5
  3. Mageia 3
  4. Acho que não vale a pena seguir mais adiante (ou mais para “trás”…), o Mageia 3 já deveria ser o suficiente para testar qualquer distribuição mais antiga.

Por ser um computador mais antigo, naturalmente que é melhor você preferir a imagem Live com Xfce quando essa opção estiver disponível.

4 curtidas

Faça um teste com OpenSuse e Solus

3 curtidas

https://downloads.raspberrypi.org/rpd_x86_latest.torrent
https://downloads.raspberrypi.org/rpd_x86_latest
http://puppylinux.com/

Tente e seja feliz.

3 curtidas

Cara, eu tive exatamente esse problema, com exatamente esse processador, exatamente dessa marca CCE e fiz um post quase exatamente igual ao seu :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

Eu estava pra desistir, também não conseguia instalar nenhuma distro nele, além do Windows 10/8. O pessoal aqui me ajudou dando dicas de algumas distribuições pra usar, tentei várias mas só algumas tive sucesso.

Consegui com o Raspbian X86, porém tive problemas de falta de reconhecimento de driver de som, bluetooth e não conseguia manipular o brilho da tela.

Agora estou usando o MXLinux e estou incrivelmente surpreendido, além de funcionar absolutamente tudo, o desempenho dele está inacreditável… No Windows e mal conseguia abrir o navegador e agora consigo NUMA BOA abrir o firefox com umas 5 abas, libreoffice, terminal, telegram, e mais algumas coisinhas SIMULTANEAMENTE sem problemas.

PS: Uma dica: procure noa BIOS para inicializar no sem o “securety boot” e verifique se ele exige o desbloqueio do “bitloker” pois isso criptografa todo seu HD e talvez isso tbm não permita fazer a instalação das distros.

5 curtidas

Por isso eu recomendei à ele, :rofl:rsrsrs, são essas distros vocacionadas a esse tipo de hardware que salvam tudo no final. Não adianta pensar nas distros populares para todos os propósitos. São distros como a que indiquei para você que tem o propósito de “ressuscitar” hardware antigo e limitado, portanto tem um poder de varredura e detecção de hardware muito grande para cumprir o propósito ao qual se destinam.

3 curtidas

Cheguei agora de São Paulo capital onde fui comprar uns teclados para dois notebooks. Vou tentar o Raspbian e se não der certo, o Puppy Linux. Estou pessimista pois tentei tanta coisa e não funcionou. Mas vou tentar esses.

1 curtida

Eu vi o seu post. Foi ele mesmo que me inspirou a tentar mais uma vez a instalar Linux nesse notebook que falei. Eu uso ele pouco, porque tenho dois outros notebooks. Mas vou tentar. Valeu!

1 curtida

Ainda sim, se não der certo, tem as outras distros sugeridas no tópico do @lucianopp como o MX Linux. Não desista ainda.

2 curtidas

É só compilar… (porcaria de 20 caracteres)

2 curtidas

Recomendo o kernel 3.16.78 que é o mais atualizado desses kernels antigos

2 curtidas

Eu ainda preciso aprender a copilar. Eu não posso copilar o Kernel com a distro já instalada de maneira a trocar justamente porque eu não consigo instalar distro nenhuma. Então vou ter que copilar na instalação. É possivel isso com um Debian? Que eu saiba fazem isso na instalação do Gentoo, mas o fode do Gentoo é que não só isso que tem que copilar, sendo uma baita instalação complicada. Eu quero realmente instalar o Gentoo, mas antes eu queria achar uma solução menos complicada. Vou tentar as distros sugeridas pelos parceiros acima.

2 curtidas

Só relembrando, dá uma olhada em relação ao “bitlocker” que o windows faz, tenho quase certeza que é isso que impede a instalação das distros, pq a unica distro que passou da etapa de boot e começou a instalar foi o MX linux, na instalação em modo texto eu vi que ele tomava 100% de erro de leitura em todas as etapas, então voltei ao windows fiquei futucando e numa dessas mudanças eu li sobre essa cosia de bitlocker que criptografava o hd todo e desativei.

Mas depois disso eu não tentei de novo o MX e sim o Raspbian, que funcionou, mas não sei se por causa das mudanças… Mas de qq forma eu aproveitei que funcionou e fiz uma formatação limpa 100% do HD pra varrer qq coisa relacionada a microsoft, então depois tentei novamente o MX linux e foi.

3 curtidas

Vá nos atualizando quanto ao seu progresso, já que isso também poderá auxiliar outros usuários.

2 curtidas

Vou sim, Tiago. Deixei pela manhã antes de sair para o trabalho o pc baixando o Raspibian. Também baixei o Ubuntu minimal para testar se inicia a instalação. Só não comecei ainda porque estava trabalhando. Mas vou tentando as sugestões que vocÊs deram e outras. Vou deixar aqui os resultados. Talvez eu até faça um video no youtube. Valeu!

2 curtidas

Esse notebook CCE intel atom inside 186Ghz, ao instalar o windows 7 nele, eu nem preciso instalar drive de rede, que o wifi já pega automaticamente. Nele consegui instalar também o windows 8 e 10. Mas drive de rede já preciso instalar. A resolução com o 8 e 10 fica bugada. Ao instalar o drive de video original dele no 8 e no 10, resolve o problema da resolução travada em 680x460, mas o que eu ganho em troca é que o pc começa a desligar sozinho o tempo inteiro. Vou instalar o Linux nele mais pelo desafio de instalar Linux nele. Mas assim que eu conseguir, eu vou vender essa merd… rsrs. Já tenho dois outros notebooks. Um velhinho, mas bom e bonito da STI intel Celeron que funciona bem um Debian LXDE, e um Dell i3.

1 curtida

Eu estou para estudar sobre o DKMS… Aparentemente ele extrai módulos do Kernel e compila também…
Eu tenho uma questão parecida com a sua e me deparei sem querer com esta ferramenta.

2 curtidas

Vamos a um pouco dos meus resultados até aqui: Das distros indicadas pelos parceiros, tentei o Mageia última versão e o MX Linux última versão. Ocorreu o mesmo problema de aparecer a tela inicial de instalação, mas não sair disso. No primeiro trava e fica uma tela cinza quando vou começar a instalação e no segundo desliga também quando vou começar a instalação. O raspibian baixei, mas ele vem como raspibian.img e não .iso. Eu até consegui gravar ele no pendrive com o etcher, mas o pc não reconhece. Sempre ocorre isso quando eu tentei instalar distros que não vem como .iso. Sobre o tema do bitlocker, pelo que entendi é uma criptogração que o W10 faz no HD. Mas eu não tinha windows 10 instalado nesse notebook. Tinha o 7 e eu formatei o HD zerando ele para não deixar nenhum vestígio de algo que pudesse atrapalhar a instalação. Então não acredito que seja esse o problema. O meu hardware também não é exatamente o mesmo do Luciano que é um positivo 1.33ghz. Também eu não tenho o problema dele de dar boot no pendrive. Todos os que gravei como .iso, eu consigo dar boot sem problemas. O problema é conseguir instalar uma distro depois que aparece a tela inicial de instalação. Meu hardware é exatamente o mesmo do elmagogabriel (CCE intel atom 1.84Ghz) que postou no grupo sobre o mesmo problema, colocou o post como resolvido e que era instalar o Kernel 3.2, mas ele não diz exatamente como faz isso sem instalar o kernel do zero com uma distro que dá essa possibilidade na instalação como gentoo ou instalando uma distro antiga que já vinha com ele. Agora nesse exato momento eu estou instalando Ubuntu minimal. Esse foi o único que consegui passar da tela inicial de instalação e até agora esta indo adiante a instalação. Depois passo mais os resultados das minhas tentativas de instalar o Linux nesse hardware maldito. rsrs. Valeu galera.

3 curtidas

Valeu, Miura. Depois dou uma pesquisada sobre essa ferramenta que tu fala.

2 curtidas