Como fazer um servidor Nextcloud (Dropbox like) com o Ubuntu Server - Tutorial

Sim estão, inclusive o IP Público é igual em ambos (segundo o https://whatismyipaddress.com)

E é normal dar aquele erro no Nginx?

1 curtida

Neste caso, os três container criam uma espécie de rede interna entre eles. E como você tentou subir com eles já em execução pode ter causado algum conflito do tipo.
Desde que o @Dio lançou o vídeo sobre o NextCloud Server que fui tentar fazer e consegui depois de algumas tentativas usando este método. Até hoje toda de boa no meu Ubuntu Server. E pra falar a verdade nunca tive este tipo de problema. Pode ter sido somente isso que te falei.

1 curtida

@vandga estou com o mesmo problema o que vc fez? eu consigo colocar o HD externo ele reconhece mas não está com acesso de gravação e escrita no HD e não sei mais o que fazer pode me ajudar?

@Dio se conseguir me ajudar eu agradeço

eu instalei o ubuntu 18.04 32 bit em uma netbook melhor que eu tenho, instalei no hd de 160GB, coloquei um HD externo e por dentro do nextcloud configurei o HD, o nextcloud reconhece o caminho, porem na hora de colocar um arquivo no HD a partir do Nextcloud aparece a mensagem que não possível copiar o arquivo, quando tento criar uma pasta acontece a mesma coisa.

segue o erro ao tentar fazer o upload do arquivo no nextcloud
Error while copying file to target location (copied bytes: -1, expected filesize: -1 )

Agradeço desde já

Daniel Martins

No caso você terá que ver os direitos de uso e acesso ao disco.
O hdd externo esta formatado em ext4?
Adicionou o www-data como acessível ao disco?
Na documentação explica como trabalhar essas configurações tanto utilizando a GUI quanto também terminal para dar os direitos de uso.

https://docs.nextcloud.com/server/latest/admin_manual/configuration_files/external_storage/local.html

https://docs.nextcloud.com/server/latest/admin_manual/configuration_files/external_storage_configuration_gui.html

1 curtida

Como o NextCloud é um filho do owncloud, talvez essas informações ajudem: https://memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/pmf2/owncloud/core/doc/user/files/troubleshooting.html

1 curtida

No caso você terá que ver os direitos de uso e acesso ao disco.

• sim tenho

O hdd externo esta formatado em ext4?

• sim, acabei de formatar e reconfigurar novamente

Adicionou o www-data como acessível ao disco?

• sim eu fiz isso

e já li a documentação que você passou e fiz exatamente o que esta escrito

E após seguir tanto a parte de permitir direitos ao drive externo via terminal e também configurar o acesso local la dentro do nextcloud continua sem conseguir acessar?

Pelo gerenciador de arquivos ou pelo terminal você consegue copiar, mover apagar e tudo mais normalmente no drive?

1 curtida

@aarProTech eu consegui acessar de outra maneira, eu criei o armazenamento Externo como SFTP e configurei o localhost com meu usuário e senha e apontei o local do meu HD só assim consegui acessar.

Mas vou continuar tentando fazer do jeito certo

e respondendo sua pergunta sim, eu consigo pelo terminal ou pelo gerenciador fazer qualquer movimentação no HD Externo, copio, colo, apago e restauro um arquivo

1 curtida

Que bom conseguiu por um outro método.
Éh… agora investigar e entender por que o padrão de disco local não está funcionando.
Ao conseguir conte para nós aqui.
Valeu!

Olá, vim pelo video do youtube, procurando uma solução sobre um armazenameto de fotos em nuvem, e eu como não sou usuário linux, optei por um NAS, e gostaria de saber se vale a pena e é viável, dar andamento na ideia do nextcloud, com o memories, que pelo que ví, seria a melhor alternativa ao que tenho do fabricante, mas náo sei se o hardware daria conta primeiramente, e segundo se eu como usuário windows, daria conta de configurar tudo isso a contento.
no caso eu tenho um QNAP 233, dual core com 2GB Ram), com 8GB de disco, e seria possivel instalar diretamente no NAS visto que ele roda linux, ou seria a base de uma maquina virtual obrigatoriamente, até onde consegui me informar?
A solucão da qnap de armazenamento apesar de lenta, está funcionando, mas o reconhecimento facial não ha o que faça funcionar corretamente, e o suporte deles não resolve, seria possivel ou viável embarcar nessa solução?

Obrigado.
Tarcísio