Como fazer um servidor Nextcloud (Dropbox like) com o Ubuntu Server - Tutorial

Oi pessoal, segue o tutorial que muitos pediram sobre como montar um server igual ao meu com o Nextcloud:

Se tiverem dúvidas, comentem abaixo! :slight_smile:

12 curtidas

Dio como adicionar trusted_domains pela instalação via snap? achei o comando snap run nextcloud.occ config:system:set trusted_domains 1 --value= porem mesmo assim não consigo acessar o nextcloud de outro ip sem ser o localhost

1 curtida

Dio, só pela instalação via snap não foi possivel instalar o nextcloud segui o passo a passo do site também não foi possível. Você poderia me ajudar?

Qual seria o problema de instalação?

Você verificou a questão de IP válido?

Eu configurei meu roteador para atribuir sempre aquele ip para aquele endereço mac então não é o ip. Não houve problema na instalação fiz como vc fez no video (menos a parte do ip). Mas quando tento acessar a página pelo endereço não acessa. Ai instalei as dependências que pediam no site e mesmo assim não funcionou, entrava na página index do apache apenas. Ai baixei a pasta do nextcloud do site, descompactei ela no /var/www e modifiquei os .conf do apache para direcionar pra ela, ai aparecia erro de servidor.

@Dio como faço para instalar o Ubuntu server 18.4 LTS em modo raid 0 em uma MV utilizando dois discos 15G?

@Dio @Diolinux estou começando no linux… consigo montar e desmontar o hd externo no ubuntu server

fdisk -l

/dev/sda1 479668904 73760 455159536 1% /media/hd_externo

Consigo ver o conteúdo no terminal, fiz nas configurações do “NextCloud” > Armazenamentos externo apontando pra pasta /media/hd_externo , ele aparece o sinal “verde” ao confirmar na parte da “Administração”. mas na parte “pessoal” das configurações ele não mostra o local da pasta.

A questão que na tela principal do NextCloud ele abre sem nada dentro… não mostra o conteudo e se tento adicional algo da a mensagem “Não foi possível criar a pasta “Nova pasta””

Pode ser coisa simples, mas eu não achei o que pode ser… já pesquisei um monte na internet.
Não mostra nada conteúdo no NextCloud do HD externo.

Alguém pode dar um Help.

Você poderia ilustrar melhor com algumas imagens, especialmente na parte onde você diz que ele não aparece?

Não tive tempo na época, reinstalei todo sistema @Dio @Diolinux e agora está funcionando.

Mudando de assunto, você chegou a conseguir a habilitar o Wifi no Beelink BT3 ? não achei na net isso.

Bom dia, alguém pode me indicar um material sobre a configuração com do nextcloud com o no-ip? Eu nem almejo utilizar o acesso externo, mas estou tentando configurar o Collabora para editar os arquivos pela plataforma e aparentemente preciso do SSL (desculpem a falta de conhecimento de rede). Obrigado.

Boa tarde instalei Ubuntu server em uma máquina e configurei nextcloud na rede interna tudo funcionando teria como fazer um vídeo, configurando para ter acesso de fora com noip?

1 curtida

Excelente deu tudo certo, porém só funciona em http via web, ao instalar os clientes eles pedem ssl e não conectam, para conexão externa também precisa ssl, ficaria muito grato se alguém ajudasse nessa mudança, instalei tudo igual ao vídeo mas não encontro conteúdo de como avançar e nesse Ubuntu server! Muito obrigado

1 curtida

Posso usar um notebook antigo com o Zorin Lite? E ele tem que estar sempre ligado? @Dio

Oi Francisco, não necessariamente. O servidor precisa estar ligado enquanto você quiser que ele esteja “servindo”. Não tem problema ligar e desligar se não existe inconveniência para utilização. Servidores de forma geral costuma ficar 24/7 funcionando, mas isso não é uma regra.

1 curtida

Obrigado Dio. Vou ver se consigo fazer um :grinning:

cara que vídeo incrível obrigado dio

Boa noite.
Acabei de me cadastrar.
Usei por muito tempo o ownCloud, confesso, não tive problema algum em usá-lo. sigo seu canal no youtube há algum tempo, e aliás, acho muito bom, e me ajudou muito no mundo Linux (Uso o Ubuntu). Recentemente me deparei com esse vídeo seu: “CRIE SEU PRÓPRIO DROPBOX” Nextcloud, aliás, muito interessante. Minha dúvida, como faço para alterar a porta de acesso 80 para 90 no Nextcloud? Pois mesmo alterando a permissão de acesso da pasta, não consigo. Sendo que no owncloud, conseguia.
Obrigado.

Se não conseguir alterar essa porta 80, não consigo acesso externo.

Olá Dio tudo bem? Qual o caminho do emby pra o nexcloud, instalei os 2 na mesma máquina seguindo seus vídeos, mas não consigo apontar a biblioteca do Emby para o next, se poder da essa força, meu contato 081986624247